Páginas

07 abril 2009

Beira Baixa - 1959 - Novembro

8 de Novembro
Licenciado
Eng.António da Silva Trigo
Concluiu o Curso de Engenharia na Universidade do Porto, o sr.Eng.António da Silva Trigo, filho do sr.José de Sousa Trigo e de D.Mariana Cordeiro da Silva.
.
8 de Novembro
Nascimento

A srªD.Maria Doroteia Moreira Dias Coutinho, esposa do sr.Eng. Leopoldo Parreira Cortez, filha do nosso estimado amigo sr.Martinho Dias Coutinho, deu à luz em Lisboa, no passado dia 24, uma menina.
.
22 de Novembro
Acidente
Desastre trágico -- Família Marçal Carrega.

Quando, no dia 14, este jornal estava a ser remetido para os CTT, foi a cidade de Castelo Branco alarmada com a inesperada notícia de um gravíssimo desastre, cerca da povoação de Arez, na estrada de Nisa - Abrantes, com a tristíssima informação de que ele haviam morrido o Eng.João Marçal Carrega, sua mulher SrªD.Maria de La Salette Campos Quilhó Marçal Carrega e a filha mais velha do infeliz casal, Senhora D. Maria Filomena, e que uma outra filha, a Senhora D.Maria Madalena, sofrera a fractura de um braço e escoriações várias.
Os três, pais e filha, morreram instantâneamente num choque brutal com um camião, que vinha em sentido oposto e retirados já sem sinais de vida, foram transportados ao Hospital de Nisa, onde nada foi possível fazer, para os restituir à Vida.
Tal facto, de extraordinárias consequências, encheu de tristeza e sentida amargura a cidade inteira; uma dor sincera se reflectia em todos os rostos: as almas confrangidas, em preces a Deus, traduziam claramente a surpreza do desastre, a imensa tragédia nas suas imediatas consequências.
Pareceu até, que em toda a cidade e por momentos, se estabeleceu como que um espontâneo silêncio; que o trabalho parou para, em homenagem às vítimas, se recolherem as almas em oração.
Amigos, partiram velozes em busca sequiosa de um desmentido, no desejo do conhecimento directo de tão trágico acontecimento, como que duvidando da enorme fatalidade que assim roubara très vidas, cheias de vida r também de promessas de maior felicidade.
Como se teria dado o desastre?
Sabido que o EngºJoão Carrega era um volante experimentadíssimo, cuidadoso, meticuloso, dotado de uma inteligência viva e de um raciocínio rápido, sempre pronto a actuar em qualquer emergência ou na soçução imediata de qualquer problema que se lhe apresentasse; ninguém aceitou como causa provável a colisão -- entre o seu carro e o camião -- um excesso de velocidade e menos ainda uma falta de perícia na forma de conduzir, ou falta adequada de reacção perante qualquer acontecimento que o surpreendesse, inesperadamente, na estrada ou em qualquer outro momento ou lugar.
(...)
A Sr.ªD.Maria de La Salette, era uma esposa amantíssima, uma Mão exemplaríssima que vivia feliz, vivendo com alegria a vida do seu lar cristão, ao qual apenas tirava o tempo indidpensável que, por sentimento e devoção, dedicava às suas actividades da Igreja
A Senhora D.Maria Filomena, que a morte impiadosamente arrebatou, era um verdadeiro encanto de rapariga, cheia de boas qualidades, educada num ambiente de vida exemplar praticado por seus Pais-
(...)
Lamentável hora, aquela do dia 14, em que três vidas necessárias e preciosas se perderam!
.
22 de Novembro
Baptizado
No passado dia 14, recebeu na Igreja da Sé o sacramento do baptismo, a menina Maria Filipe Guimarães Pinto Cardoso, filha do sr. José Caldeira Ordaz da Cunha Pinto Cardoso e da srªD.Maria Sofia Chelkimi Liebermeister de Vasconcelos Guimarães Pinto Cardoso, neta paterna do sr.Macário José da Cunha e Menezes Pinto Cardoso e da srªD.Maria José Caldeira de Ordaz Queiroz Valadares Pinto Cardoso e materna do sr.Francisco de Xavier Mendes de Vasconcelos Guimarães e da srªD.Sofia Chelmiki Liebermeister Mendes de Vasconcelos Guimarães.
.
29 de Novembro
Constituição do Conselho Municipal

No passado dia 23, procedeu-se nos Paços do Concelho de Castelo Branco à eleição dos quatro representantes das Juntas de Freguesia, que passarão a fazer parte do Consulho Municipal no quadriénio de 1969/63.
O Conselho Municipal passou a ter a seguinte constituição:
Representantes das Juntas de Freguesia:
António dos Santos Leão, Castelo Branco
João Carlos da Costa Falcão Franco Frazão, Escalos dd Cima
José Robalo, Caféde
Severino Martinho, Castelo Branco.
Representantes daa Casas do Povo:
António Trigueiros Coelho de Aragão, Alcains
Álvaro Lourenço dos Santos, Lardosa
Representante da Misericórdia:
Joaquim Rodrigues Russinho, Castelo Branco
Representante do Grémio do Comércio:
José Pedro Cordas, Castelo Branco
Representante do Grémio da Lavoura:
José Paiva Morão, Castelo Branco
Representante das Ordens:
Eng.Alfredo Resende, Castelo Branco.
Representantes dos Sindicatos Nacionais:
Fernando José Dias, Castelo Branco
João Gomes Leitão, Cebolais de Cima
.
29 de Novembro
Liceu
Sessão Comemorativa do Centenário de Honório Barreto

No passado sábado, dia 21, realizou-se no Ginásio do Liceu uma sessão comemorativa do Centenário de Honório Barreto, à qual assistiram o Reitor, sr.Dr.Catanas Diogo, professores e alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, tendo proferido uma notável palestra o Comandante de Bandeira Cruz Henriques, aluno do 7ºAno(...) que foi atentamente escutado por toda a assistência, que lhe tributou uma prolongada salva de palmas.
.
13 de Dezembro
Casamento
No passado dia 28 de Novembro, realizou-se na Igreja de Santo António no Estoril, o casamento da srª D.Maria do Rosário de Fátima Moreira Dias Coutinho, filha do nosso muito estimado amigo sr.Martinho Dias Coutinho e da srªD.Maria Emília Moreira Dias
Coutinho, com o sr.José Miguel Cabedo de Vasconcelos.
.
13 de Dezembro
Liceu
Foi nomeado, tendo já tomado posse do lugar de professor do Liceu Nacional de Castelo Branco, o sr.Dr.Vicente José Sanches Vaz Pardal.
.
20 de Dezembro
CTT
O sr. Júlio Hermano Pedro tomou posse do cargo de chefe de Circunscrição dos CTT, na Província da Beira Baixa.

Sem comentários: