Páginas

18 março 2007

A vivenda de Bernardo Santos

É uma pena que a moradia mandada construir no início da século passado, junto da Avenida 5 de Outubro, bem próximo daquilo que já foi o antigo Matadouro, mais tarde a "Garagem dos Belos" e onde, actualmente, se instalou a Estação da Rodoviária Nacional, esteja naquele estado de degradação!

Situada no gaveto nascente/sul que a rua Alferes Pinto Vidigal faz com a Avenida Dr.Manuel de Arriaga, a "vivenda" apenas espera que um sopro mais forte do vento a faça ruir... destruindo também alguns painéis de azulejo que lhe forram as suas fachadas norte e nascente.

Não sei se terão algum valor artístico... Nem sei sequer quem teria sido o seu autor. Deixaria essa questão para os entendidos da História e da Arte... que a Câmara Municipal de Setúbal, ou o próprio Museu da Cidade, poderiam muito bem convidar para executar um breve estudo.


Há uns anos atrás, num dos frequentes almoços que fazíamos com o bom Amigo Dr. José Soveral Rodrigues, ouvi dele um pouco da história daquela casa e daqueles azulejos. Foi numa altura em que ainda não era tão visível o seu estado de degradação a que a vivenda chegou....

As fotos que apresento foram obtidas há uma semana, no dia 11 de Março e mostram bem o estado de degradação a que os painéis e a própria casa chegaram...



Oh! Meus Amigos... Salvem, ao menos, os painéis!...

Bernardo Santos foi proprietário desta vivenda e foi ele quem mandou executar os painéis de azulejos que ainda ali se encontram embora já muito maltratados.

Tinha uma filha, de nome Rogélia, que mais tarde tomou o nome de Bandeira por ter contraído matrimónio com Gonçalo Bandeira que foi neto do Visconde de Montalvo de quem já aqui falámos.

D.Rogélia Bandeira é uma das figuras que se encontram representadas nos painéis da vivenda agora em ruínas.


Rogélia Bandeira.

Bernardo dos Santos também ali figura noutro painel, tal como uma outra jovem, quem sabe se irmã de Rogélia, lá se encontra retratada.

Bernardo Santos



Outra filha de Bernardo Santos?
.

Há painéis que representam motivos ligados à pesca...


Regresso da pesca.


Traineira

Um outro ainda, virado a norte, está situado ao cimo de uma pequena escadaria de acesso ao rés do chão elevado; representa um cavaleiro, trajando uma indumentária à século 19, junto aos portões de um solar e tendo um cão por companhia.


Painel voltado a norte, junto à porta principal

.No cunhal da casa, entra as duas fachadas principais, um apontamento religioso: uma Madona com o Menino ao colo.

2 comentários:

maria elisa disse...

Também adoro esta casa. É uma pena. Também a tenho fotografada

albarquel disse...

Olá, tomei conhecimento do seu blog e dei a conhecer no meu blog este post. Espero que não se importe.
http://setubalnet.blogspot.com