Páginas

13 abril 2009

S.Pedro de Vir a Corça

No sopé do inselberg de Monsanto, distante da aldeia, a pequena capela-ermida de São Pedro de Vir-a-Corça é um dos mais interessantes testemunhos de arquitectura religiosa românica da Beira Baixa.

O "inselberg" de Monsanto

Igreja de S.Pedro de Vir-a-Corça
foto obtida em 20.05.1995

"A fachada principal, com portal de arco de volta perfeita, com impostas escassamente decoradas, sobrepujado por um tímido óculo circular axial, com gelosia muito pouco rendilhada, é a primeira impressão causada pelo templo".
Cfr. Site do Ippar - Património
.
Sabe-se muito pouco acerca da origem deste templo. Alguns autores relacionaram esta capela com uma provável villa romana, de nome "villa corça". Outros apontaram uma origem eremítica, com base numa lenda que refere a existência de um Santo Amador, que aqui terá vivido em tempos imemoriais.
.
Na verdade, de acordo com éssa tradição, naquele lugar habitava um ermita, de seu nome Amador, que escolhera aquele lugar para se refugiar do mundo. Este religioso, que há muito vivia na gruta perto do campanário, encontrou um dia um recém-nascido abandonado. Sem nada para poder dar de comer à criança, Amador pediu auxílio a Deus.
.
Nesse momento surgiu então no local uma corça que amamentou a criança várias vezes ao dia e o tempo até ela poder alimentar-se de frutos e ervas, a mesma dieta seguida pelo eremita.Tal acção do eremita Amador, segundo a crença popular, terá ainda ajudado a salvar a criança das garras do Demónio.
.
As fragas nas traseiras da Capela de São Pedro...
...e se "aquilo" rebola por ali abaixo?!...
.
Mesmo em frente da capela, duas turistas observam um grupo de alunas "seniors" numa aula de História, em plena natureza...
.
Lá no alto, a DrªAdelaide Salvado debita saber a quem está ávido por aprender nos tempos livres... Eu fui testemunha da atenção com que as alunas beberam as suas palavras...
.

Esta bela Capela de S.Pedro de Vir-a-Corça abre apenas por altura da Festa de São Pedro, que, como se sabe, se comemora a 29 de Junho.

Sem comentários: