Páginas

13 dezembro 2006

O Dr. António Martins Afonso

Nas "Efemérides" da Reconquista, de 7 de Dezembro pode ler-se um apontamento referente ao Dr. António Martins Afonso.

“ No dia 13 de Dezembro de 1902, nasceu no Juncal do Campo, António Martins Afonso, advogado e professor, bem como distinto escritor. Frequentou a Escola do Ensino Primário Elementar em Salgueiro do Campo, para onde se deslocava diariamente, a pé.
Foi Professor nos Liceus de Castelo Branco, Faro, Funchal e Camões, em Lisboa. Em 1940/41, foi Reitor do Liceu Nacional de Castelo Branco. Subsequentemente, desempenhou as funções de Inspector do Ensino Liceal. Deixou uma vasta obre literária publicada. Pelos valiosos serviços prestados à comunidade foi-lhe conferido o grau de Comendador da Ordem de Instrução Pública”

O Dr. Martins Afonso foi meu professor no Liceu de Castelo Branco. De Geografia e, mais tarde, de Organização Política e Administrativa da Nação.
Era por um livro de sua autoria que todos estudávamos esta última disciplina que era comum a todas as alíneas do antigo Curso Complementar… Nós e todos os alunos do 3ºCiclo Liceal…do Minho ao Algarve, estudávamos por aquele Compêndio de OPAN.

A propósito da sua actividade como autor de livros e compêndios escolares será interessante mencionar um diferendo, então surgido, com o autor (ou com a Editora?) do Compêndio de História que então era seguido nos Cursos Gerais do Ensino liceal, o célebre Matoso (António Gonçalves Matoso?) que fez gerações e gerações de alunos odiarem o estudo da História!
Estudar por este compêndio era de facto uma estopada de todo o tamanho!
Lembrou-se então o Dr. Martins Afonso de editar um resumo, bem mais apetecível, daquele compêndio e que grande parte dos alunos entendeu adquirir…
.
A capa do livro "A História de Portugal resumida"
.
Só que, ao Dr. Martins Afonso não era permitida a venda daquela “História de Portugal resumida” devido ao diferendo surgido com origem na Editora da História do Matoso!
O problema foi ultrapassado pelo autor do “Resumo” que continuou a vendê-lo “por baixo do balcão”… com uma “dedicatória” na página nº3 que dizia simplesmente…”Oferta do Autor”.
.
A "Dedicatória"...na página 3
.
É a única rubrica que tenho do Dr. Martins Afonso. Nem sequer tenho guardados os “Exercícios” de Geografia ou Organização Política (agora diz-se “testes”) que ele me corrigiu…
.
Ah!... Também tenho uma fotografia do Dr. António Martins Afonso obtida na Romagem de Saudade de 1979, num Almoço no restaurante Piri-Piri, em Castelo Branco, realizado em 15 de Junho.
.
O Dr. António Martins Afonso, de frente. à direita
.

O Dr.António Martins Afonso faria hoje 104 anos, se ainda estivesse entre nós...


1 comentário:

Joaquiim disse...

É muito reconfortante ouvir falar de um ilustre juncalense e meu conterrâneo que muito prezo.
Recordo ainda os vários contactos que tive com ele quando vinha à terra natal,falar sobre o passado do nosso querido Juncal.
Deu-me alguns elementos sobre achados arqueológicos nas proximidades do Juncal. Por outro lado ficou a saber que a sua terra tinha nove vizinhos em 1673.
Nos dias 13 e 19/4/84 escreve no semanário Reconquista "A Propósito da Monografia sobre Juncal do Campo". Também no dia 10
de maio de 1985 escreve "Um artista nosso Conterrâneo". Foi um prazer comunicar estas palavras dirigidas à memória de António M. Afonso. Até sempre. Joaquim P. de Matos