Páginas

08 março 2007

Dr.Estêvão Moreira

Jantar de Homenagem

Em finais de 1968 e no começo de 1969, as “coisas” não estavam a correr muito bem na administração do nosso Liceu. A secretaria apresentava deficiências de certo modo graves e o “equilíbrio orçamental” deixava muito a desejar… A inspecção "rondou" a nossa casa...
Foi por essa altura que apareceram a concurso, pela primeira vez, as poucas vagas de Professores efectivos do Quadro do Liceu D. Diniz, cujas portas se iam abrir no próximo ano lectivo.
Só os professores mais antigos poderiam ter a veleidade de concorrer pela certa àquelas vagas… E o Dr. Estêvão Moreira, Reitor do nosso Liceu foi um dos contemplados.
Se bem me lembro, o Dr. Moreira foi nomeado Reitor daquele Liceu no ano da sua inauguração. Era Ministro da Educação o Dr.José Hermano Saraiva de quem o Dr.Estêvão Moreira, uns anos antes, havia sido colega durante o Estágio Pedagógico, no Liceu de Pedro Nunes.
No final do ano lectivo de 1968-69, os professores do Liceu entenderam fazer-lhe uma homenagem que se desenvolveu durante um jantar de despedida que lhe foi oferecido no Hotel Esperança.
.
Para recordar esse dia aqui ficam algumas das fotografias que seleccionei.

.

Julho de 1969

A DrªFelismina Madeira, Vice-Reitora da Secção do Barreiro, felicita o Dr.Moreira. Presentes também, o Dr. Joaquim Calado e a D. Alice Moreira..


Aplausos para o Dr.Estêvão Moreira, do Vice-Reitor Dr.Fernando Monteiro, da Drª Maria Amélia Neves, do Dr.Antero Torres, da D.Maria Virgínia Fialho e da DrªBenedita Martins.
.


No topo da mesa, a D.Alice Moreira, o Dr.Fernando Monteiro, a DrªMaria Amelia Neves, o Dr.Antero Torres, a D.Maria Virgínia Fialho , jjmatos e DrªAntonieta Granzina. Mais próximo de nós, o Dr.Augusto Cunha Martins, a DrªBenedita Martins, o RevºPadre Fernando Martins, a DrªOctávia Alcoforado, o Dr.António Maurício e a DrªAlcinda da Veiga Lima (os últimos três de costas).


A DrªOctávia Alcoforado, uma "memória" do nosso Liceu e o RevºPadre Fernando Martins, carismático professor de Moral, pároco de S.Julião e Vigário de Setúbal.
.

jjmatos, DrªAntonieta Granzina, DrªAlcinda da Veiga Lima e Dr.António Maurício

.

Dr.Augusto Manuel da Cunha Martins e a esposa DrªBenedita Martins.

.

O sentimento dos professores do Liceu foi expresso em palavras pelo Vice-Reitor Dr.Fernando Monteiro

.

O homenageado, enquadrado por uma das mais antigas professoras do nosso Liceu, a DrªFelismina Madeira e pela esposa D.Alice Moreira, está atento às palavras do orador.

.

A professora de Português e Françês DrªMaria Amélia Neves e o professor de Latim e Grego Dr.Antero Torres.

.

Para recordar:

Dr. Antero Torres – Professor do 1ºGrupo: Latim, Grego e Literatura
Drª Maria Amélia Neves – 2ºGrupo: Português e Francês.
Drª Benedita Martins – 2ºGrupo: Português e Francês
Dr. Fernando Monteiro – 3ºGrupo: Inglês e Alemão
Drª Antonieta Granzina - 3ºGrupo: Inglês e Alemão
Dr. Estêvão Moreira – 4ºGrupo: História e Filosofia
Drª Maria Alcinda da Veiga Lima - 4ºGrupo: História e Filosofia
Dr. Augusto Martins – 5ºGrupo: Geografia
Drª Felismina Madeira – 6ºGrupo: Ciências Naturais
Dr. António Maurício - 6ºGrupo: Ciências Naturais
jjmatos - 6ºGrupo: Ciências Naturais
Drª. Octávia Alcoforado – 7ºGrupo: Ciências Físico-Químicas
Dr. Joaquim Calado – 8ºGrupo: Matemática
D. Maria Virgínia Fialho – Religião e Moral
Revº Pe. Fernando Martins – Religião e Moral

1 comentário:

trenzano disse...

Mto interessante