Páginas

27 março 2007

Uma Visita de Estudo

Arrábida - Sesimbra - Espichel - Aldeia do Meco
10 de Novembro de 1969
.
Estava uma manhã desagradável, cinzenta, fria e ventosa… pouco propícia para fazer uma Visita de Estudo que vinha sendo preparada há muito tempo para os meus Alunos do 7ºC
.
Sempre houve uma tendência para os alunos escolherem os seus lugares de viagem bem lá para o fundo do autocarro... Em primeiro plano, o auxiliar do Laboratório, Vitor Gaspar.
.
Dois bons Amigos, dos tempos da Faculdade de Ciências de Lisboa, aceitaram o meu convite para acompanharem os nossos alunos e poderem assim explicar-lhes, muito melhor do que eu o poderia ter feito, todos os aspectos geológicos da área escolhida para a nossa Visita de Estudo. Eram ambos Professores de Geologia na Faculdade de Ciências, ainda na rua da Escola Politécnica.

Os Profs.João Telo Pacheco e Carpinteiro "desempenharam a sua função" com os melhores resultados.
.
Nas pedreiras da Sécil, ainda aqui bem perto, o Prof.Telo Pacheco, empoleirado nas margas, retira algum exemplar para mostrar depois aos alunos.
.
De perfil, com óculos, conversando com o António Piedade, o Prof. Carpinteiro debita ensinamentos. À direita, sempre folgazão, o Luís Cândido Meneses segura um "bajolo" com o "amen" do António Galhofas Marques que me parece segurar também "um quilo de margas"...
.

Já em Sesimbra, com os "techenitos" lá ao fundo, meio submersos numa possível maré cheia, parece reinar a boa disposição. Reconhecemos o Prof.Telo Pacheco rodeado pela Helena Gonçalves, o Carlos Setra, o Galhofas Marques, e o João Luciano Miranda Duarte. Ao lado do Prof., o Luz Piedade.
.
Em certa altura, foi o tempo das "fotografias para a posteridade"...
Parece que já chegámos à... posteridade! É tempo de as mostrar...
.
Reconheçam-se, Amigos!... Não vou escrever aqui os vossos nomes!
.
A Eduarda Gameiro também registou algumas imagens. Gostaria de poder vê-las ao fim destes anos todos! Quem contacta com ela?

A Eduarda Gameiro regista o momento, mesmo em frente do antigo Hotel Espadarte.

.
Agora, as fotografias por sectores:

A Isabel Gomes da Silva e a Clotilde Dimas

Em primeiro plano, o Paulo Bordeira, a Helena Rosário e a Isabel Gomes da Silva. Lá atrás, o Pedro Alves da Silva.
.

A Graça Araújo Teixeira, a Clotilde Dimas, o Carlos Setra e o cachimbo do Paulo Bordeira

. Maria da Graça Araújo Teixeira... Uma saudade!...

.

O Francisco Domingues da Rocha, a Eugénia Gameiro, o João Luciano Miranda Duarte, o Nelson Mota, o Luís Manuel Sancho e o Rosado Parreira.

.

A Maria Arlete Horta, a Manuela Pires da Silva, a "Chefe Exemplar" Joaquina Preguiça, o Constantino Teles e o Luz Piedade.

.

O meu colega Josevino Ferreira foi o Professor que me acompanhou nesta Visita de Estudo. Aqui o vemos acompanhado pelo Pires de Carvalho (um "pendura" que não foi meu aluno neste ano lectivo), pela Arlete Horta (de que só se ve a fita do cabelo...), pela Conceição Silvestre, pela Isabel Gomes da Silva, pela Clotilde Tavares Dimas e pela Graça Araújo Teixeira. Desde esta época que não vejo o Josevino que foi um bom professor e deixou saudades no nosso Liceu.

.

À cata de fósseis...
.

Uma autêntica "cimeira", com os Professores Telo Pacheco, Josevino Ferreira e Carpinteiro. No meio deles... o Luís Cândido Meneses, descontraído e... um ar de gozo...
.


No Cabo Espichel com o Telo Pacheco, a Manuela Pires e o Galhofas Marques bem visíveis.
.

Josevino Ferreira e Telo Pacheco em conversa com alguns alunos
.

Na descida para Sesimbra, visitámos o Vale Tifónico ali existente, como resultado de fenómenos de diapirismo. Os alunos recolheram bastantes cristais de Gesso e de Pirite que ali aparecem associados.

Sem comentários: