Páginas

05 março 2007

Os "atrasos" da ministra...

Com o título "Reforçar a autoridade de escolas e professores", hoje, na 3ªpágina do Público, a "Opinião" da Ministra da Educação faz rir por vários motivos:
Por ser tão tardia
2º Por evidenciar uma "forçada mudança de estratégia", por parte de quem tem levado "uma vida inteira" a denegrir a missão dos Professores.
3ª Por mostrar que já não é ela quem dirige o Ministério mas sim "alguém" que já tem a certeza que não é esta ministra quem vai mudar qualquer coisa na Educação...
.
O PÚBLICO enviou à ministra da Educação algumas questões sobre indisciplina e violência escolar. A ministra preferiu enviar-nos um comentário sobre o tema. É esse texto que aqui se publica.
.
Retirámos do artigo de Maria de Lurdes Rodrigues alguns "apontamentos" que aqui deixamos registados:

.
" (…) O problema da indisciplina e da incivilidade, hoje sentido em muitas escolas, compromete a qualidade da relação pedagógica entre professores e alunos e impede o desenvolvimento do trabalho e do estudo.

(…) Neste momento, o Ministério da Educação está também a rever o Estatuto do Aluno (Lei 30/2002) no sentido de reforçar a autoridade dos órgãos de gestão das escolas e dos professores na tomada de medidas disciplinares de carácter educativo.

(…) Isto implica desburocratizar os procedimentos associados à gestão da indisciplina, que são hoje excessivamente codificados e desvalorizadores da autoridade do professor, comprometendo a eficiência educativa.

(…) será ainda reforçada a responsabilidade das famílias pela assiduidade e participação efectiva dos alunos na escolaridade obrigatória."

.
Parece que a Ministra está a inflectir na sua linha de conduta!... Mesmo assim, ainda muito superficialmente. Nota-se que levou um grande “apertão”, ou seja, não teria sido por “motu próprio”… mas por lhe ter sido mostrado um “cartão” quase vermelho! Só assim se explica o “volte face” que se infere da leitura deste texto que só peca pela falta de discernimento da “Senhora ministra” que já há muito tempo tem conhecimento de tudo aquilo que, na área da disciplina, se tem passado nas Escolas! O seu silência até agora deve ser visto como uma crucificação, consciente, do "Professor".
O que a Senhora ministra tem calado é uma situação já antiga… E quem cala consente!!!...
Não sei quem teria “imposto” à ministra esta nova conduta… mas parece ser um facto que ela "já anda a reboque de alguém"...Quem quer que a tenha levado a este "flick-flack", a este "mortal de costas"... terá desde já o agradecimento de todos os Professores!...

Sem comentários: