Páginas

20 dezembro 2006

O Tríptico de Luciano

A propósito da notícia da morte de Luciano, que aqui referi há uns dias, cheguei à conclusão de que o meu blog... vai tendo alguns leitores. E leitores interessados pelas coisas que dizem respeito à nossa Cidade.

Um dia destes, ao cruzar-me na Baixa com o Quaresma Rosa, com quem conversei um pouco, sou informado que poderia fornecer-me a data em que tinha sido inaugurado o Tríptico que está no Salão Nobre da Câmara.

Tinha tido conhecimento da morte do pintor através da notícia do"blog". E lá levava umas fotocópias do meu "escrito" que lhe haviam sido disponibilizadas pelo comum Amigo e meu antigo aluno António Cunha Bento. Prometeu que me faria chegar às mãos aquele dado que me faltava mal tivesse oportunidade.

Esta tarde o Cunha Bento contactou comigo para me fazer chegar às mãos a informação que o Quaresma Rosa tinha para mim. Prometeu e cumpriu!... Aliás, outra coisa não seria de esperar.

E esta informação que hoje me chega leva-me a pensar que "ando a perder qualidades"... Então não é que tenho em casa o livro que me citam, e que eu folheei na altura, no qual está escrita, preto no branco, a data que eu tanto procurei?!...




Aproveito esta oportunidade para transcrever, de Óscar Paxeco, no seu "Roteiro do Tríptico", as palavras com que termina a sua tão útil obra:

"Sob a presidência de Sua Exª o Ministro da Educação Nacional, Senhor Professor Doutor Francisco Leite Pinto foi o mesmo Tríptico inaugurado no dia 9 de Janeiro de 1957, aniversário do nascimento da grande Cantora Luisa de Aguiar Todi, sendo a Câmara Municipal de Setúbal constituida pelos srs.: Dr.Jorge Carlos Botelho Moniz (Presidente); Dr.Manuel Seabra Carqueijeiro (Vice-Presidente) e Dr.Eduardo da Costa Albarran, Afonso Henriques Rocha, Dr.Joaquim Arco, Eng.António Barroso, Joaquim Rodrigues Simões e Dr. Henrique Chancerelle de Machete, vereadores."

Sem comentários: