Páginas

17 maio 2009

Miguel de Castro

Só esta manhã recebi a notícia da morte do Jasmim.
Um Amigo transmitia-me esta pouco esperada "saída de cena" do poeta setubalense e remetía-me para o blogue do Dr.João Reis Ribeiro onde havia mais informação.

Jasmim Rodrigues da Silva
o Poeta Miguel de Castro
numa foto de J.Reis Ribeiro
.
Permito-me transcrever algumas das palavras de J.Reis Ribeiro que acabo de ler no seu blogue":
"Em 1 de Junho de 1950, a partir da Arrábida, Sebastião da Gama escrevia uma carta a Vasco de Lima Couto, dizendo: “A Távola publicará esta semana o nº 6. Lê com atenção o Miguel de Castro, um rapaz espantosamente Poeta. É electricista e apareceu-me há três anos a mostrar uns versos para eu dizer se eram bons. Em geral, nem sabe quanto vale o que faz. E é hoje um menino querido de Setúbal, que, apesar de não querer saber de Literatura, terá destas carinhosas admirações". Esta colaboração de Miguel de Castro na revista Távola Redonda foi a primeira de três (participaria ainda no número 7 e no duplo 16/17)."
.
E, um pouco mais adiante:
"Quando, em 1997, estudei o papel da revista Távola Redonda, pedi a Miguel de Castro um testemunho sobre Sebastião da Gama, que não demorou a chegar: “Aos primeiros versos que lhe mostrei, o Sebastião embandeirou em arco e garantiu-me que eu era Poeta, que nenhuma dúvida tinha, perante os versos que lhe mostrava. (...) Debaixo da sua orientação, fui melhorando a minha escrita, a minha poesia, (...) e, um dia, num memorável dia, disse-me para escolher alguns dos meus melhores poemas, a fim de serem publicados nas Folhas de Poesia Távola Redonda. Fiquei para morrer.
.
Há muitas referências no jornal "Setubalense" à actividade de Miguel de Castro, o poeta agora desaparecido.

Em 27-04-1949, é publicado um p
oema de Miguel de Castro "Velório -- a meu Pai".
Em 08-06-1949, podemos ler o poema "Peregrino..."
Em 15-06-1949, é a vez de ser publicado o poema
"Dominó..."
Miguel de Castro dedica a Sebastião da Gama, o poema "Marítimo", publicado no Setubalense em 06-07-1949
.
Em 24-05-1954, surge outra notícia:
Jogos Florais de Maio
Presidiu à distribuição dos prémios o Dr. Correia Figueira, Governador Civil, acompanhado pelos Srs. Comandante Militar, Vice-Presidente da Câmara, Director da Escola Técnica e os membros do júri D. Madalena Claro e Dr. Cabral Adão.
Foram proclamados vencedores os seguintes concorrentes:
Soneto: 1º - Jasmim Rodrigues da Silva.
A Laureano Rocha foi atribuída uma menção honrosa.
.
Em 11 de Maio 1963, são publicados "3 Poemas de amor", por Miguel de Castro
Em 25 de Maio 1963, 0 Poeta Miguel de Castro dedica o poema "Cancãozinha" ao Dr. José Teixeira do Valle.
Em 14 de Setembro 1963, " Postal de Setembro", poema de Miguel de Castro, aparece ladeando a fotografia de Bocage.
.
14 de Setembro 1963
Programa das Comemorações para assinalar a data do nascimento de Bocage
Às 21h - no Coreto da Avenida - Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
Às 22 h - no Salão Nobre dos Paços do Concelho, conferência pelo Sr. Dr. Artur Anselmo com poesias ditas por António Manuel Couto Viana
Recital de Poesia, no Ateneu, pelo Grupo de Teatro "Ribalta".
Serão recitados poemas de Bocage, Sebastião da Gama, Cesário Verde, Camilo Pessanha, Sá Carneiro, Cesariny. Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Miguel de Castro e Ana Cristina, ditos por Maria Clementina, Maria Alice Ferreira (que foi minha aluna em 1960 e casou, uns anos mais tarde, com o poeta agora desaparecido), Luisete Gamito, Fernando Pacheco, Alberto Paquete, Fernando Guerreiro, Carlos Pacheco, José Carlos, Carlos Rodrigues e Miguel de Castro.
.
Em 16 de Setembro 1963 noticiava-se
a sessão oficial Comemorativa do 198ºaniversário do nascimento de Bocage.
Proferiu uma Palestra Literária sobre "O Humorismo e Bocage", o escritor sr. Dr. Luís de Oliveira Guimarães cuja apresentação foi feita pelo Presidente do Município Sr. Dr. Manuel José Constantino de Goes.
A segunda parte da sessão foi preenchida por recitação de produções de poetas setubalenses, seleccionadas pelo Dr. Rogério Peres Claro, da qual se desempenhou brilhantemente o grupo cénico "Ribalta" do Ateneu Setubalense, dirigido pelo nosso estimado colaborador Carlos Ferreira. Versos de Vasco Mousinho de Quevedo, Bocage, Tomás A.Santos Silva, Manuel Maria Portela, António Maria Eusébio (Calafate), Arronches Junqueiro, Jorge Claro, Manuel Antunes, Madalena Claro, Sebastião da Gama, Jasmim da Silva, Maria Clementina Pereira, César Pratas, foram ditos, respectivamente pelos amadores Carlos Rodrigues, Luciano Neves, Salgado Soares, Ana Rita, Mariana Pereira, "Ribalta" (em conjunto), Maria Clementina Pereira e Fernando Jesus.
.
Em 19 de Setembro 1963, "Em louvor do Poeta", uma página com 3 poemas
"A Bocage", de Ana Cristina
"Café Nicola", de Miguel de Castro
"Sonho", de Carlos Rodrigues (Manuel Bola)
.
15 de Junho 1964
O jornal assinala "Os II Jogos Florais do Ateneu Setubalense"
Presidiu à sessão, como representante de Câmara Municipal de Setúbal, o Sr. Manuel Pacheco Calanane Wengorovius, secretariado pelos membros do júri:
Sr. Dr. Manuel Mário Carqueijeiro, D. Maria Clementina Pereira (Ana Cristina),
Jasmim da Silva (Miguel de Castro) e pelo Presidente do Ateneu, Sr. António Pires.
Foram galardoados com um 2ºlugar, em Poesia Lírica, o Sr.Idalino Cabecinha e com uma Menção Honrosa, também em Poesia Lírica, a Maria Alice Rodrigues Ferreira.
O Sr. Laureano Rocha obteve o 3ºlugar em Poesia obrigada a mote.
.
Em 13 de Março 1965, a página 3 do "Setubalense" é dedicada ao poeta,Jasmim Rodrigues da Silva com o poema "Balada da minha casa", que teve uma menção honrosa, em Poesia Lírica.
.
Em 30 de Agosto 1965, foram tornados públicos os nomes dos vencedores dos Jogos Florais e do Concurso de Poesia Ilustrada, organizados pela Academia Luisa Todi.
Em Poesia Lírica, o Dr. Manuel Gonçalves Martins, obteve o 3ºlugar e são atribuídas menções honrosas a António Oeiras Montenegro, D. Maria Adelaide Rosado Pinto, Jasmim Rodrigues da Silva, Maria Helena Soares Reis Horta.
No concurso Poesia Ilustrada, o 1ºprémio foi atribuído a D. Marília Cecília Pereira Anjo Barros, professora da Escola Técnica.

Sem comentários: