Michel Vaillant, criado por Jean Graton, representa mais do que um herói de aventuras: é um autêntico amigo, forte, corajoso e leal.
Michel Vaillant
O “pai” de Michel Vaillant mostrou um talento precoce para o desenho.
Entre 1952 e 1954 inicia a publicação de uma série de tiras de “l`Oncle Paul” no magazine “Spirou”. Mas seria na edição belga do “Journal Tintin” que publica a sua primeira história – “A primeira ronda”, e onde inicia uma série sobre desporto, um tema de eleição para Graton, que viria a ser consagrado sob a forma de álbum “Ça c`est du sport”.
A paixão pelo ciclismo e corridas de automóveis são o embrião da sua mais célebre criação – o leal e nobre piloto Michel Vaillant -, que aparece pela primeira vez em 1957 nalgumas tiras, mas que só teria a honra de figurar num álbum a “solo”, numa época em que essa prerrogativa era reservada a cowboys, super-heróis e detectives.
O primeiro livro foi o “Grande Desafio”, iniciando uma série de trinta livros publicados com a chancela da Lombard e que fazem parte da época de ouro da BD franco-belga.
Além de Michel Vaillant, Jean Graton lançou ainda uma série intitulada “Les Labourdet”, realizada em colaboração com a sua esposa, mas será com Michel Vaillant que Jean Graton ficará para a história da Banda Desenhada. A testemunhá-lo estão os 64 álbuns e os 20 milhões de exemplares vendidos pelo mundo fora, que fazem de Michel Vaillant o mais famoso piloto de todos os tempos.
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Clay Raggazoni (*) e Steve Warson
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Steve Warson e Ruth
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Françoise no Grande Prémio da Argentina
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Rali de Portugal - Na Serra de Montejunto
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Em Setúbal, na curva da Setubauto, à Boa Morte
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Michel Vaillant vence o Rali da TAP
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Michel Vaillant, Françoise, César Torres, Cândida, Brigitte Lecharme e Jacky Icks
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O casamento de Michel Vaillant e Françoise
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(*) Notícia recente
Clay Reggazoni
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O suíço Clay Regazzoni, antigo piloto da Ferrari, morreu há dias, (em 15 de Dezembro de 2006), aos 67 anos, num acidente de automóvel ocorrido perto da cidade italiana de Parma: a viatura onde seguia colidiu com um camião na auto-estrada.
Vice campeão do Mundo em 1974 (perdeu o título na última corrida, o GP dos EUA, para Emerson Fittipaldi), o carismático piloto era paraplégico desde que, em 1980, o seu bólide (então um Ensign) embateu num muro do circuito norte-americano de Long Beach.
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