Páginas

22 dezembro 2008

Beira Baixa - 1958 - Setembro

7 de Setembro
Aniversário
Em 1 de Setembro fez anos o Sr. Dr. Frederico da Costa Conde.
.
7 de Setembro
Casamento
Na Igreja da Sé, na passada 4ªfeira, dia 3, realizou-se o casamento da gentil Sr.ª D. Maria Alexandrina Fernandes Pereira, professora oficial no Pedrógão de S. Pedro, filha do Sr. José António Pereira, gerente da filial da Caixa Geral de Depósitos nesta cidade, e de sua esposa Sr.ª D. Aldara Fernandes Pereira, com o Sr. Eng.º Olímpio de Jesus Mendes de Matos, filho do Sr. João de Matos Gonçalo, funcionário dos CTT em Castelo Branco e de sua esposa Sr.ª D. Maria Mendes de Matos, tendo sido padrinhos da noiva seus avós maternos, Sr. Tibério Fernandes e Sr.ª D. Maria da Soledade Pereira Fernandes, e do noivo, seus Pais.
.
7 de Setembro
Em Viagem
Encontra-se na Bélgica em gozo de férias e de visita à Exposição Internacional de Bruxelas, o nosso colaborador e amigo, Sr. Eng.º António Russinho.
.
14 de Setembro
Casamento
Em Fátima, no passado dia 6, celebraram o seu casamento a Sr.ª D. Maria Emília Sequeira Faria de Sousa, filha do proprietário e industrial Sr. Elísio José de Sousa e de sua esposa Sr.ª D. Maria Teresa Faria de Sousa, com o Sr. Dr. João Carlos Cerqueira Correia
.
14 de Setembro
Um consagrado compositor beirão.
"Arlindo de Carvalho fala à Reconquista".
Arlindo de Carvalho é já um nome mais que conhecido no País, é um nome consagrado. Natural da vizinha povoação de Soalheira e muito conhecido em Castelo Branco, dispensa apresentação.
O acaso juntou-nos à mesa do café. A primeira pergunta surgiu naturalmente, depois de uma troca de impressões sobre o ambiente de Lisboa e o das nossas aldeias.
-- Qual o número das suas composições musicais, tão em voga e tão características pelo sabor folclórico beirão?
-- Só na Emissora Nacional há cerca de quarenta. Entre as composições folclóricas e outras eleva-se a mais de sessenta que têm sido cantadas por diversos artistas.
-- Quais as principais interpretes das suas canções?
-- Lurdes Resende, Maria de Fátima Bravo, Guilherme Kjoelner, Margarida Amaral, Maria Fernanda Soares, Maria Marise, Maria do Carmo, Simone de Oliveira e, especialmente, Gina Maria que foi a primeira interprete das minhas canções e que actualmente est+á a fazer um grande êxito numa digressão pela África… Entre as suas interpretações são de salientar o “Chapéu preto” e “Saudades da Beira”.
Etc… Etc…
.
14 de Setembro
Casamento

Na Igreja matriz de Oleiros realizou-se no passado dia 7, o enlace matrimonial do Sr. Álvaro Ferreira de Matos, funcionário da Câmara Municipal, com a Sr.ª D. Norlinda de Jesus Pires Vinagre, professora oficial na Foz do Giraldo e natural de Castelo Branco. Ao acto, a que assistiram numerosos convidados, onde se via a melhor sociedade de Oleiros, presidiu o Sr. Cónego Augusto António Romão que, na altura própria fés apropriada alocução, felicitando os noivos.
Seguiu-se a missa, dirigindo-se no final os convidados para casa dos noivos, onde lhes foi servido um fino e abundante copo de água, onde todos deram largas à sua alegria.
Foram padrinhos, por parte do noivo, o Sr. Alfredo da Silva Fernandes, presidente da Câmara Municipal e Esposa Sr.ª D. Maria de Jesus Fernandes, e da noiva, o Sr. António Bernardo Barata, funcionário do Tribunal de Contas e esposa D. Maria Deolinda Pires Miguel
..
14 de Setembro
Operação
Na Clínica do Dr. Peixoto de Meneses foi operado na passada 5ªfeira, o Sr. Dr. José Nunes Parro.
.
14 de Setembro
Liceu
É de 1195 o número de alunos que se inscreveram já nos vários anos do nosso Liceu.
.
21 de Setembro
Aniversário
Faz anos no dia 23 de Setembro a Sr.ª D. Maria Adelaide Caio.
.
21 de Setembro
Faz anos no dia 23 de Setembro a menina Maria da Piedade de Lencastre
.
21 de Setembro
Anúncio
O Dr. Rui Penha dá consulta, no sábado dia 27, na Casa de Saúde do Sr. Dr. Peixoto de Menezes.
.
28 de Setembro
Casamento
Realizou-se com toda a solenidade, no passado dia 20, às 12 horas, na Sé de Castelo Branco, o casamento do Sr. Eng. António Sarmento Lobato de Faria, natural de Lisboa, aluno brilhante do Liceu da nossa cidade, filho do Sr. Dr. António Maria José de Lemos Lobato de Faria, professor do ensino liceal e da Sr.ª D. Maria Teresa Sarmento Vasconcelos Faria, residentes em Santarém, com a gentil menina Maria Teresa Carrega Marçal Grilo, natural de Castelo Branco, filha do Sr. José António Marçal Grilo, conceituado comerciante desta cidade, e da Sr.ª D. Maria Carrega Marçal Grilo.
Presidiu à cerimónia do casamento e celebrou a missa o Revº Sr. Cónego Anacleto Pires Martins, vigário desta cidade, que proferiu, no momento próprio, uma bela alocução aos noivos.
Durante o casamento e a Missa esteva ao órgão o Sr. António Marques Duarte Silva, diplomado em “órgão” pelo Conservatório de Música, e primo do noivo. Foram padrinhos: da noiva, p Sr. José Carrega Marçal Grilo e sua Esposa Sr.ª D. Manuela Ferreira Pinto Marçal Grilo e do noivo p Sr. Comodoro Daniel Duarte Silva e a Sr.ª D. Albertina Duarte Silva.
Terminada a cerimónia na Igreja, foi oferecido, em casa dos pais da noiva, um fino copo de água, a todos os convidados, servido pelo Hotel de Turismo de Castelo Branco.
Os noivos que seguiram em viagem de núpcias pelo país e pelo estrangeiro, vão fixar residência em Coruche.

Sem comentários: