Páginas

28 maio 2009

Saia pela porta da frente!...

Não envergonhe a democracia, senhor primeiro- ministro!...

Helena Matos

(…)
Para o fim um pedido ao primeiro-ministro: não saia mais pela porta das traseiras. Quando for apenas um cidadão, saia como quiser e por onde quiser. Enquanto for primeiro-ministro, coisa que eu espero ansiosamente que finde, saia pela porta da frente. Ao menos isso. Não envergonhe a democracia.
Como assinala o blogger Nuno Nogueira Santos, o último primeiro-ministro da ditadura, Marcelo Caetano, quando, no Quartel do Carmo, lhe foi proposto que saísse pelas traseiras, respondeu: “Não! Só saio daqui pela porta por onde entrei. A porta da frente.”
Salgueiro Maia percebeu como sair pela porta da frente era importante para a dignidade de Marcelo Caetano , dos militares que o depunham e do regime que dali nasceria.
Com poucos homens e muita coragem Salgueiro Maia levou Marcelo Caetano pela porta da frente. É nestas coisas que as pessoas se distinguem.
.
Helena Matos
In. “Público
28.05.2009
.
Este texto foi escrito ao relembrar uma "saída pelas traseiras", ocorrida há alguna dias na Escola António Arroio, para "fugir às reclamações dos alunos".
Gosto cada vez mais da prosa da Helena Matos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelos laços de amizade que,depois de Abril de 74,
me ligaram a Fernando Salgueiro Maia,o meu agradecimento a Helena Matos que, apesar do nome, não conheço, pela justeza da apreciação que
faz ao carácter daquele Capitão de Abril.
Continuam a ser necessárias muitas Helenas para
fazerem frente aos inúmeros "historiadores" de "esquerda" ( meu Deus, êles nem sonham o que é
isso !)que nasceram com o PREC que nem cogumelos
depois de chuvada ...
Um abraço, e bate sempre !
OMMatos