Páginas

20 novembro 2006

O jornal "Beira Baixa" - Janeiro de 1949

Notícia em 1 de Janeiro de 1949

"Baile Elegante
Na noite de 29 de Dezembro de 1948, o senhor Martinho Dias Coutinho e sua Exmª Esposa D.Maria Hermínia Moreira Dias Coutinho ofereceram em sua casa de Castelo Branco, um baile que decorreu com superior brilho e distinção. A elegante festa reuniu um grande número de famílias da melhor sociedade."

Notícia em 1 de Janeiro de 1949

"Casamento
No passado dia 22 de Dezembro, uniram-se nesta cidade, pelos sagrados laços do matrimónio, a Srª D. Mercedes Rocha Gouveia, gentil filha do Sr. António Rocha, e o sr. José Duarte Marques Vilela. O Dr. Alexandre de Almeida Garrett e sua Exmª Esposa Dona Maria de Lencastre foram os padrinhos do noivo."

Notícia em 1 de Janeiro
"Casamento Elegante
No dia 29 de Dezembro realizou-se o casamento da Exmª Senhora D. Isaura Batista Domingos, filha de Artur Domingos e de D.Maria do Rosário Batista Domingos, com o sr. Ricardo Valente, filho da srª D. Natividade Valente e de José Vicente Valente."

Notícia em 1 de Janeiro
"Em 5 de Janeiro realiza-se um Recital de Poesia por Vasco de Lima Couto
Programa:
"Cantiga partindo-se" de João Ruiz
"Alma minha gentil" de Camões
"Já Bocage não sou" de Bocage
"Ser poeta" de Florbela Espanca
"Corvo" de Alan Poe
"Remorso" de Pedro Homem de Melo
"Prece" de Miguel Torga
"Tríptico da Raça" de António Boto
e ainda Poemas de Augusto Gil, António Nobre, Sofia de Melo Breiner, António Manuel Couto Viana, Frade Correia, e Eugénio de Andrade."


Em 8 de Janeiro
"Última Hora

No Louriçal do Campo, faleceu no dia 7, com 78 anos, o Dr. Ramos Preto que foi uma figura destacada desta região. Foi Governador Civil e Reitor do Liceu. Foi eleito Senador pelo nosso Círculo e foi também Ministro da Justiça e Presidente do Ministério.


Em 22 de Janeiro
"Casamento
No dia 19 de Janeiro uniram-se pelos sagrados laços do matrimónio a Srª D.Maria Leonor Vieira de Almeida Álvares de Carvalho com o sr. Francisco Rudolfo Pereira dos Santos Oliveira, oficial do Exército."



Em 22 de Janeiro
"Novo Cine Teatro
Está constituída uma sociedade por acções para a construção e a exploração do Cine -Teatro Avenida. As Acções são de 1000,00 em títulos de 10 acções. O capital é de 3.000.000,00 e pode desde já ser subscrito nos escritórios dos advogados Dr. Frederico da Costa Conde e Dr. José Ribeiro Cardoso. Menos de 500.000,00 ficam reservados ao público."



Em 22 de Janeiro
"Novo Hospital
Foi demarcado judicialmente o lote de terreno da encosta da Granja destinado ao novo Hospital Regional. Os proprietários do terreno, Dr. José da Cunha Mota e José da Cunha Tavares acordaram com o Comissão Construtora o preço da indemnização."



Em 22 de Janeiro
Título em destaque
"Temos que dominar e vencer os "mudistas" para afastar a política do Saque e do Terror"
Aproximavam-se as eleições...

Sem comentários: