
Os "papalvos de serviço" põem os narizes de fora a "mandam a sua boca"...

- Diz lá que não gostavas de andar de lambreta?!...
Fotografia actual do Prof.Luís Aires de Barros
“Há duas semanas, Luís Aires de Barros, presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, decidiu mergulhar nas relíquias do sótão da instituição. Um grupo de investigadores preparava um regresso ao Príncipe, para comemorar os 90 anos da expedição do astrónomo Arthur Stanley Eddington à ilha, onde confirmou a teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, e Aires de Barros queria ver se conseguia encontrar documentos que mostrassem que Portugal contribuiu para a célebre viagem,”(…) e encontrou verdadeiras relíquias, cartas trocadas entre a Sociedade de Geografia de Lisboa e a Royal Geographical Society de Londres, com dados que ajudaram a preparar a viagem de Eddington.
.
“Foi uma sorte. Estamos num pico de entusiasmo. Encontrámos uma relíquia. São documentos valiosíssimos “, confessa Aires de Barros.
“São os primeiros documentos que provam que houve troca de informação entre a Sociedade de Geografia de Lisboa e a Royal Geogrphical Society. Estavam fechados desde o início do século XX, desde que foram arquivados. Nunca mais tinham visto a luz do dia. Quase cem anos num caixote.”
(Cfr.Ana Machado, no seu artigo de 28 de Maio).
.
Em finais da década de setenta, Aires de Barros, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, foi um dos 29 Encarregados de Educação que subscreveram a Declaração de Princípios aprovada em Abril de 1976, no I Encontro Nacional das Associações de Pais e que levou à publicação da Lei nº7/77, de 1 de Fevereiro.
.
À direita, Aires de Barros dirige uma reunião de trabalho
no III Encontro Nacional das Associações de Pais,
realizado na Reitoria da Universidade, em Lisboa (25.02.1978)
Prof.Aires de Barros, em 24.03.1979
IV Encontro Nacional das Associações de Pais - Coimbra
.
Quando ali chegámos, ainda estavam a armar o "buffet"...
Helena Matos
O Vítor Ambrósio e a mulher Fernanda, a Beatriz, mulher do Zé dos Reis, a Irene Proença, o anfitreão José dos Reis e o Maia Aguiar
.
E a Irene continua: "Também desde já fica convidado como colega, embora não seja do mesmo ano, a participar nos nossos encontros, o que nos dará muito prazer.
O próximo será organizado pelo Diamantino André, dia 15 de Maio de 2010, em Proença a Nova."
.
O Diamantino André enquadrado pela Zeca Carvalhão e pelo Luís Leão sob o controlo ao Luís Gonzaga Silva Pereira (que era irmão do grande e inesquecível jogador de Voley do Instituto de Santo António (ISA) que dava pelo nome de Valeriano, e é casado com a minha colega Maria do Carmo, aqui no Liceu de Setúbal, ela também antiga aluna no Liceu Nuno Álvares. Ambos já têm, também, um pouco de setubalenses...)
. Quem também foi professora no meu Liceu, aqui em Setúbal, há já muitos anos, foi a filha do saudoso professor de Português, do nosso tempo no Liceu, Dr.Ivo de Cortesão. Trata-se da Judite Dória Cortesão que aqui vemos à direita acompanhando a Zita Maria Vieira Gomes.
A Zita Vieira Gomes e a Judite Dória Cortesão
A Maria Irene ainda não acabou! Diz-me que é PROIBIDO RECUSAR o convite para eu estar presente no próximo ano... Cá por mim farei todos os possíveis por estar em Proença a Nova... mas nunca se sabe o que está para vir. Pelo sim, pelo não... prometo estar!
De novo o Luís Gonzaga, o Luís Leão e o Diamantino
.
E, para terminar, a fotografia do grupo
.
1º plano – Zita Gomes, Fernanda Ambrósio, Vítor Ambrósio e António Vieira Figueiredo.
De pé – José Reis e mulher Beatriz, Zeca Carvalhão, Maia Aguiar, Ester Gil Silveira, Maria do Carmo Silva Pereira, Glória Seco, NN, Diamantino André, Luís Leão, Maria Irene Proença, Narciso Lopes Garcia, Luís Gonzaga (encoberto), Álvaro Bento Leal, J Carlos Blaise Semblano (?), Fernanda Bento Leal, NN, José da Cunha Andrade, NN e Maria José Figueiredo
“Os finalistas de 1948/1949 do Liceu de Nuno Álvares, em Castelo Branco, reuniram-se no dia 9 de Maio, num almoço convívio, em Lisboa”... e gostaram de “lembrar episódios da vida académica e social daqueles tempos.” (Assim rezava a "Reconquista" de ontem).
.
No livro de curso fui encontrar a caricatura de alguns dos presentes,como:
o Domingos Rijo
O Rui Soares Miguel, em 7 de Maio de 2005.
Manuel António Pina
...Acredite se quiser
.
Notícias surpreendentes lá de fora: o primeiro-ministro belga, Yves Leterme, propôs hoje (19/12/08) a demissão de todo o Governo, na sequência de acusações de alegadas (alegadas, imagine-se!) pressões sobre a justiça. Leterme nega qualquer pressão sobre o poder judiciário e apenas admite ter feito "contactos"; Michael Martin, presidente da Câmara dos Comuns, anunciou hoje (19/05/09) a demissão, após acusações de alegadamente (alegadamente, pasme-se) ter consentido alegados (só alegados) abusos nas despesas de representação de alguns deputados; dois membros da Câmara dos Lordes foram hoje (20/05/09) suspensos (suspensos, a democracia inglesa está maluca!) por alegadamente (outra vez só alegadamente) terem aceitado dinheiro para votar projectos de lei.
Nenhum deles foi, pasme-se de novo, condenado por sentença transitada em julgado, e mesmo assim, pasme-se ainda mais, tiraram consequências políticas de alegações fundamentadas que os visavam. Então e aquela coisa da "presunção de inocência"? As democracias belga e inglesa têm que comer muita papa Maizena para chegarem aos calcanhares da nossa...
.
Cfr.Jornal de Notícías
21 05 2009
Apenas uma curiosidade: Manuel António Pina nasceu em Novembro de 1943, no Sabugal. É da mesma geração do João Bernardo Carrondo Rebelo Pereira, um médico meu amigo (e familiar...) falecido há alguns anos, nascido também no Sabugal, por essa mesma altura, e que "não compareceu", no sábado passado à reunião dos "50 anos do Curso do 7ºAno, no Liceu de Castelo Branco". Era um excelente Amigo... Acho que os Colegas e Amigos lhe "justificaram" a falta...