Giovanni Bellini
Veneza, 1430 – 1516
Mulher nova ao espelho
.
Mulher nova ao espelho
O conceito de uma pintura cujo escopo máximo fosse a expressão de tranquilidade harmoniosa dominou a obra tardia de Bellini. Esta transfiguração foi por ele atingida nas obras da velhice. A figura humana eleva-se a uma grandeza estática. A mulher representada aparece liberta de qualquer tensão, de qualquer paixão interior. À paz de espírito corresponde a da paisagem, que resplende na luz da tarde. Também nos seus últimos anos o pintor não renunciou a aproximar-se do mundo ideal dos mestres mais jovens. O acordo entre a Natureza e o homem, que foi realizado por Giorgione, estava há longo tempo sendo preparado nas obras de Bellini. Todavia, o mestre do Quattrocento veneziano permanece sempre fiel ao seu alto conceito de grandeza humana, pelo que, nas suas criações, a figura humana reina sempre sobre a paisagem.
Cfr. Günther Heinz
In “Kunsthistorischhes”
Ed.Verbo – Dezembro/1973
Sem comentários:
Enviar um comentário