Páginas

03 dezembro 2006

Os Livros de Despedida

O Livro de Despedida era uma tradição no Liceu de Castelo Branco.

Creio que esta tradição desapareceu...

Durante o 1ºPeríodo do último ano do Curso Liceal formava-se uma Comissão que se encarregava de coordenar a organização do Livro e de recolher as caricaturas e os versos que cada um teria de arranjar.

Os "artistas" eram poucos mas alguns deles deixaram "nome" e deixaram também "obra" que os dignifica e que acaba por dignificar a Escola onde deram os primeiros passos na Arte do Desenho. Estou a lembrar-me de Tomás Mateus a quem, anos mais tarde, nos princípios dos anos 70, a Câmara Municipal de Setúbal adquiriu uma tela muito bonita.

De entre os caricaturistas e para além de Tomás Mateus que tinha um traço firme e muito cheio de força, já em 1937, lembro-me muito bem das belas caricaturas feitas pelo Adelino Robalo Cordeiro, pelo Amado Ramos Estriga, pelo Luis Marçal Grilo, pelo José Correia Tavares que continua a ser também um excelente Poeta, pelo Vieira Lopes, pelo Melo e Cunha que fez carreira na Marinha de Guerra, pelo João Henriques da Conceição, homem do Estreito e irmão do nosso querido Amigo e colega Armando da Conceição,etc.

Livro de Curso do Ano de 1936

Onde figuram nomes que foram Gente...
António M. Correia Botelho, dos Escalos de Cima, Dr.Armando da Mata Boavida, da Orca e que foi prorietário da Farmácia Higiene, Dr.Jaime Lopes Dias, da C.M.Lisboa, Eng.Manuel Abreu Riscado, DrªMaria Amélia Afonso, Directora Técnica da Farmácia Higiene, Áurea de Oliveira, Raúl Marques de Andrade, de Segura e Dr.Sebastião Morão Correia que foi Reitor do nosso Liceu.


Dr.Jaime Lopes Dias


.

DrªMaria Amélia Afonso

.

Dr.Sebastião Morão Correia


Sem comentários: