Páginas

01 dezembro 2006

Dia da Restauração - 1 de Dezembro de 1640

1640...o feriado da Restauração...

RESTAURAÇÃO EM PORTUGAL

A Restauração foi um movimento histórico que levou Portugal à independência a 1 de Dezembro de 1640. A morte de D. Sebastião (1557-1578) em Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique I (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1580, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino .No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.

Num "apontamento" de Alexandra Prado Coelho, no Público de hoje, a respeito do lançamento de um livro do historiador espanhol Rafael Valladares, podem ler-se os seguintes textos:

"Até ao final do século XVIII, os governos espanhóis estão constantemente a pensar que possibilidades há de recuperar Portugal. Têm consciência de que sem Portugal dentro da monarquia hispânica Espanha nunca voltará a ser uma grande potência”
(...)
“Foram as elites portuguesas, preocupadas com a perda dos seus privilégios, as responsáveis pela restauração da independência nacional e pelo fim do domínio dos Filipes em Portugal, em 1640“
(...)
"Existia, naturalmente, um sentimento anti-castelhano, ou anti-hispânico, mas esse não foi o principal motivo da revolta", defende Rafael Valladares, historiador espanhol."

(...)
”… a Restauração não foi um movimento geral da nação portuguesa contra Castela e muito menos contra Espanha. Foi uma revolta das elites portuguesas, principalmente uma parte da nobreza e da Igreja, que viam os seus privilégios, e "liberdades", como eles diziam, atacadas pela política reformista de Filipe IV".



No feriado do dia 1 de Dezembro era comemorado o dia da Juventude e nele se realizavam cerimónias em todas as Escolas com actividades que começavam logo pela manhã com o hastear da bandeira, em presença da formatura dos "Meninos da Mocidade".



1 de Dezembro de 1959 - Hastear da Bandeira no Liceu



Cerimónia do hastear da bandeira nacional



Ensaios prévios para o desfile

==0==
Era sempre nesta dia do 1º de Dezembro que se efactuava um dos jogos de futebol mais emblemáticos da juventude setubalense:
Liceu - Escola Técnica,
no Estádio do Bonfim

Sem comentários: