Páginas

22 março 2007

Os girinos da política

É da autoria do psiquiatra Pedro Afonso
o "artigo de opinião" que o Público publica hoje.
Aqui fica um pequeno "apontamento"...

Os girinos da política

O progresso é associado à mudança, ainda que esta seja em direcção ao abismo.
O nosso país tem uma obsessão por temas fracturantes: aborto, eutanásia, clonagem, adopção por casais homossexuais, liberalização das drogas, legalização da prostituição, etc. De tempos a tempos, lá surge um destes temas, muitas das vezes lançado por alguns elementos das "Jotas" dos partidos com sede de protagonismo e de carreira política. A comunicação social normalmente pega no engodo e surgem inúmeras notícias sobre o assunto, apontando normalmente num único sentido. Na maioria das vezes não interessa o debate sério, nem sequer aprofundar os conteúdos. O posicionamento escolhido sobre os temas é imediatamente dicotomizado em dois tipos de pensamentos: o conservador e o progressista.

(…)
Aliás, a valentia política aparentemente está do lado de quem lança estes temas à discussão. Os "girinos da política", animados pelo desejo de notoriedade e de ambição pessoal, não perdem uma oportunidade para tentar atirar com um destes assuntos para a discussão pública. No entanto, os verdadeiros problemas dos jovens permanecem por resolver.
(…)
Entretanto o tempo passa-se em discussões desfocadas e inúteis que se sucedem numa verborreia que se auto-intitula de progressista e visionária. Tudo isto até que finalmente o girino dê lugar a mais um sapo que na verdade nunca se irá transformar em príncipe encantado.


Pedro Afonso
Psiquiatra
22.03.2007

Sem comentários: