Páginas

19 dezembro 2008

Setubalense 1957 - Maio

04-05-1957
Dr. Jacques Resina
Na passada quinta feira tomou posse do cargo de Director do Sanatório
Marítimo do Outão que já ali exercia funções de primeiro assistente, desde 1954.
.
06-05-1957
Casamento
Na Igreja paroquial de Vila Nogueira de Azeitão, sendo celebrante o Revº Padre Galvão, realizou-se o casamento do sr. Alfredo Paulo Urbano Rendas, estimado funcionário das Finanças, filho do sr. Germano Augusto Rendas e da Srª D. Alice da Conceição Rendas, com a srª D. Adelina de Oliveira Constantino, filha do sr. Teócrito Constantino (já falecido) e da srª D. Madalena de Oliveira Constantino. Foram padrinhos dos noivos o sr. Aníbal Augusto Rendas e a srªD. Maria do Carmo Rendas Mendes e da noiva o sr. Henrique Louro Fernandes e sua esposa srª D. Adelina de Castro Fernandes.

Aos convidados foi servido um fino copo d' água, na Casa do Povo de Azeitão.
.
08-05-1957
Conferência no Liceu
Na 6ªfeira, pelas 15 horas, no Liceu de Setúbal, o sr.Dr. António Ribeiro dos Santos repete para os alunos do 1º ciclo, uma conferência que há dias ali realizou, integrada nas comemorações da Semana do Ultramar e subordina da ao título "Macau, terra portuguesa no estuário do rio das Pérolas".

.
11-05-1957
Aquisição de terrenos
Em seguimento de negociações realizadas com a srª D. Maria Luisa Domingues Medeiros, a Camara Municipal de Setúbal resolveu adquirir-lhe parte da sua propriedade denominada “Maltalhado" com uma área total de 35.385 metros quadrados, pela importância de 300.772,50 Esc, incluindo as edificações abrangidas naquela área. Da área total a adquirir, 15.040 m.q. destinam-se à construção de uma Praceta e outros arruamentos (Praceta D. Olga Morais Sarmento, a nascente do Bairro da Conceição) e os restantes 20.345 m.q., à venda em hasta pública, para construções particulares.

.
15-05-1957
Cultura
Idalino Cabecinha proferiu uma conferência na Sociedade Capricho Setubalense, intitulada "Franz Schubert, sua vida e obra" ilustrada musicalmente com gravações pertencente ao sr. Dr. Teixeira do Vale.

.
05-1957
Liceu
Os alunos do 1º e do 2º ano do Liceu seguiram esta manhã em excursão, respectivamente, para a chamada "volta saloia" e Santarém, tendo-se as camionetas concentrado na Praça do Quebedo.

.
20-05-1957
Um achado de moedas antigas.
Operários que se empregam nos trabalhos de saneamento, na rua de Fran Paxeco, encontraram hoje nas escavações a cerca de metro e meio de profundidade, uma grande porção de pequenas moedas de cobre que, pelo seu aspecto e pelas figuras que apresentam se presume serem muito antigas.

.
25-05-1957
Cultura
Um importante achado de moedas romanas

... um rápido exame, feito por pessoas competentes, a algumas dessas moedas, verificou-se serem da época romana, possivelmente do reinado do imperador Constantino, o que as situa à volta do ano 300 da Era Cristã, tendo portanto uma antiguidade de 1700 anos.
... outras escavações, ontem foi ali encontrada uma nova anfora de barro, mas esta intacta e contendo 42 quilos de moedas idênticas às achadas na véspera. Hoje esteve em Setúbal, para tomar conhecimento do achado, o Professor Manuel Heleno, director do Museu Etnológico Dr. Leite de Vasconcelos e professor de Arqueologia da Faculdade de Letras.
.
25-05-1957
Cultura
As moedas romanas de Tróino
I - Notas de Reportagem", pelo Dr. Marques da Costa.

.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
São sempre lindas as festas onde a mocidade canta e ri, na expressão máxima de toda a sua alegria. Por esse motivo, por se tratar de uma festa de gente moça e alegre, o espectáculo realizado pelos alunos do Liceu desta cidade, revestiu-se de um verdadeiro encanto.

Festa da Primavera! Uma linda Primavera a cantar e a sorrir em todos os corações!
A abrir o belo serão veio ao proscénio o distinto Reitor do Liceu, sr. Dr. Mendonça e Costa, em frases despidas de burilados, mas que lhe saiam de dentro da alma, dizer o muito do seu agrado pelo aprumo e disciplina dos seus rapazes, sempre tão ordeiros e cumpridores em todos os seus trabalhos escolares.
...e Veio então a primeira parte do espectáculo para a apresentação do Orfeão do Liceu. Sem desprimor para qualquer dos antigos professores de Canto Coral que têm passado por aquele baluarte de ensino, nunca vimos um conjunto tão primoroso. Ao simpático padre José Ávila que foi o animador indiscutível de todo o bonito espectáculo, se deve a brilhante forma como se apresentou o Orfeão e o encanto de todos os números executados.
.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
Com um professor assim, nunca pode haver maus estudantes!
Depois, seguiu-se a segunda parte do espectáculo com a farsa, em 3 jornadas, intitulada "O Fidalgo Aprendiz" da autoria do infortunado D. Francisco Manuel de Melo, e que foi, com outras do mesmo género, a origem da evolução do nosso Teatro desde o sec.XVII O professor sr. Dr.Ribeiro dos Santos explicou brilhantemente à escolhida assistência a vida atribulada do infeliz autor de "O Fidalgo Aprendiz" e o porquê daquelas três jornadas em que se divide a farsa. De notar o belo desempenho de todos os estudantes que, sem o auxílio do ponto disseram todos aqueles versos de cor, num à vontade e numa desenvoltura extraordinária. Não fazemos excepções porque não as costumamos fazer em espectáculos de amadores, porque se as fizéssemos teríamos que pôr em primeiro lugar aquela azougada Brites, desempenhada por Virgínia Vicente e o "vizinho" D.Gil Gogominho, entregue a António Salgado. Mas veio depois a última parte do programa "Tudo Canta!" e, então, o belo Serão Cultural atingiu o seu máximo encanto. O Padre José Ávila, irradiando simpatia e mocidade , apesar de já não ser uma criança, transformou aqueles belos quadros genuinamente portugueses em alegres motivos de vivacidade e colorido movimento.
.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
E a linda festa terminou então em verdadeira apoteose de luz, vida e côr.

Festa da Primavera! Sim, uma linda festa de Primavera! E a gente moça cantou, como só ela sabe cantar! Ao espectáculo assistiram os srs. Governador Civil e Presidente da Câmara a quem o Reitor do Liceu agradeceu a sua valiosa comparência.
Assina este apontamento "A.F."
.
29-05-1957
Not.Pessoais

Com sua esposa srªD. Irene Perienes Ribeiro seguiu há dias para Bordéus o sr. Domingos Correia Ribeiro que fixou residência naquela cidade francesa.

Sem comentários: