Páginas

31 março 2007

Uma Equipa de Futebol - 1969

Liceu Nacional de Setúbal
Futebol 1969


No meio de tantas fotografias, uma veio parar à frente dos meus olhos com uma imagem que eu penso reportar-se a 1969.
.
Nela se mostram os alunos de uma equipa do Liceu, no início de mais um jogo contra os alunos da Escola Técnica.
.
Não arrisco muito se disser que a data desta fotografia recaiu num dia “Primeiro de Dezembro”…

Conheço a maior parte dos nossos alunos ali presentes. De alguns, porém, não consegui chegar ao nome… A minha memória é boa, mas... será melhor não abusar!

Deste modo resolvi pedir o auxílio de um dos presentes na fotografia que fez o favor de coligir alguns dos nomes que estavam em falta na minha memória. E foi assim que, hoje de manhã, o Luís Dâmaso me entregou a “lista” com o resultado da tarefa de que o havia incumbido. Obrigado, Luís!
.
Entretanto, continuei a fazer as devidas pesquizas à volta da dita fotografia e descobri a data exacta em que ela foi tirada!
Na verdade, no jornal "Setubalense", saído na tarde da 4ªfeira, dia 10 de Dezembro de 1969, podia ler-se a notícia que a seguir transcrevo:
.
"Futebol escolar
A Escola Técnica voltou a ganhar ao Liceu e, desta vez, por 3-1.

Teve larga presença de público o segundo jogo disputado na 2ªfeira (8 de Dezembro) entre o Liceu e a Escola Técnica, a favor da Iluminação do Estádio do Bonfim.
.
Os pupilos do Prof. Domingos do Rosário denunciando melhor condição técnica e mais ligação entre os diferentes sectores, venceram o grupo do Liceu, sem que todavia os alunos do Dr. Matos tivessem constituído um adversário fácil.
.
Inaugurando o marcador no 1ºtempo, os rapazes da Escola Técnica foram obrigados a consentir a igualdade. Só quase ao findar a primeira parte a igualdade se desfez.
.
Na segunda metade, a Escola aumentou a vantagem mas os futebolistas do Liceu poderiam ter conseguido um resultado mais jeitoso.
.
Os Grupos alinharam com as seguintes formações:
Liceu:
António, Ramos, L. Martins, Chico e Caleira; Daniel e Picanço; Júlio, J. Carlos, Branco e Lourenço.

Escola Técnica:
Pombo; Galinha, Praxedes, Moreira e F. Jorge; Leonardo e Henrique; Juvenal, Rosa, Garrudo e Zézé.
.
Manuel Manita dirigiu o jogo com autoridade e competência."

(Não apontei, na altura em que recolhi este breve apontamento sobre as actividades do Liceu, o nome do jornalista do "Setubalense" destacado para a cobertura do encontro… Talvez tenha sido o João Lúcio.)
.
Como o próprio texto deixa prever, teria havido, oito dias antes, em 1 de Dezembro, o primeiro dos dois encontros tradicionais entre o Liceu e a Escola Técnica.
E sobre este encontro, o jornal nada refere. Mas o Liceu teria perdido também...
.
Após a determinação da sua data, podemos ver agora a fotografia que está na base desta "momentânea paragem no tempo", na tarde do dia 1 de Dezembro de 1969.
.
A equipa de futebol do Liceu de Setúbal

Estádio do Bonfim, em 1 de Dezembro de 1969

Conseguimos identificar quase todos.
Da esquerda para a direita;
Na 1ªfila: Júlio Carlos Silva (Jucá), João Carlos Gonçalves (uma saudade!...), NN, João Branco, Luís Dâmaso e Daniel (Danny)
.
Na 2ªfila: o Caleira Canto (outra trágica saudade...), o Francisco Domingues Rocha, o Luis Martins, NN, o José Carruna, o Carlos Jesus, o Dr. Salvador Ricardo da Costa e o Bronze.

.A notícia do dia 10 de Dezembro refere-se ao jogo da 2ªmão, no segundo feriado de Dezembro que, naquela ano, calhou a uma Segunda-Feira.

.Consegui localizar, aqui nos meus arquivos, outras fotografias que devem referir-se ao jogo citado pelo Reporter desportivo no "Setubalense" do dia 10.

.

A Equipa do Liceu Nacional de Setúbal - 08.12.1969

Na 1ªfila: NN, Julio Carlos Silva, Borrego, Constantino Teles,NN, Luís Dâmaso e NN.
Na 2ªfila: Caleira Canto, João Silva Duarte, João Branco, Luís Nascimento Martins, João Carlos Gonçalves, José Carruna, Francisco Rocha e Bronze.
É uma equipa um pouco diferente da anterior... Deviam ter entrado os suplentes!...
.
O "Luís Filipe Scolari" da altura...não era brasileiro. Se bem me lembro era um tal "jjmatos"...que "assinou contrato" apenas por uma época...
.
Ei-lo, no banco, tendo ao seu lado direito o Danny, o António MIranda Cruz e, lá ao fundo, o José Augusto Santana.

O "seleccionador" e os alguns "suplentes"...

.

Um outro aspecto do banco, provavelmente no intervalo do jogo. Não tenho elementos para afirmar se este "banco" diz respeito ao jogo do dia 1 de Dezembro ou se ao que se realizou uma semana depois, no dia de Nossa Senhora da Conceição.

Dá para reconhecer, da esquerda para a direita, o Luís Manuel Correia Sancho (não equipado), o Carlos Jesus, o Bronze, o Luís Dâmaso e o guarda-redes José Carruna.

Serão bem vindas todas as possíveis correcções que haja a fazer relativamenta aos nomes e às datas que aqui deixamos. A memória é curta e não chega a todo o lado... Mas o que aqui fica já tem o seu interesse!

# 0 0 #

Adenda escrita em 2 de Abril de 2007:

Vim a saber, pela "memória" do Nelson Mota e do Constantino Teles, que as duas fotos que em cima representam as duas equipas do Liceu de Setúbal, ficaram com as datas trocadas!... Mea culpa...

É o Nelson quem me corrige, numa nota que hoje me enviou:

"Dr. Matos
A equipa em que aparece o Constantino Teles, aluno do 7ºC, refere-se ao 1ª Jogo.
A minha afirmação justifica-se, porque o Teles foi agredido por um aluno da Escola Técnica quando marcou o golo do Liceu.
Lembro-me, porque ele andou lesionado numa costela, de forma a dar “cabo da cabeça” à nossa professora de matemática, durante vários meses, alegando que tinha dores e não se podia concentrar para estudar..."

...A DrªCelestina Azevedo era muito boa Senhora e acreditava em tudo o que lhe diziam!...

1 comentário:

Constantino Teles disse...

Olha lá ò Nelson, não é verdade que eu não estudava. Pelo contrário e apesar das dores, recebi nesse ano, em sessão solene, o diploma (e o prémio de 500$00) do melhor aluno do ano em matemática.