Páginas

02 março 2007

Marco António


Marco António - Marlon Brando

William Shakespeare (1564-1616)
.
"Em JÚLIO CÉSAR, onde Shakespeare reproduz em termos de elevada poesia, o eterno contraste entre o espírito de liberdade e a tirania, a atenção do público vai mais para os assassinos do que para a vítima. A acção decorre em torno de Bruto e de Cássio que representam ambas as faces do assassino político. Cássio actua por ódio ao tirano; Bruto por amor a Roma e à Liberdade" (cfr.Shakespeare, Ed.Verbo)



Marlon Brando é "António" no filme "Júlio César" de Joseph Mankievicz - 1953


É maravilhosa a maneira como António conduz o improviso que lança aos "Roman Friends!"... Sem nunca querer beliscar Cássio e Bruto, mas ferindo-os de morte!... Marco António improvisa uma oração fúnebre junto do cadáver de Júlio César. A pouco e pouco, os cidadãos romanos que o escutam entusiasmam-se com as suas penetrantes palavras; quando a seguir, António mostra a túnica de César, ainda ensanguentada, e lê o testamento feito a favor da cidade, todos querem vingar a sua morte.

Roman Friends!...
.

"ANTÓNIO: Amigos Romanos, compatriotas, escutai-me! Venho sepultar César, não fazer-lhe elogios. Todo o mal que os homens praticam continua vivo depois deles! O bem é muitas vezes sepultado com o seu cadáver! Deixemos que seja assim também com César! O nobre Bruto disse-vos que César era um ambicioso. Se o foi, praticou uma grave falta e bem caro a pagou. Com licença de Bruto e dos presentes – porque Bruto é um homem honrado, como o são os restantes, todos homens honrados – venho dizer algumas palavras no funeral de César. Ele era muito meu amigo, fiel e justo; mas Bruto diz que ele era ambicioso e Bruto é um homem honrado. Trouxe muitos cativos para Roma, cujos resgates encheram os cofres do tesouro público. Seria essa atitude da parte de César a de um ambicioso? Às súplicas dos pobres, os olhos de César enchiam-se de lágrimas. A ambição parece ser de índole mais dura. Mas Bruto diz que ele era ambicioso, e Bruto é um homem honrado. Todos viram que durante as Lupercais lhe apresentei três vezes uma coroa de rei, que três vezes ele recusou. Seria isto ambição? E, todavia, Bruto diz que ele era ambicioso, e Bruto é sem dúvida um homem honrado. Não estou aqui para reprovar o que Bruto disse, mas revelar o que eu sei. Todos vós o amastes em tempos, e não teria sido sem motivo...


"É uma maravilha, este texto de Shakespeare...Vale a pena ler o resto!

Sem comentários: