Páginas

13 março 2007

Inauguração do Liceu

Notícias sobre o "acontecimento"

E surgem agora, ao fim da tarde do dia 30 de Abril de 1949, quando o Setubalense sai “fresco” da tipografia, as primeiras notícias da festa que decorre no novo edifício do Liceu, construído “fora de portas”, no “campo”, "longe da cidade"... quando havia espaços livres, apetecíveis e “quase ao pé da Praça de Bocage”... Na verdade, nem toda a gente estava contente...

A notícia tinha um título destacado.
O Novo Liceu Nacional de Setúbal inaugurou-se esta tarde”.
E a notícia desenvolvia-se, em seguida, com a importância que o título insinuava.


Iniciou-se há poucos momentos a Sessão Solene que comemora a inauguração do Novo Liceu. Regozijo extraordinário de todos os alunos, larga representação das famílias dos educandos, ambiente de grande festa.
Preside o Ilustre Governador Civil que representa o Ministério da Educação Nacional e que é rodeado das autoridades da Cidade. O professorado tem o seu lugar próprio e distinto. Os alunos dão alegria à sala. A festa prossegue à hora de o nosso jornal começar a circular pelas ruas
"
.
O jornal dava, em seguida, informação sobre o programa das festividades.
“ Sábado - 30 de Abril - às 16 horas:

Sessão Solene sob a presidência do Exmº Sr. Governador Civil que representará S. Exª o Ministro da Educação Nacional, com a assistência das Exmas. Autoridades, Corpo Docente e Discente e respectivas Famílias.

Durante a Sessão far-se-á a entrega do Prémio Nacional, conferido pelo Ministério da Educação Nacional, aos ex-alunos António Augusto Macedo e Manuel Francisco Ganhão Palma que concluíram, no ano lectivo anterior, o seu exame do Curso Geral (6ºAno) respectivamente com as classificações de 19 e 18 valores.

Inauguração do Estandarte do Liceu, adquirido por subscrição entre os actuais alunos e suas famílias e bordado graciosamente pela professora de Lavores, Exmª Srª D. Maria Adelaide de Jesus Fernandes.
A madrinha do estandarte, a pequenina Ana Maria de Noronha Gamito Beija, filha e neta de antigos alunos, colocará no estandarte a fita inicial. Outras fitas oferecidas por várias entidades serão impostas pelos oferentes.
Entrega simbólica, pelos actuais alunos, do novo estandarte aos antigos que, por sua vez, entregarão à guarda dos novos, o velho estandarte da extinta Tuna Académica que data da fundação do Liceu.

Os Orfeões do Liceu abrilhantarão a Sessão.
Entrada por convites”
.

Eis algumas fotos obtidas pelo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, na tarde do dia 30 de Abril de 1949.


Sob o "controlo" do Reitor António Manuel Gamito (à esquerda), o Governador Civil Francisco Corrêa Figueira faz o seu discurso enquanto o Presidente da Câmara Miguel Bastos boceja...
.

À esquerda, de pé, o aluno José Carlos Sequeira Lopes, um bom Amigo, de saudosa memória. o Reitor António Manuel Gamito, sentado, e Miguel Bastos discursando. Na mesa, o Governador Civil Francisco Corrêa Figueira, o representante do Comando Militar de Setúbal Coronel Augusto de Carvalho, o Director da Escola Técnica Armando Athayde de Medeiros (de mão na testa) e, meio encoberto pelas flores, o Delegado Escolar Joaquim Barreto Mendes. De pé, à direita, o Fernando Gonçalves, NN, o Eurico Serra Pinto e o Manuel Eduardo Noronha Gamito empunhando o estandarte.
.

Na mesa, de pé, Francisco Corrêa Figueira, Governador Civil, Ten.coronel Augusto de Carvalho, representante do Governador Militar de Setúbal, Armando Atahayde de Medeiros, Director da Escola Técnica; à direita, com o estandarte, os alunos Eurico Serra Pinto e o Manuel Eduardo Noronha Gamito (Pepé Gamito).

Sem comentários: