Páginas

26 abril 2009

O "leáo" de Génova...

Ficou conhecido pelos 15 anos de dragão ao peito, sem ceder ao apelo do dinheiro; e, em especial, por um jogo em Génova (Itália).
Vírgilio, o "Leão de Génova", foi ontem a enterrar.

Virgílio

Virgílio Marques Mendes cedeu aos 81 anos na luta contra doença prolongada. Para a história ficaram todos os momentos em que o antigo futebolista não vacilou na defesa
No FC Porto, Virgílio Mendes ganhou dois campeonatos (em 55/56 e 58/59) e duas Taças de Portugal (55/56 e 57/58). Mas o epíteto de toda a carreira, "Leão de Génova", conquistou-o na primeira das 39 internacionalizações pela selecção nacional de futebol. Na cidade italiana, Portugal enfrentou a selecção transalpina e caiu derrotado por esclarecedores 4-1. Mas uma das maiores figuras da Itália, o extremo-esquerdo Carapelese, passou praticamente ao lado do jogo, manietado pelo estreante Virgílio. Apesar da goleada, nasceu o mito do "Leão de Génova", que representou a selecção até 1960.

Vale a pena acrescentar mais um "pequeno" pormenor citado no Diário de Notícias... "Virgílio logo despertou o interesse de grandes europeus. Em 1949, Real Madrid e Barcelona suspiraram pelo defesa-direito. E, dois anos depois, o Celta de Vigo ofereceu uma fortuna, para a época: 15 mil pesetas por mês e um prémio de assinatura de 500 mil pesetas. Recusou. "Trocar de camisola apenas por causa do dinheiro, se não era violentar o coração e o clube, era, pelo menos, aceitar viver como um mercenário", explicou um dia Virgílio. Pensava-se assim naquela época! Outros tempos... outra ética...

Casou e viveu na Póvoa de Varzim onde, há 50 anos, o vi passeando de mão dada, no "passeio" em frente ao Cego de Maio, com uma "bela poveira" vestida a rigor e com a qual veio a casar.
Desapareceu mais um "ídolo" da nossa juventude... Que descanse em paz!

Sem comentários: