Páginas

26 março 2007

Os recitais da Pro-Arte

No dia de Ano Novo, em 1949, o Semanário Regional "Beira Baixa" anunciava para 5 de Janeiro a realização de um Recital de Poesia pelo poeta e declamador Vasco de Lima Couto.

Do Programa constavam as seguintes Poesias que iríamos ouvir:
"Cantiga partindo-se" de João Ruiz
"Alma minha gentil" de Camões
"Já Bocage não sou" de Bocage
"Ser poeta" de Florbela Espanca
"Corvo" de Alan Poe
"Remorso" de Pedro Homem de Melo
"Prece" de Miguel Torga
"Tríptico da Raça" de António Boto
e ainda Poemas de Augusto Gil, António Nobre, Sofia de Melo Breiner, António Manuel Couto Viana, Frade correia, e Eugénio de Andrade.

Lembro-me que foi um êxito e Vasco de Lima Couto obrigou-se a alguns "encores" no final... A lembrança diluida que tenho deste acontecimento leva-me a "ver o Poeta declamador" no palco do antigo Cine Teatro Vaz Preto... mas não posso afiançar!




O edifício do Cine Teatro Vaz Preto numa foto de J.P.Barata (?)

.
Tudo leva a crer que assim fosse pois, passadas três semanas, a mesma "Beira-Baixa", anunciava, no dia 22 de Janeiro, que estava a ser constituída uma sociedade por acções para a construção e a exploração do Cine-Teatro Avenida. As Acções seriam de 1000,00 Escudos, em títulos de 10 acções e o capital social, de Esc. 3.000.000,00, podia desde já ser subscrito nos escritórios dos advogados Dr.Frederico da Costa Conde e Dr.José Ribeiro Cardoso. Menos de 500.000,00 ficavam reservados ao público em geral.
O Cine Teatro Avenida de Castelo Branco ( O Cinema Novo) estava a dar o seu "pontapé de saída".
.
Daqui se conclui que Vasco de Lima Couto teria dito as suas poesias naquela casa...
Uma outra alternativa teria sido a actual Biblioteca na Praça Velha, mas... embora lá tenha assistido a bastantes espectáculos deste género, julgo que naquele ano a Biblioteca ainda não funcionava ali...
.
A ainda actual Biblioteca de Castelo Branco.
Esta fotografia foi obtida na noite de 15 de Março de 2001
.
Espero que algum Amigo se lembre desta época um pouco melhor do que eu...
.


A nova Biblioteca
Esta foto da futura Biblioteca foi obtida em 16 de Maio de 2006
.
Segundo palavras recentes do presidente Joaquim Morão, a nova Biblioteca deverá abrir dentro em breve. Já em Abril, dentro de dias portanto, deverá ser inaugurado esse Centro de Cultura, belamente situado no coração da Cidade, nos terrenos que foram do Quartel de Cavalaria, no Centro Cívico de Castelo Branco.

Sem comentários: