31 dezembro 2008
A frase da... noite!!!
.
Porta voz do Eng.Sócrates
....31.12.2008 .. 23:59
Obrigado Ricardo Jorge!
Dois anúncios...


Escrito no vento...
Fernando Pessoa
30 dezembro 2008
Escrito no vento...
**15-12-1952
**30-12-1952

Rui de Oliveira Costa, jjmatos, Zé Fernando Proença d'Almeida, Tó Zé Pires Antunes, Júlio Geirinhas,NN e um "Boneco de Neve", no Parque em 30.12.1952
(Fez hoje 56 anos)
Escrito no vento...
Charles Chaplin
29 dezembro 2008
Beira Baixa - 1958 - Outubro
Militar
O Coronel Eduardo de Almeida deixou o comando de Cavalaria 8.
.
5 de Outubro
Nomeação
Dr. António Lobato Carriço
Por portaria de 22 do mês findo, publicada no Diário do Governo nº227 - II Série, de 27 do mesmo mês, foi nomeado para exercer funções de delegado da Direcção Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, em Castelo Branco.
.
5 de Outubro
Liceu
O Liceu Nacional de Castelo Branco tem este ano 1200 alunos e 40 professores.
.
Sessão Solene da Abertura das Aulas
No dia 1 do corrente, pelas 10 horas teve lugar a abertura solene das aulas do nosso liceu.
Reacendem-se todos os anos as esperanças dos pais que, com sacrifícios heróicos, procuram dar aos seus filhos uma educação condizente com as exigências da vida moderna. A afluência aos liceus e escolas técnicas e superiores é, de ano para ano, maior, o que é uma prova demonstrativa do crescimento do povo lusíada na senda da sua elevação cultural, eloquente testemunho das grandes qualidades de adaptação e aperfeiçoamento da nossa raça ansiosa por alcançar e ultrapassar as nações mais cultas e progressivas do mundo. Em igualdade de meios, os filhos de Portugal não desmerecem do confronto intelectual dos filhos de outros povos.
Numa profunda reforma da Educação Nacional – tarefa ingente de que depende a continuidade da Nação – está empenhado o Prof. Eng.º Leite Pinto, ministro dos mais esclarecidos e dinâmicos que o ministério da Educação tem tido, a quem o país deve já relevantes serviços pela competência, desassombro e agudeza com que encara os magnos, basilares e inadiáveis problemas deste importantíssimo e fundamental problema de qualquer povo. Em qualquer conjuntura da sua História – a conveniente preparação das gerações que hão-de continuar a grandeza da Pátria.
Assim não faltem ao ilustre titular da pasta da Educação, os meios e os homens capazes de o ajudar e compreender no seu patriótico esforço, ao serviço da Nação e os problemas terão a solução desejada, com a leal colaboração de todos os que militam nas fileiras nobilitantes da educação em Portugal. São os votos que formulamos neste dealbar do ano lectivo de 1958-59.
(…)
Seguiu-se a distribuição dos prémios, depois de o Reitor ter vincado o valor da colaboração entre a Escola e a Família e incitado os pais e os jovens a apoiar e compreender os ideais da Mocidade Português, cujos patrióticos fins exaltou.
.
Foram premiados os seguintes alunos:
.
5ºAno
José Fernandes Neves da Silva Pereira
Hermínia Celeste Noia Andrade Torres e
Maria da Graça Dias Sequeira.
.
7ºAno:
António Maria Vieira de Figueiredo
Aurora Catarino de Matos
Judite Dória Cortesão
Maria Manuela dos Santos Farinha
Maria Regina Antunes Bártolo
Narciso Martins Lopes Garcia
(do ano passado) e
António Jerónimo Brás
Francisco Fernandes Magueijo
Frutuoso Pires Mateus
Joaquim Pinto Ferreira Canário
Luís Augusto Ruivo de Carvalho
Manuel Armando Laia Martins e
Maria Luisa Nunes de Oliveira
(do ano de 1957)
.
Entre os Prémios atribuídos destacamos o dos Finalistas de 1932/33, Romagem de Saudade, Visconde de Tinalhas, Maria Gabriela Ramos Correia, Junta de Província, Dr. Manuel Flamino dos Santos Martins (juiz da comarca) atribuído ao melhor aluno da Secção de Direito.
Que o ano decorra em proveitoso trabalho para professores e alunos, naquela colmeia ordeira e activa que deve ser toda e qualquer escola, de qualquer grau ou ramo de ensino, são os nossos votos.
5 de Outubro
Aniversários 1
Faz anos no dia 10 de Outubro, a menina Maria Catarina Afonso dos Santos Braziel
.
5 de Outubro
Falecimentos
D. Maria Margarida Abreu Riscado
a Sr.ª D. Maria Margarida Abreu Riscado, virtuosa Senhora que foi exemplo de esposa e mãe dedicada, entre as mulheres que o sabiam ser. Tinha 59 anos e deixa viúvo o Sr. José dos Santos Riscado, aferidor da Câmara Municipal. Era mãe dos Srs. Eng. Manuel Abreu Riscado e Capitão Francisco Abreu Riscado.
.
5 de Outubro
Homenagem
O Padre Horácio Nogueira foi homenageado antes de se ausentar para Malange. Presidiu à cerimónia o homenageado que deu a direita ao Dr. José Lopes Dias, Dr. Albano Pina e tenente Dias Catana e a esquerda ao Dr. José Ribeiro Cardoso, Dr. Francisco Palmeiro e a seu Pai.
.
12 de Outubro
Cultura
Está a ser lido com interesse, aliás justificado, o livro do advogado Dr.Diogo Correia "Álbum de Saudades"
.
12 de Outubro
Casamento elegante
Na Igreja Paroquial da Lousa realizou-se ontem a cerimónia do casamento da Sr.ª D. Maria Luisa Maia Aguiar de Almeida Esteves, gentil filha da Sr.ª D. Fernanda Maria Aguiar de Almeida Esteves e do nosso ilustre e considerado amigo Sr. Dr. Eduardo Almeida Esteves, com o Sr. Dr. José Tudela Pina Cabral, distinto médico dos Serviços da BCG, em Castelo Branco.
.
12 de Outubro
Escola Comercial e Industrial
Na Sessão Solene de abertura das aulas, proferiu notável conferência o Sr. Dr. Carlos Carita Bento.
.
19 de Outubro
Política
O Dr. António Osório Vaz foi nomeado Vice-Presidente da Junta de Acção Social.
.
19 de Outubro
Aniversário
Faz anos no dia 21, a menina Maria Bárbara Tavares Proença Vaz Preto Abrunhosa.
.
19 de Outubro
Falecimento
Morreu ao anoitecer do penúltimo sábado, a Sr.ª D. Isabel Morais de Sá. Era casada com o Sr. António de Sá Rodrigues e tinha 73 anos. Era sogra do Sr. Vasco Correia de Sá
.
26 de Outubro
Jornal
O Sr. Francisco Vilela foi substituído, a seu pedido, nas funções de Editor da Reconquista.
.
26 de Outubro
Aniversário
Faz anos em 26 de Outubro, o estudante de Ciências Económicas e Financeiras José Eduardo Sanches Vaz Pardal.
.
26 de Outubro
Aniversários
Faz anos em 27 de Outubro, o Sr. Albertino Vaz de Carvalho.
.
26 de Outubro
Aniversário
Faz anos em 28 de Outubro, o estudante de Direito Mário dos Santos Vaz Pardal.
.
26 de Outubro
Nascimentos
Deu à luz uma menina, na Clínica de S. João de Deus, a Sr.ª D. Maria Gabriela Ribeiro do Rosário Hormigo, esposa do Sr. Eng. João Hormigo Vicente Marques.
.
26 de Outubro
Estudante Universitária
Foi dispensada das provas orais do Exame de Aptidão á Faculdade de Letras de Coimbra, a menina Maria Manuela Conde, gentil filha do nosso amigo Sr. Dr. Frederico Conde.
.
26 de Outubro
Museu
1500 contos para a construção do Museu Regional.
Dois ilustres directores da Fundação Gulbenkian, Srs. Dr. Azeredo Perdigão e Duque de Palmela, receberam no mês de Agosto, em Lisboa, uma numerosa Comissão representativa das actividades locais, diligência que os jornais diários noticiaram com grande relevo.
Pretendia-se que a benemérita Fundação ajudasse substancialmente a construção do projectado edifício para conveniente instalação do Museu Regional.
E agora, volvidos apenas dois meses, lê-se no comunicado à imprensa do terceiro programa de realizações imediatas daquela Fundação: contribuir para a construção do Museu Regional de Castelo Branco com a quantia de 1500 contos.
A notícia, que trouxe novas perspectivas às esperanças de todos os albicastrenses, causou na região o maior regozijo, e o Dr. José Lopes Dias, presidente em exercício do Círculo Cultural, enviou logo à Fundação Gulbenkian, dirigido ao Sr. Dr. José de Azeredo Perdigão, o seguinte telegrama: “Penhorados substancial contribuição concedida Fundação Gulbenkian Museu Regional desta cidade apresentamos gratíssimas saudações
Direcção do Círculo Cultural”
.
26 de Outubro
Uma Conferência no Liceu
No Ginásio do Liceu, sob a presidência do Reitor Sr. Dr. Sebastião Morão Correia, proferiu na 5ªfeira uma conferência sobre a figura e a obra da Rainha D. Leonor, a professora Sr.ª Dr.ª D. Maria da Conceição Homem de Figueiredo Moniz.
28 dezembro 2008
27 dezembro 2008
Para um julgamento da directora da DREN...
.
"E é preciso ter a noção que muito casos são abafados pelas escolas, que tentam apresentar números de sucesso e preferem não atacar os problemas de frente", conta uma outra fonte policial contactada pelo DN.
.
"Muitas das situações são relatadas às autoridades apenas por interposta pessoa, ou então quando surgem na internet ou na comunicação social, o que torna muito difícil o nosso trabalho", continua.
.
João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores, também critica a postura das entidades que desvalorizam incidentes como o ocorrido na escola do Cerco, onde um grupo de alunos ameaçou a professora com uma pistola falsa.
"Aligeirar os problemas não é a melhor solução. Temos isso sim de pensar que escola queremos e que comportamento queremos na sala de aula", alerta o professor, comentando as declarações da directora da Direcção Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, que qualificou o caso do Cerco como uma "brincadeira de mau gosto".
.
O Procurador Geral da República (PGR) parece não partilhar da posição do Governo e ordenou a abertura de uma investigação ao caso do Cerco por parte do Ministério Público. Pinto Monteiro prometeu ainda remeter o caso para o Tribunal de Menores.
Já em Abril deste ano, o PGR mostrou-se preocupado com o facto de crianças de seis anos levarem armas de fogo para as escolas.
.
DN On line
27 12 2008
Setubalense 1957 - Junho
Nascimento
Teve anteontem o seu bom sucesso a srª D. Maria Evangelista Palma de Sousa esposa do nosso prezado amigo sr. Alberto Sousa, sócio da Casa Oliva.
.
01-06-1957
Vida Feminina
Inaugura-se hoje o Salão"Cabeleireiro Central", na Av.5 de Outubro, 144.
.
01-06-1957
Gaz Cidla
A partir de 1 de Junho, hoje, o preço do Gaz Cidla baixará para 6,50 escudos por quilo, em todo o país. O Gaz Cidla era vendido, conforme as zonas, a 7,00 ou 7,50 escudos por Kg
.
03-06-1957
Not.Pessoais .
O Dr. Mello e Castro deixou as funções de Sub Secretário de Estado da Assistência Social. .
03-06-1957
Not.Pessoais
Eng. Paulo e Barros
Foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Industrial
.
03-06-1957
Casamento
Em Palmela, na Igreja paroquial de S. Pedro, realizou-se no sábado (01.06.57) o enlace matrimonial da srª D. Maria Gisela Silva Duarte... com o sr. Nicolau Maria Pereira da Claudina.
.
05-06-1957
Nascimento
Teve o seu feliz sucesso, na passada quinta feira, dia 30 de Maio, a srª D. Maria Fernanda do Vale Carqueijeiro.
.
08-06-1957
Notícias Pessoais
A passar umas curtas férias, partiu hoje para Sevilha, acompanhado de sua esposa, o distinto médico sr. Dr.José Paulino Pereira
.
15-06-1957
Notícias Pessoais
Na Avenida Portela, um carro chocou com um candeeiro, havendo 2 feridos.
Ontem, pouco depois da meia noite, na Av. Portela, chocou com um candeeiro, o automóvel DA -10 -11, conduzido pelo sr. Vitor Hugo Delgado, de 28 anos. solteiro, comerciante, residente na Praça de Bocage, 70. Com ele seguiam os srs. Rui Homem de Figueiredo, de 35 anos, casado, também comerciante, residente na Estrada dos Ciprestes, José Augusto Alves, empregado na secretaria da Santa Casa da Misericórdia e José Coelho Forreta (conhecido por João da Manta) vendedor no mercado. Do desastre resultou terem ficado feridos, sendo conduzidos ao Hospital da Misericórdia, os srs. Hugo Delgado que sofreu traumatismo no torax, com suspeita de fractura de costelas e Rui de Figueiredo que sofreu ferimentos na cabeça e na face, que lhe foram suturados com 12 pontos, tendo recolhido a sua casa. O sr.Hugo Delgado recolheu à sala de observações onde se encontra. A PSP da 2ª esquadra tomou conta do desastre.
.
17-06-1957
Nascimento
Deu à luz, com muita felicidade, uma menina, a srª D. Maria Fernanda da Silva Figueiredo, dedicada esposa do sr. António Luís Figueiredo.
.
19-06-1957
Setúbal está de parabéns.
...acabam de ser superiormente autorizadas pela Junta Nacional de Educação, a pedido da CMA, e serão superiormente dirigidas pelo sr. Prof. Dr. Manuel Heleno, com a colaboração do sr. Dr. Bandeira Ferreira, as escavações arqueológicas de Tróino.
.
19-06-1957
Estádio do Vitória.
Decorrem os trabalhos de arrelvamento do futuro Estádio do Vitória.
No Sábado, estiveram no local os srs .Eng. Civil José Maria Louro e o Eng. Agrónomo Azevedo Coutinho, da Comissão de Obras da Federação Portuguesa de Futebol, acompanhados dos srs. Eng. Silvicultor Almeida Marques, Eduardo dos Santos Martins, e Mário Ledo, Presidente do Vitória F.C.
.
19-06-1957
Obras de Urbanização da Cidade
Foi comparticipada, pelo Estado, a obra de alargamento da Travessa da Alfândega.
.
26-06-1957
Liceu de Setúbal
Encontra-se vago um lugar de Médico Escolar, no Liceu Nacional de Setúbal (sexo masculino)
Para este Liceu foram transferidos os srs. Dr. Agostinho Francisco Gomes, prof. efect º do 2ºgrupo, do Liceu de Leiria , Dr. Júlio Frederico Guimarães Biel, prof. efectº do 7ºgrupo, do Liceu de Lamego, Dr. João Silveira Beja e Sousa, prof. efectº do 8ºgrupo, do Liceu de Beja.
.
29-06-1957
O jantar de homenagem ao Comandante Laurindo dos Santos.
O Comandante Laurindo dos Santos vai sair de Setúbal para ir desempenhar funções de adido de Portugal, em Washington.
.
29-06-1957
Major Perestrelo da Conceição
A Srª D. Irene Perestrelo da Conceição ofereceu à Câmara Municipal a espada e as condecorações -- entre as quais figura o Colar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito -- que pertenceram ao seu falecido irmão.
.
29-06-1957
Eng.Ferreira da Cunha
Foi classificado no 1ºlugar do concurso de promoção de engenheiros civis de 3ªclasse à 2ªclasse do quadro permanente da Junta Autónoma dos Portos.
A posição da Senhora Directora...
.

Margarida Moreira
.
… tal como noticiou ontem o Jornal de Notícias, foi um grupo de alunos do 11.º ano de ensino tecnológico/desporto que, a 18 de Dezembro, último dia de aulas, apontou uma arma de plástico à professora de Psicologia, exigindo-lhe a atribuição de uma nota positiva.
.
O episódio foi filmado com um telemóvel e colocado na Internet.
O filme mostra um aluno (…) a apontar uma pistola de plástico à nuca da professora, num ambiente de galhofa mas marcado por gestos agressivos.
.
(…) A decisão de abrir um inquérito disciplinar decorrerá assim do facto de o vídeo ter sido tornado público mais do que pelo episódio em si. (Esta é muito forte!!!...)
.
(…) Margarida Moreira, a directora da DREN também desdramatizou o assunto sublinhando que os estudantes em causa tiveram um passado de insucesso escolar mas que recuperaram…
"Não gostaria que um momento de mau gosto e insensatez, que todos podemos ter tido aos 17 ou 18 anos, acabe por marcar um percurso que já é, e quero que continue a ser, feito de sucesso", declarou.
.
A Senhora Doutora Margarida Moreira não aprendeu nada com o anterior caso da “disputa de um telemóvel entre uma aluna e uma professora na escola Carolina Michaëlis"…
Creio que já não tem idade para aprender mais nada... nem para aprender a fazer a sua auto avaliação...
.
Cfr. Natália Faria
in.”Público”
26.12.2008
26 dezembro 2008
Parabéns!... 26 de Dezembro
Parabéns... e um xi-coração
do tamanho da nossa Amizade!
25 dezembro 2008
Poema
Não queiras sofrer só!
Reparte a mágoa...
Compartilha comigo a tua dor...
De ti não tenhas dó...
Não vou abandonar-te
Tenhas tu seja o que fôr...
Se a dor que te deprime
E te comprime a alma
Se mantiver até ao fim...
Fecha teus olhos e adormece calma...
Que adormeces rodeada de ternura.
Jaz descansada... e, ai! de mim...
Vou ser teu Anjo aos pés da sepultura!
24 dezembro 2008
Alte Pinakothek - Munique
Ticiano Vecellio
1477 – 1576

Com nove anos de idade Ticiano muda-se, com o irmão, para Veneza, a fim de aprender a arte da pintura, e trabalhou nas oficinas de Sabastião Zuccato, Gentili Bellini e Giovanni Bellini. Foi colaborador de Giorgione, que era quase da mesma idade e, depois da morte deste, em 1510, terminou algumas das suas obras incompletas, nas quais o contributo dos dois artistas dificilmente se pode distinguir. Ticiano trabalhou em Veneza, em Pádua, em Ferrara e em Roma, para a corte de Mântua, de Urbino e, sobretudo, para Carlos V e Filipe II, seus comitentes reais, a pedido dos quais foi duas vezes a Augsburgo. Ticiano, célebre em vida, viria depois a exercer, até ao século XIX, uma influência determinante sobre muitos grandes mestres.
Uma figura de mulher vestida sumptuosamente, mas sem referências precisas ao momento histórico, segura à sua frente um espelho voltado para o observador. No espelho reflecte-se uma natureza morta em que estão presentes todos os símbolos da vaidade: moedas, bolsas, jóias. No entanto, a natureza morta no espelho foi acrescentada no século XVII: portanto, é provável que originariamente não se tratasse de uma alegoria da vaidade, mas de uma personificação da Prudência ou da Sabedoria que eram tradicionalmente representadas com um espelho, símbolo da consciência.
Cfr. Hermann Bauer
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
23 dezembro 2008
Escrito na pedra...
Goethe
22 dezembro 2008
Beira Baixa - 1958 - Setembro
Aniversário
Em 1 de Setembro fez anos o Sr. Dr. Frederico da Costa Conde.
.
7 de Setembro
Casamento
Na Igreja da Sé, na passada 4ªfeira, dia 3, realizou-se o casamento da gentil Sr.ª D. Maria Alexandrina Fernandes Pereira, professora oficial no Pedrógão de S. Pedro, filha do Sr. José António Pereira, gerente da filial da Caixa Geral de Depósitos nesta cidade, e de sua esposa Sr.ª D. Aldara Fernandes Pereira, com o Sr. Eng.º Olímpio de Jesus Mendes de Matos, filho do Sr. João de Matos Gonçalo, funcionário dos CTT em Castelo Branco e de sua esposa Sr.ª D. Maria Mendes de Matos, tendo sido padrinhos da noiva seus avós maternos, Sr. Tibério Fernandes e Sr.ª D. Maria da Soledade Pereira Fernandes, e do noivo, seus Pais.
.
7 de Setembro
Em Viagem
Encontra-se na Bélgica em gozo de férias e de visita à Exposição Internacional de Bruxelas, o nosso colaborador e amigo, Sr. Eng.º António Russinho.
.
14 de Setembro
Casamento
Em Fátima, no passado dia 6, celebraram o seu casamento a Sr.ª D. Maria Emília Sequeira Faria de Sousa, filha do proprietário e industrial Sr. Elísio José de Sousa e de sua esposa Sr.ª D. Maria Teresa Faria de Sousa, com o Sr. Dr. João Carlos Cerqueira Correia
.
14 de Setembro
Um consagrado compositor beirão.
"Arlindo de Carvalho fala à Reconquista".
Arlindo de Carvalho é já um nome mais que conhecido no País, é um nome consagrado. Natural da vizinha povoação de Soalheira e muito conhecido em Castelo Branco, dispensa apresentação.
O acaso juntou-nos à mesa do café. A primeira pergunta surgiu naturalmente, depois de uma troca de impressões sobre o ambiente de Lisboa e o das nossas aldeias.
-- Qual o número das suas composições musicais, tão em voga e tão características pelo sabor folclórico beirão?
-- Só na Emissora Nacional há cerca de quarenta. Entre as composições folclóricas e outras eleva-se a mais de sessenta que têm sido cantadas por diversos artistas.
-- Quais as principais interpretes das suas canções?
-- Lurdes Resende, Maria de Fátima Bravo, Guilherme Kjoelner, Margarida Amaral, Maria Fernanda Soares, Maria Marise, Maria do Carmo, Simone de Oliveira e, especialmente, Gina Maria que foi a primeira interprete das minhas canções e que actualmente est+á a fazer um grande êxito numa digressão pela África… Entre as suas interpretações são de salientar o “Chapéu preto” e “Saudades da Beira”.
Etc… Etc…
.
14 de Setembro
Casamento
Na Igreja matriz de Oleiros realizou-se no passado dia 7, o enlace matrimonial do Sr. Álvaro Ferreira de Matos, funcionário da Câmara Municipal, com a Sr.ª D. Norlinda de Jesus Pires Vinagre, professora oficial na Foz do Giraldo e natural de Castelo Branco. Ao acto, a que assistiram numerosos convidados, onde se via a melhor sociedade de Oleiros, presidiu o Sr. Cónego Augusto António Romão que, na altura própria fés apropriada alocução, felicitando os noivos.
Seguiu-se a missa, dirigindo-se no final os convidados para casa dos noivos, onde lhes foi servido um fino e abundante copo de água, onde todos deram largas à sua alegria.
Foram padrinhos, por parte do noivo, o Sr. Alfredo da Silva Fernandes, presidente da Câmara Municipal e Esposa Sr.ª D. Maria de Jesus Fernandes, e da noiva, o Sr. António Bernardo Barata, funcionário do Tribunal de Contas e esposa D. Maria Deolinda Pires Miguel
..
14 de Setembro
Operação
Na Clínica do Dr. Peixoto de Meneses foi operado na passada 5ªfeira, o Sr. Dr. José Nunes Parro.
.
14 de Setembro
Liceu
É de 1195 o número de alunos que se inscreveram já nos vários anos do nosso Liceu.
.
21 de Setembro
Aniversário
Faz anos no dia 23 de Setembro a Sr.ª D. Maria Adelaide Caio.
.
21 de Setembro
Faz anos no dia 23 de Setembro a menina Maria da Piedade de Lencastre
.
21 de Setembro
Anúncio
O Dr. Rui Penha dá consulta, no sábado dia 27, na Casa de Saúde do Sr. Dr. Peixoto de Menezes.
.
28 de Setembro
Casamento
Realizou-se com toda a solenidade, no passado dia 20, às 12 horas, na Sé de Castelo Branco, o casamento do Sr. Eng. António Sarmento Lobato de Faria, natural de Lisboa, aluno brilhante do Liceu da nossa cidade, filho do Sr. Dr. António Maria José de Lemos Lobato de Faria, professor do ensino liceal e da Sr.ª D. Maria Teresa Sarmento Vasconcelos Faria, residentes em Santarém, com a gentil menina Maria Teresa Carrega Marçal Grilo, natural de Castelo Branco, filha do Sr. José António Marçal Grilo, conceituado comerciante desta cidade, e da Sr.ª D. Maria Carrega Marçal Grilo.
Presidiu à cerimónia do casamento e celebrou a missa o Revº Sr. Cónego Anacleto Pires Martins, vigário desta cidade, que proferiu, no momento próprio, uma bela alocução aos noivos.
Durante o casamento e a Missa esteva ao órgão o Sr. António Marques Duarte Silva, diplomado em “órgão” pelo Conservatório de Música, e primo do noivo. Foram padrinhos: da noiva, p Sr. José Carrega Marçal Grilo e sua Esposa Sr.ª D. Manuela Ferreira Pinto Marçal Grilo e do noivo p Sr. Comodoro Daniel Duarte Silva e a Sr.ª D. Albertina Duarte Silva.
Terminada a cerimónia na Igreja, foi oferecido, em casa dos pais da noiva, um fino copo de água, a todos os convidados, servido pelo Hotel de Turismo de Castelo Branco.
Os noivos que seguiram em viagem de núpcias pelo país e pelo estrangeiro, vão fixar residência em Coruche.
Uma prenda de Natal...



A capa é de Henrique Cayatte

Um Poema manuscrito escolhido pelo autor
...e um Poema impresso escolhido por mim.
Flores Abertas
E não sei se a primavera
já por aí decorria
ou se a minha juventude
como uma ilusão perene
fazia das noites dias
pondo luzimento em tudo.
Se era o destino que o queria
e nada estava interdito
ao desejo mais convulso
que o meu corpo percorria.
Aves o ar permeavam,
Nos campos flores abriam,
nas fontes recentes águas
do inverno confortadas
caiam de novo vivas.
Mas não sei se a primavera
Já por si s’espraiava
quando o meu corpo desperto
em fremir se afervorava.
O azul aves cruzavam,
nos campos flores abertas.
Bem hajas, António Salvado!...
21 dezembro 2008
Escrito no vento...
Em 1953, 27 de Maio, ... estivemos perto de uma hora a estudar e, no fim, concluí que se naquela altura me dessem um tiro na cabeça... a bala resvalava... tão dura eu a tinha!!
Em 1953, 31 de Maio, no baile do Carvalhão estavam só seis raparigas... Quatro estavam de luto!!... Foi uma espécie de frete que fizemos até às 7 horas. Apesar das circunstâncias, formaram-se vários pares. A Zezinha com o JJ, a Maria José Teixeira, da Normal, com o Ascensão, a irmã da Zezinha com o Biscaia e a Susana com o Fraústo. Andava lá a irmã do Carvalhão, a “chaga número um” do Liceu que, por bem, nos casou a todos com o respectivo par... Aquilo deu mesmo para aborrecer!...
Em 1953, 04 de Junho, “...estava encostada a uma coluna da entrada, com um vestido que lhe assentava lindamente e uns sapatos de salto alto. Um sonho!... Mas estava um tudo nada triste... No ensaio actuou, segura, como solista mas quando me encarava “desmanchava-se”, principalmente quando cantava:
... “Sozinha longe do mundo!”
Ai, solidão... solidão...
“Nunca soube o que era amor!”
... Ai, ai, ai... ai, ai...
20 dezembro 2008
19 dezembro 2008
Setubalense 1957 - Maio
Dr. Jacques Resina
Na passada quinta feira tomou posse do cargo de Director do Sanatório Marítimo do Outão que já ali exercia funções de primeiro assistente, desde 1954.
.
06-05-1957
Casamento
Na Igreja paroquial de Vila Nogueira de Azeitão, sendo celebrante o Revº Padre Galvão, realizou-se o casamento do sr. Alfredo Paulo Urbano Rendas, estimado funcionário das Finanças, filho do sr. Germano Augusto Rendas e da Srª D. Alice da Conceição Rendas, com a srª D. Adelina de Oliveira Constantino, filha do sr. Teócrito Constantino (já falecido) e da srª D. Madalena de Oliveira Constantino. Foram padrinhos dos noivos o sr. Aníbal Augusto Rendas e a srªD. Maria do Carmo Rendas Mendes e da noiva o sr. Henrique Louro Fernandes e sua esposa srª D. Adelina de Castro Fernandes.
Aos convidados foi servido um fino copo d' água, na Casa do Povo de Azeitão.
.
08-05-1957
Conferência no Liceu
Na 6ªfeira, pelas 15 horas, no Liceu de Setúbal, o sr.Dr. António Ribeiro dos Santos repete para os alunos do 1º ciclo, uma conferência que há dias ali realizou, integrada nas comemorações da Semana do Ultramar e subordina da ao título "Macau, terra portuguesa no estuário do rio das Pérolas".
.
11-05-1957
Aquisição de terrenos
Em seguimento de negociações realizadas com a srª D. Maria Luisa Domingues Medeiros, a Camara Municipal de Setúbal resolveu adquirir-lhe parte da sua propriedade denominada “Maltalhado" com uma área total de 35.385 metros quadrados, pela importância de 300.772,50 Esc, incluindo as edificações abrangidas naquela área. Da área total a adquirir, 15.040 m.q. destinam-se à construção de uma Praceta e outros arruamentos (Praceta D. Olga Morais Sarmento, a nascente do Bairro da Conceição) e os restantes 20.345 m.q., à venda em hasta pública, para construções particulares.
.
15-05-1957
Cultura
Idalino Cabecinha proferiu uma conferência na Sociedade Capricho Setubalense, intitulada "Franz Schubert, sua vida e obra" ilustrada musicalmente com gravações pertencente ao sr. Dr. Teixeira do Vale.
.
05-1957
Liceu
Os alunos do 1º e do 2º ano do Liceu seguiram esta manhã em excursão, respectivamente, para a chamada "volta saloia" e Santarém, tendo-se as camionetas concentrado na Praça do Quebedo.
.
20-05-1957
Um achado de moedas antigas.
Operários que se empregam nos trabalhos de saneamento, na rua de Fran Paxeco, encontraram hoje nas escavações a cerca de metro e meio de profundidade, uma grande porção de pequenas moedas de cobre que, pelo seu aspecto e pelas figuras que apresentam se presume serem muito antigas.
.
25-05-1957
Cultura
Um importante achado de moedas romanas
... um rápido exame, feito por pessoas competentes, a algumas dessas moedas, verificou-se serem da época romana, possivelmente do reinado do imperador Constantino, o que as situa à volta do ano 300 da Era Cristã, tendo portanto uma antiguidade de 1700 anos.
... outras escavações, ontem foi ali encontrada uma nova anfora de barro, mas esta intacta e contendo 42 quilos de moedas idênticas às achadas na véspera. Hoje esteve em Setúbal, para tomar conhecimento do achado, o Professor Manuel Heleno, director do Museu Etnológico Dr. Leite de Vasconcelos e professor de Arqueologia da Faculdade de Letras.
.
25-05-1957
Cultura
As moedas romanas de Tróino
I - Notas de Reportagem", pelo Dr. Marques da Costa.
.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
São sempre lindas as festas onde a mocidade canta e ri, na expressão máxima de toda a sua alegria. Por esse motivo, por se tratar de uma festa de gente moça e alegre, o espectáculo realizado pelos alunos do Liceu desta cidade, revestiu-se de um verdadeiro encanto.
Festa da Primavera! Uma linda Primavera a cantar e a sorrir em todos os corações!
A abrir o belo serão veio ao proscénio o distinto Reitor do Liceu, sr. Dr. Mendonça e Costa, em frases despidas de burilados, mas que lhe saiam de dentro da alma, dizer o muito do seu agrado pelo aprumo e disciplina dos seus rapazes, sempre tão ordeiros e cumpridores em todos os seus trabalhos escolares.
...e Veio então a primeira parte do espectáculo para a apresentação do Orfeão do Liceu. Sem desprimor para qualquer dos antigos professores de Canto Coral que têm passado por aquele baluarte de ensino, nunca vimos um conjunto tão primoroso. Ao simpático padre José Ávila que foi o animador indiscutível de todo o bonito espectáculo, se deve a brilhante forma como se apresentou o Orfeão e o encanto de todos os números executados.
.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
Com um professor assim, nunca pode haver maus estudantes!
Depois, seguiu-se a segunda parte do espectáculo com a farsa, em 3 jornadas, intitulada "O Fidalgo Aprendiz" da autoria do infortunado D. Francisco Manuel de Melo, e que foi, com outras do mesmo género, a origem da evolução do nosso Teatro desde o sec.XVII O professor sr. Dr.Ribeiro dos Santos explicou brilhantemente à escolhida assistência a vida atribulada do infeliz autor de "O Fidalgo Aprendiz" e o porquê daquelas três jornadas em que se divide a farsa. De notar o belo desempenho de todos os estudantes que, sem o auxílio do ponto disseram todos aqueles versos de cor, num à vontade e numa desenvoltura extraordinária. Não fazemos excepções porque não as costumamos fazer em espectáculos de amadores, porque se as fizéssemos teríamos que pôr em primeiro lugar aquela azougada Brites, desempenhada por Virgínia Vicente e o "vizinho" D.Gil Gogominho, entregue a António Salgado. Mas veio depois a última parte do programa "Tudo Canta!" e, então, o belo Serão Cultural atingiu o seu máximo encanto. O Padre José Ávila, irradiando simpatia e mocidade , apesar de já não ser uma criança, transformou aqueles belos quadros genuinamente portugueses em alegres motivos de vivacidade e colorido movimento.
.
27-05-1957
A Festa da Primavera no Liceu Nacional de Setúbal
E a linda festa terminou então em verdadeira apoteose de luz, vida e côr.
Festa da Primavera! Sim, uma linda festa de Primavera! E a gente moça cantou, como só ela sabe cantar! Ao espectáculo assistiram os srs. Governador Civil e Presidente da Câmara a quem o Reitor do Liceu agradeceu a sua valiosa comparência.
Assina este apontamento "A.F."
.
29-05-1957
Not.Pessoais
Com sua esposa srªD. Irene Perienes Ribeiro seguiu há dias para Bordéus o sr. Domingos Correia Ribeiro que fixou residência naquela cidade francesa.
18 dezembro 2008
A Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Foi no dia 13 de Dezembro que se realizou também a abertura do Ano Lectivo de 2008/2009.
.
Recordou-se a primeira aula que foi dada na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em 1983/84, de Microbiologia, pelo Professor Vergílio Pinto de Andrade
.
Pinto de Andrade não esconde a sua satisfação de ter visto a ESACB, a partir do zero, tornar-se “numa instituição que enche a todos de orgulho”, lamentando, porém, que o sector da Agricultura não tenha evoluído ao ritmo da Agrária, pois, “hoje é a Escola que tem de se adaptar às dificuldades do sector, um caminho que não será fácil, mas em que se continuarão a formar bons técnicos, sempre de acordo com as necessidades do mercado de trabalho”.
(…) Cada passo destes foi uma vitória, que dava corpo à ideia de que “a instalação de um estabelecimento de ensino superior, numa região deprimida do interior do país, pode constituir um pólo de desenvolvimento e atenuar as diferenças no acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo que fixa na Região uma massa crítica qualificada, que contribui, seguramente, para o desenvolvimento pretendido”.
…”Os alunos têm sido, ao longo destes 25 anos, a razão de ser da ESACB e os 2684 que completaram aqui os seus cursos, são bem a prova disso. Estas Comemorações são-lhes, em grande parte, dedicadas”
São palavras do Prof. Vergílio Pinto de Andrade, no dia em que a Escola Superior Agrária completou “bodas de prata”.
Cfr.Lídia Barata
in. "Reconquista"
de 18 Dez 2008
Escrito na pedra...
04 Dez 2008
.
"A verdade nunca é injusta;
pode magoar, mas nunca deixa ferida."
.
Eduardo Girão
As minhas turmas...1ºI - 1977/78
em 1977/78
.
Fui professor desta turma
em Ciências Naturais

Ana Cristina Soares Ribeiro Nascimento Oliveira
Ana Isabel Alves da Silva
Ana Isabel Seco
Ana Maria Fortuna Andrade
André Filipe Miguens Marques Barreto
António Jorge da Silva Maurício Pinto da Costa
Cecília de Fátima Paulino Vaz
Célia Maria Rosa Assembleia

Fernando Eduardo N.P.Brito
Francisco José Pereira Aníbal
José Augusto de Barros Ferreira
Manuel António Vitorino
Margarida Teresa Soares Ribeiro Nascimento Oliveira
Maria António Ferreira Pinto Basto Costa
Maria Catarina Vaz do Nascimento e Oliveira
Maria da Conceição Bettencourt

Maria Teresa Durães Albuquerque
Maria Vitória Aldeia Oliveira
Moisés Vinhais Rebelo
Rui Manuel Vicente Duarte Alves
Carlos José Cardoso dos Reis
Maria Teresa d’ Oliveira Pereira Pires dos Reis
Fernando Manuel Pereira Rocha Santos
Graça Maria Dias Belo
Nina Dias Ferreira Cunha Leite
Rosália de Jesus Rodrigues do Carmo
Teresa Justino Carlos Imperial
Maria Helena da Silva Camões
17 dezembro 2008
Um "apontamento"...
.
in "Público", no "Sobe e desce"
em 17 de Dezembro.
Dá que pensar...
.
in "Público", 1ªpágina, 17 de Dezembro
"Isto" é em Lisboa... E nos outros Municípios?!...
Jeu de Paume - Paris
Édouard Manet
1832 – 1883

Cfr. Carlo Munari
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
16 dezembro 2008
Escrito no vento...
Norman Guisins
15 dezembro 2008
14 dezembro 2008
Beira Baixa - Notícias de 1958 - Agosto
Anúncio
António Matos Pereira
Comunica aos seus clientes e amigos que durante o mês de Agosto o seu "Atelier de Alfaiataria" se encontrará encerrado em virtude de se ausentar para Barcelona, onde vai frequentar a Academia de Corte Racosa"
.
3 de Agosto
Novo Estabelecimento
Pastelaria Rosel
A nossa cidade conta desde o dia 29 do mês findo com mais um estabelecimento e, desta vez, de pastelaria cuja falta se fazia sentir no nosso meio.
As suas instalações modernas satisfazem inteiramente o público mais exigente e revelam o grande esforço dos seus proprietários senhores António Pires Correia e seus irmãos.
.
3 de Agosto
Homenagem
No último dia 27, realizou-se no Hotel de Turismo, um almoço de homenagem ao Dr. Armando Moradas Ferreira que exerceu nesta cidade o cargo de Delegado da Junta Nacional dos Produtos pecuários.
Constituíram a Comissão promotora da Homenagem o Eng. João Forte, Eng. Mário Fernandes e o Dr. Ribeiro Diogo.
.
3 de Agosto 691
Revº Padre Dr. Jorge
Após ter concluído o curso de Teologia Dogmática na Universidade de Salamanca, prestou juramento anti-modernista, perante o prelado da Diocese, o Revº Padre Dr. João da Assunção Jorge, numa cerimónia simples em que intervieram como padrinhos os Srs. Manuel Vivas, Pedro Vicente, Dr. Armando Sampaio, Dr. Ulisses Pardal e João Carlos Mendanha.
.
3 de Agosto
José Correia de Jesus Tavares
Nos Jogos Florais de Torres Novas conquistou o prémio do género Quadras Populares.
.
10 de Agosto
Casamento
No dia 9, na Igreja da Sé, realizou-se o casamento da menina Maria Isabel Nunes de Sousa, filha do Sr. Domingos Fradique de Sousa, comerciante nesta cidade e da Sr.ª D. Rosário Nunes de Sousa, com o Sr. Alferes Miliciano Virgílio Lopes Vaz, filho do Sr. José Lopes Vaz e da Sr.ª D. Maria da Conceição Lopes Vaz.
10 de Agosto
Falecimento
Faleceu no dia 1, com dois meses de idade, o menino João Esteves da Cunha Mota, filho do Sr. Eng. Alfredo José Teixeira Mota e da Sr.ª D. Maria Armanda Esteves da Cunha Mota.
.
10 de Agosto
Licenciatura
Novo Engenheiro
Na Faculdade de Engenharia do Porto concluiu o seu curso de Engenharia Civil o Sr. Olímpio de Jesus Mendes de Matos, filho do Sr. João de Matos Gonçalo e da Sr.ª D. Maria Mendes de Matos.
.
10 de Agosto
Licenciatura
Concluiu o seu Curso de Engenheiro Agrónomo, o Sr. António Nunes Crisóstomo Camilo, filho do Sr. António Carvalho Camilo, proprietário em Cafede.
.
10 de Agosto
Reverendo Padre José Alves Junior
Partiu para Lisboa, a fim de representar o nosso jornal nas cerimónias da posse do novo Chefe do Estado.
.
17 de Agosto
Exames de Estado na Escola de Enfermagem
Sob a presidência do Inspector da Assistência, Dr.João Henrique da Rocha Melo e com um júri constituído pelo Director e Professores da Escola e as monitoras das Escolas de Coimbra e desta cidade, fizeram Exame de Estado e obtiveram aprovação as novas enfermeiras seguintes:
.
Curso Geral de Enfermagem:
Celeste da Graça Amado
Ilda Ferreira Cardoso
Ivone Cândida de Sousa Leão e
Maria do Carmo Franco Dias.
13 dezembro 2008
As minhas turmas no Liceu 10ºA 1976/77
10ºAno - Turma A
em 1977 - 78
.
Fui professor desta turma
em Ciências Naturais

Ana Francisca Ventura
Ana Paula Grandela Nunes
Francisco José Flamino Correia Ribeiro
Graça Maria Correia Agostinho
José Miguel Oliveira Pereira Pires dos Reis
Maria Amélia Matos Bailador
Maria Beatriz Correia Barbosa de Matos
Maria Conceição Pereira Sousa
Maria de Fátima Correia Ribeiro
Maria Leonor Cipriano de Matos
Maria de Lurdes Justo Martinho
Maria da Luz Ferreira Martins Pitorra
Maria Raquel David Pereira Ventura
Maria Rosa Moreira Maia
Maria Sofia Soares Fonseca
Marina Zaida Almeida
Teresa Maria Moiteiro Teixeira
Vitor Manuel Vieira Augusto
Zita Maria Pereira Fortuna
António José doa Santos Soares
Foram ainda meus alunos, nesta turma:
Ana Paula Silva Bento
Frederico Manuel Figueiredo Gonçalves
Lucília Maria Parreira Pereira
Maria Dolores Diniz Aguizo
Virgílio Manuel Santos Severino
Vitor Manuel Marques da Silva
António Eugénio Mousinho Paulino
Deolinda Maria S.P.Pinto Pereira
Jorge Humberto André Car.Martins
Maria da Luz Ferreira Martins Pitorra
Rogério Manuel Mateus Almeida
12 dezembro 2008
Escrito na pedra...
11.12.2008
.
"Um homem fica desorientado depois de quatro copos, uma mulher depois de quatro beijos."
.
Henry Louis Mencken
jornalista e crítico americano
1880 - 1956
Setubalense 1957 - Abril
Lúcio Lopes Junior
Por motivo de aposentação deixou há dias o cargo de Chefe do Pessoal Menor do Liceu de Setúbal, que exerceu com inexcedível aprumo, zelo e dedicação durante 27 anos, o sr. Lúcio Lopes Junior
.
01-04-1957
Doménico Maia
O distinto Maestro sr. Doménico Maia foi distinguido pela Federação Portuguesa das Colectividades de cultura e Recreio, com o Diploma da Medalha de Instrução e Arte, galardão que lhe foi entregue pelo sr. Ministro da Educação Nacional, na última 6ª feira, na sede daquela colectividade.
.
15-04-1957
Not.Pessoais
Deixou de prestar serviço como médico interno no Hospital da Misericórdia o sr.Dr. Mário Moura, continuando todavia a exercer clínica naquele estabelecimento hospitalar. Ontem tomou posse como médico interno o sr. Dr.Fernando Braga de Almeida, de Ferreira do Alentejo.
.
17-04-1957
Edifícios escolares
A Câmara Municipal resolveu promover a construção de um novo edifício escolar nos Pinheirinhos, integrado no Plano dos Centenários.
.
17-04-1957
Biblioteca Municipal
O Revº sr. Padre João Homem de Figueiredo ofereceu à Biblioteca Municipal parte dos livros que constituem a sua Biblioteca particular e que excede largamente uma centena de volumes.
.
17-04-1957
Cidade
Fotos, Ldª
Com instalações simples mas atraentes, reabriu segunda feira a Fotos, Ldª de que é sócio gerente o nosso amigo Joaquim Piedade.
.
29-04-1957
Baile no Liceu
Os alunos do Liceu de Setúbal promovem no próximo sábado, dia 4, pelas 21 horas, um baile que se realiza no Salão de Festas daquele estabelecimento de ensino. O traje é de passeio. A entrada far-se-á pelo portão do lado Sul e, durante a noite, será fornecido no próprio Salão, uma pequena ceia. Os convites são distribuídos no Liceu pelo aluno Orlando Valdez.
O Reitor agradece a comparência de todos os Amigos do Liceu.
11 dezembro 2008
Alte Pinakothek - Munique
Bartolomé Esteban Murillo
1618 – 1682

Pequenos mendigos jogando dados
"Pintado por volta de 1670-1675. Dois rapazes estão sentados num terreno pedregoso junto de uma parede, jogando aos dados; um terceiro, de pé, à esquerda, come um bocado de pão enquanto um cão os olha, famélico. Um cesto de limões e uma bilha quebrada em primeiro plano, constituem uma natureza morta independente. Como em Rapazes comendo uvas e melões, sente-se fortemente a influência de Caravaggio. O quadro é do período de maturidade de Murillo; a escala cromática é mais intensa e os contrastes entre claro e escuro atenuam-se em favor da cor: a evidência plástica das formas cede as sugestões do espaço pictórico."
Cfr. Hermann Bauer
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
Escrito na pedra...
04.Dez.2008
.
“Nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento.”
.
Albert Einstein
Físico alemão
1879 - 1955
10 dezembro 2008
09 dezembro 2008
Conto de Natal...
É deste escrito que recolhemos algumas linhas que aqui vos deixamos:
.
“A acreditar no primeiro-ministro, dir-se-ia que vai sair a Lotaria de Natal às famílias portuguesas, que, e cito, "podem esperar, em 2009, ganhar poder de compra". Isto porque "podem esperar um melhor rendimento disponível em 2009 que advirá da baixa da Euribor" e "ver as suas despesas reduzidas com a gasolina, fruto da baixa do preço do petróleo".
.
Um pouco mais adiante, Teresa Caeiro acrescenta:
“E gostaria também de pedir ao engº Sócrates que tivesse a decência de não se apropriar de medidas que não foram da sua autoria, nem da sua responsabilidade. As taxas de juro vão descer porque o presidente do Banco Central Europeu decidiu cortar na taxa de referência Euribor; e a gasolina poderá ficar mais barata porque o barril de petróleo está a metade do preço nos mercados internacionais. Ainda assim, resta ver como se comportam as nossas empresas petrolíferas. Como sabemos, são muito expeditas a aumentar os preços, mas preguiçosas quando se trata de baixá-los.”
.
E termina a sua crónica de hoje, desta maneira, no mínimo, curiosa:
"Já percebemos que o primeiro-ministro anda em campanha eleitoral, mas escusava de nos tratar como crianças e podia poupar--nos aos seus contos de Natal fantasiosos. É que, hoje em dia, é mais fácil acreditar no Pai Natal do que no engº Sócrates."
Sobre o papel social da escola...
.
"Ora um departamento governamental que, a meio de uma greve com esta dimensão, divulga lhanamente que há muitas escolas abertas, só pode estar a gozar, ou a meter a cabeça na areia, à laia da avestruz. Ou então quem manda já não está tem condições para o decente exercício do poder. Se foi verdade que a ministra da Educação tinha pressionado os Conselhos Executivos para manterem as escolas abertas, impõe-se uma conclusão: as escolas não precisam de professores; apenas precisam de Conselhos Executivos para mandar nos funcionários, funcionários para abrir ou fechar os portões e para manter a cantina a funcionar e burocratas para inflacionar as notas; e, sem professores, a escola pode finalmente desempenhar um seu diminuto papel social - manter os miúdos ocupados num local seguro, enquanto os pais vão trabalhar."
.
Que nunca lhe "falte a tinta", meu caro Abílio de Carvalho, para escrever cartas destas que todos nós gostamos de ler...
Parabéns!... 09 de Dezembro
08 dezembro 2008
As "garotas" de Bosch Penalva..
publicava na sua caoa em
31 de Março de 1960
esta "cozinheira desastrada"...
.

Ao lado, sentado num escadote e olhando para ela, um "distraído" nem fazia alusão ao "esturro" que ia lá por atrás... Atento às leituras da "garota" apenas lhe dizia: "- Medo? Quê, meter medo a um homem como eu?!..."
A completar a página, uma cena de Carnaval...
Ele: - Que diz a passar uma tarde no inferno?...
Escrito na pedra,,,
em 7.Dez.2008
.
"Adoro a vida mas não temo a morte. Prefiro é morrer o mais tarde passível."
.
Georges Simenon
escritor francês
1903 - 1989
07 dezembro 2008
António Alçada Baptista

António Alçada Baptista, em Setúbal em 5 de Maio de 1980
António Alçada Baptista nasceu no dia 29 de Janeiro de 1927, na Covilhã.
Frequentou um colégio de jesuítas, em Santo Tirso, e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, em 1950.
Fundou a revista “O Tempo e o Modo” que marcou a Geração de 60 e de que foi Director entre 1963 e 1969. Foi Director da “Moraes Editora” a partir de 1957.
Alçada Baptista exerceu a advocacia e esteve sempre ligado ao jornalismo, à edição e à política, em especial durante o regime salazarista. Foi ainda cronista. Identificado por muitos como "o escritor dos afectos". Foi candidato pela Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional em 1961 e 1969, tendo sido assessor para a cultura do Professor Veiga Simão quando Ministro da Educação da Educação Nacional.
Colaborou com várias publicações como A Capital, o Semanário ou a revista Máxima, tendo também participado em programas de rádio e televisão.
Actualmente, desempenhava o cargo de Director da revista Oriente, publicação da Fundação Oriente.
Criador do Instituto Português do Livro, foi seu presidente até 1986..
Desde 1989 que era correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Oficial da Ordem de Santiago, recebeu, em 1983, das mãos do Presidente Ramalho Eanes a Ordem Militar de Cristo e, em 1995, foi-lhe entregue pelo Presidente Mário Soares a Grã-Cruz da Ordem do Infante. Com a eleição do Presidente Jorge Sampaio, em 1996, foi nomeado seu colaborador.
Com uma vida pautada pelas preocupações político-sociais, sempre defendeu o espírito democrático e a liberdade.
.
António Alçada Baptista esteve em Setúbal, em 5 de Maio de 1980, a convite da Direcção do Clube Setubalense e ali realizou uma palestra de muito interesse.
.
Deixamos aqui um abraço sentido à Maria Isabel Alçada Baptista, sua irmã, nossa colega de curso e professora que foi do Liceu Nacional de Setúbal.
Beira Baixa - Notícias de1958 - Julho
Casamento
Celebraram o seu casamento na capelinha de Nª Sr.ª de Mércules, a gentil Sr.ª D. Maria Regina Oliveira Nunes e o Sr. Manuel Afonso Gregório Lopes, regente agrícola em serviço na Fábrica de lacticínios de Alcains.
.
6 de Julho
Nascimento
Na sua residência, deu à luz uma menina no dia 1, a esposa do Sr. José dos Reis Sanches Júnior, Sr.ª D. Maria Teresinha Domingos Sanches.
.
20 de Julho
Aniversário
Fez anos no dia 13, a menina Maria Margarida Santos Vaz Pardal, aluna do 3ºano do Liceu.
.
20 de Julho
Aniversário
Faz anos no dia 23, o Sr. Lúcio Ribeiro Costa.
.
20 de Julho
Aniversários
Fazem anos no dia 24, as meninas Maria Natália e Maria Domingas, filhas do nosso amigo Sr. Domingos Cardoso (Hotel Turismo)
.
20 de Julho
Casamento da Julieta Heitor
Realizou-se em Lisboa, na Igreja de S. João de Deus, no passado domingo, o casamento da Sr.ª Julieta Godinho Chamiço Heitor, gentil filha do Sr. Tenente-Coronel Américo Chamiço Dias Heitor e de sua Esposa, Sr.ª D. Deolinda Godinho Heitor, com o Sr. João Marques dos Santos, estudante de Medicina, natural de Mação, Depois do copo de água servido nos salões da Cooperativa Militar, os noivos, que fixam residência em Lisboa, seguiram em viagem de núpcias pelo norte do país e Espanha.
.
20 de Julho
Desporto
Entrevista com Felix Santiago (Um homem aprumado, argentino, que foi jogador/treinador do Sport Benfica e Castelo Branco. Um Senhor que deixou imensas amizades na cidade)
“Sou profissional desde os 20 anos. Conto presentemente 28 anos de idade, esperando jogar ainda mais umas épocas.”
“Como tivesse sido abordado por elementos de Castelo Branco e me fossem oferecidas condições que reputo vantajosas, dei do facto conhecimento à direcção do meu antigo clube e, como profissional, aceitei!
.
20 de Julho
Tiro aos Pombos
Classificação final (após as três provas disputadas)
1º - Alberto Romãozinho, de Cebolais de Cima , com 8 pontos.
2º - Octávio Barata, de Castelo Branco, com 6 pontos.
3º - Tomás Marques, de Pinhel, com 5 pontos
4º - António Moura, da Guarda, com 4 pontos
5º - António Plácido, da Covilhã. 3 pontos.
.
Com 26 atiradores inscritos, o torneio decorreu bastante animado e todos os atiradores conquistaram valiosas taças, medalhas de prata e prémios pecuniários.
.
20 de Julho
Provas de aproveitamento no Jardim-Escola
Crianças que prestaram provas de aproveitamento em Leitura, Escrita, Aritmética Desenho e Trabalhos Manuais no ano lectivo de 1957-1958:
.
.......Viveiro
António Manuel Marroio Andrade Pinheiro
António Manuel Pardal Diogo Belo
Eugénia dos Anjos Lopes Correia
Florbela Augusta Correia Roldão Pinheiro
Francisco José Louro Baptista Fradinho
Hermínia Maria Martins
Joaquim Teixeira Pires
José Eduardo Cardoso Lourenço
José Manuel Cardoso Baptista
Luís Manuel Ramos da Silva
Helena Maria Agostinho
Maria José Pinto Lourinho
Rui Lopes Penha Pereira
José Alberto Mourão Ferreira Cachado
José Luís Domingos Reis Sanches
João Carlos Trindade Mendes Guerra
Maria Beatriz das Neves
Maria Irene Sousa Ribeiro
Maria Carminda Santos Reis Fazenda
Georgina da Piedade Tomé dos Santos
Maria Filomena Morgado Mógas
......- Com a classificação de Muito Bom
.
.......2ªSecção
Joaquim de Oliveira Lopes Dias
Jorge Manuel Ramos Tomás
Maria Rosa Teixeira Salvado
Eduardo António Rodrigues dos Santos e
Wander Ferreira de Matos Rafael
......- Aprovados
.
José Dias dos Santos Pires,
Maria Eugénia Moreno Gardete Correia
José Manuel Monteiro Ferreira Salgueiro
Jorge Miguel Dias Mira do Foro
António Manuel Tavares de Proença de Abrunhosa
Maria Genoveva de Curado Gomes
Carlos Manuel de Matos da Silva Nogueira e
Ulisses Maria de Matos da Silva Garrido
- com a classificação de Bom
.
Alexandre José Cardoso Morgado Duarte
António Miguel Roxo Covas
João Augusto da Fonseca Ramos Ferreira
João Francisco da Fonseca de Sousa Lé
Luís Manuel Antunes Bispo e
Marcelino Barata dos Santos
- com a classificação de Muito Bom
.
3ªSecção
Maria Filomena Pardal Diogo Belo
Vicente José Farromba Ribeiro
Francisco Pires Antunes e
João de Deus Pires Antunes
- com a classificação de Bom
António Manuel dos Santos Salavessa
Carlos Henriques Faria Crisóstomo e
João José Moura de Oliveira Lopes
- com a classificação de Muito Bom
.
20 de Julho
A nova Igreja dos Padres Redentoristas
A Comunidade dos Padres Redentoristas, como se sabe, está a construir na Avenida Nun'Álvares, a Igreja de Nª Sr.ª de Fátima.
Com o fim de angariar receita que lhe permita continuar as obras, que foram interrompidas, aquela Comunidade promove no próximo domingo, 27, no parque da Cidade, um espectáculo em que será exibida da fita "Fátima, pórtico de Glória" e durante a qual se fará também ouvir a Orquestra Típica Albicastrense.