Páginas

18 novembro 2006

Um Soneto com 85 anos...

“Eu sei que fiz um Amigo...
Se fosse vivo,o Dr.José Soveral Rodrigues faria hoje 101 anos.

Dr.José Soveral Rodrigues


Como homenagem, e comemorando o seu aniversário, deixo aqui esta Evocação que o Dr.Soveral Rodrigues fez durante um almoço, na Lagoínha, em 14 de Março de 1996, sobre factos ocorridos na sua Juventude.

Branca Rosalina Cordeiro, filha de Francisco Cordeiro (Professor de Geografia e Ex-Director interino da Escola Municipal Secundária), era em 1920, uma menina de 17 anos que frequentava, com muita galhardia, a primeira e única turma do 7ºano do Liceu de Setúbal.

Era a melhor aluna do seu ano... a única que, naquele longínquo ano, conseguiria atingir a magnífica média de 14 valores!

O Zé Soveral teria 17 anos por essa altura e era um dos seis rapazes daquele pequeno grupo de finalistas...

Um dia, quem sabe se movida por uma onda de juvenil ternura, a Branca Rosalina fez um Soneto que ofereceu ao então jovem José do Soveral Rodrigues.


O Soneto


Oh! Quem me dera ser gentil criança,
Assim tão sedutora... uma alvorada...
Na minha idade, a vida mata e cansa
Buscando o bem...e nunca achando nada...

Ser pequenina, alegre e inocente
O ideal da minha triste vida
Que tem sido amarga, tão diferente
Sem amor, sem um beijo, entristecida...

Vejo-me agora cheia de alegria
Junto de alguém, e tanto lhe queria...
Com quanto amor batia o coraçäo

Mas tudo é sonho... Pudesse eu fitar
Suave e tristemente o teu olhar
E murmurar baixinho... Meu irmão...

É lindo este Soneto saído do coração de uma jovem apaixonada... mas foi muito bonito também, e enternecedor, ouvir um "jovem com 90 anos" retirar, aos poucos, do fundo da sua memória, estas palavras em verso que, um dia, já lá iam setenta cinco anos, uma menina enamorada lhe fez chegar ao fundo do coração...


Esta fotografia, tirada em 1922, mostra um grupo de alunos onde sobressaiem a jovem poetiza Branca Cordeiro, à esquerda em primeiro plano, o José Soveral Rodrigues, ao centro recuado, à direita do Professor que é o Dr. Cipriano Mendes Dordio que chegou a ser Vice Reitor em 1947 e Reitor do Liceu Nacional de Setúbal em 1919 e 1950. A figura feminina que se mostra à direita deve ser a aluna Isabel Leonarda Marques que foi a Directora Técnica da Farmácia Marques, na rua Arronches Junqueiro, até à data do seu falecimento ocorrido há alguns anos atrás.

Sem comentários: