Páginas

27 novembro 2006

Prof.Luís Archer

Os Professores de Biologia que deram aulas aos primeiros alunos matriculados no 12ºAno, receberam formação do Professor Luis Archer. Decorria o ano-lectivo de 1980 - 1981.



Luís Archer recebe hoje prémio Manuel Antunes


Distinção premeia pessoas que colocam em diálogo fé e cultura
O padre jesuíta Luís Archer, pioneiro da biogenética em Portugal, recebe hoje na Universidade Católica o Prémio de Cultura Manuel Antunes. Na lição que deverá proferir na ocasião, o primeiro presidente do Conselho Nacional de Ética irá defender que a tecnociência é "indispensável para o progresso das civilizações, mas não se pode tornar um absoluto".


Prof.Luís Archer

Em 1981, com uma antecedência de duas ou três semanas relativamento ao momento em que as matérias programáticas deveriam ser apresentadas aos alunos do novo Curso do 12ºAno, os dois professores de Setúbal destacados pelo Ministério para tal tarefa e um pequeno grupo de professores das Escolas de Lisboa onde iam apresentar-se os primeiros alunos do 12ºAno, resolveram fazer reuniões semanais para que pudessem ser discutidos os modos como deveriam ser apresentadas as rubricas do novo programa de Biologia.
Decorriam normal e alternadamente em Liceus de Lisboa. No Maria Amália, no Pedro Nunes. Também aqui em Setúbal decorreram alguns desses encontros.
As fotografias que se apresentam a seguir correspondem a uma dessas reuniões, desta vez realizada no Serviço Nacional de Ambulâncias, ali à Avenida de Roma, talvez por ser sábado e as Escolas estarem fechadas no fim de semana.
Nesse dia, em 8 de Fevereiro de 1981, o Prof.Luís Archer correspondeu ao nosso convite para vir falar sobre Genética, convite esse feito pelo nosso colega e Amigo, Padre Miguel Ponces de Carvalho que era professor no Pedro Nunes.

Luis Archer fala para os professores.O Miguel Ponces de Carvalho parece estar um pouco distraído com a fotografia...


Outro aspecto da aula dada pelo Padre Jesuíta Luís Archer

Luis Archer participou na criação do Laboratório de Genética Molecular do Instituto Gulbenkian da Ciência, vindo mais tarde a leccionar também na Universidade Nova de Lisboa. Voltaria a ser pioneiro, em matéria de bioética, tendo exercido o cargo de presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida entre 1996 e 2001. Já este ano, publicou o livro Da Genética à Bioética. O prémio de cultura, que leva o nome de outro jesuíta - Manuel Antunes foi professor da Faculdade de Letras de Lisboa e distinguiu-se pela sua vasta cultura humanista - foi instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica. Pretende distinguir pessoas que, na sua actividade, estabelecem diálogo entre a fé e a cultura. No ano passado, o poeta Fernando Echevarría foi o escolhido. O júri decidiu este ano escolher Luís Archer, caracterizando-o como homem de ciência e grande humanista. A cerimónia decorre, a partir das 11h30, na Universidade Católica, em Lisboa.

In' Público 27.11.2006

by António Marujo


Sem comentários: