Páginas

15 dezembro 2006

A Explicação da D.Maria Celeste Dias

A D.Celeste Dias era de Cardigos.
Era solteira e vivia com a Mãe velhota numa casa próximo da Praça Velha, na rua dos Ferreiros, nº16 , num primeiro andar muito acanhado, ali mesmo pertinho da casa onde vivia o Dr.Cordeiro que era professor de Françês.
Devia ser uma rapariga ainda muito nova mas a nós parecia-nos já uma senhora "encalhada"... Creio que teria regressado a Cardigos passados uns anos e por lá teria feito um casamento que não a deixou feliz...
Era uma boa professora do Ensino primário particular e acompanhava também os alunos dos primeiros anos do Liceu.
Passaram por aquele primeiro andar muitos Amigos nossos que a recordam com muita saudade e ali fizeram a quarta classe muitos alunos que preparavam também o exame de admissão ao Liceu e por lá se mantinham depois enquanto frequentavam os primeiros anos do secundário.


A primeira fotografia dos alunos
da D. Celeste data de Maio de 1942

Que belo grupo!!

No 1º plano: o Pedro Paiva Pessoa, a Maria Branca Vidal e o Luís Marçal Grilo

No 2º plano: o Olímpio Mendes de Matos, o Malé Pinto Cardoso, o Vasco Almeida Esteves e o Tozé Cardoso

Na 3º plano: o Carlos Moura Pinheiro, a Lurdes Valente, a Lurdes Paisana, o Manuel Grilo e NN.

No mesmo dia, na pérgula do Parque.

O Pedro Pessoa, a Branca Vidal e o Luis Grilo sentados no chão; O Olímpio Matos, o Malé e o Vasco, com o Tozé Cardoso lá no alto...


Em Maio de 1944, um grupo heterogéneo com alunos ainda na primária e outros já no Liceu.

No primeiro plano: o Carlos Góis, o Jorge Calrão, o jjmatos e o Olímpio Matos.
No segundo plano: o Domingos dos Santos Barata, o Malé Pinto Cardoso e o Constantino Ribeiro Vaz.



Em Maio de 1945, no portão do Parque dos Loureiros.

Enquadrando a Noemia Sequeira Ribeiro, encontram-se o Toni Gamas e o jjmatos (sentados) e o NN e o Malé Pinto Cardoso (de pé)

Um grupo mais numeroso

No primeiro plano: jjmatos, João Salavisa Vicente, Joaquim Martins Batista, Carlos Augusto Quintela Guerreiro Góis e o Tó Caio.
No segundo plano: a Noémia Sequeira Ribeiro, o Toni Gamas, o Constantino Ribeiro Vaz, o Olímpio Mendes de Matos, o António Gonçalves Ribeiro, o António José Cardoso, o Martinho Sequeira (que era da terra da D.Celeste) e o João Correia Barata.
No último plano: NN, a irmã do Constantino, a Maria de Lurdes Paisana, a Maria da Luz Martns Batista, a Maria Carolina Roxo, a Maria José Salavessa, o João José Gamas, o Malé Pinto Cardoso, NN e, lá ao fundo, o António Lobato de Faria que não era da explicação da D.Celeste mas "alinhava" connosco.


Quantos anos já passaram ??!!... Quantos??!!...

Sem comentários: