Páginas

09 abril 2007

Vai haver eleições...

Em Maio vai haver eleições na Escola!

Fui encontrar no “miolo” dos meus arquivos, umas quantas fotografias que nos lembram alguns momentos que marcaram a História recente da nossa Escola!

Em 26 de Maio de 1987, numa Sala dos Professores que já ninguém recorda, foi instalada a Mesa da Assembleia Geral dos Professores que elegeu o Conselho Directivo para o triénio seguinte.

Já nem sei quantas listas se apresentaram a sufrágio… Nem sei se houve mais do que uma! Quase sempre a luta que se estabelecia era entre uma Lista única e o "voto contra"… ou a abstenção!...

O “frete” de se passar um dia inteiro junto da urna dos votos era atenuado pela entrada dos suplentes que, de vez em quando, substituíam os “titulares” naquela função de Mesários da Assembleia de Voto.

Também muitos professores por ali apareciam para se inteirar das percentagens da votação, para conversarem, para largar umas larachas e contar as últimas “anedotas” … E o tempo ia passando até às 20 horas, o momento em que terminavam as votações e se iniciava o escrutínio.

Em 25 de Junho de 1987 faziam parte desse “grupo interessado” alguns Colegas nossos de quem temos uma saudosa memória como o Chico Albuquerque e o Maurício e outros, felizmente ainda por cá, mas, na altura, um tanto mais novinhos…
.
Não se vê a "urna dos votos" mas reconhecem-se com alguma facilidade, da esquerda para a direita, a Carla Canelas, o Domingos Farinha, o jjmatos, a Ema Nice, o António Maurício e o Francisco Albuquerque.

.

Outro momento junto da Mesa da Assembleia, com as professoras Carla Canelas, corrigindo testes(?) e Helena Cabeçadas trocando impressões com o Ernesto Vitorino.

.
Mais recentemente, em 13 de Maio de 1996, realizou-se uma Reunião Geral de Professores que decidiu a data das eleições e elegeu uma Mesa da Assembleia Geral, a realizar no dia 22 de Maio, na Sala dos Professores, para proceder à eleição do Novo Conselho Executivo. (não sei se era esta a designação própria, naquela altura.)
A constituição da Mesa que foi proposta, e eleita rapidamente por unanimidade, era constituída pelos Professores jjmatos, Zaida Albuquerque, José Manuel Andrade, Celeste Calejo e Francisco Torres.

Recordo um "apontamento" da Memória que na altura escrevi::

“Passou-se depois à constituição da mesa eleitoral para a votação das listas a apresentar a sufrágio. Como não havia listas pré formadas, nem individualmente surgiram voluntários, a Raquel propôs a lista que se segue e foi aprovada por aclamação, com muitas... palmadas.
João Matos
Zaida Albuquerque
José Manuel Andrade
Celeste Calejo
Francisco Torres”
.

Como estava previsto a Eleição decorreu no dia 20 de Maio de 1996.


Os Professores José Manuel Andrade, jjmatos, Zaida Albuquerque e Francisco Torres. Desta vez vê-se bem a urna que recolheu os votos ao longo de todo o dia.
.

Já não me lembro como era constituía a lista única que concorreu e ganhou... depois de uma luta de bastidores bastante animada, no decorrer do dia, para evitar uma abstenção muito elevada que transformasse aquele acto apenas numa vitória moral.... Mas isso nem interessa agora...

"Às 20 horas encerraram as urnas... e verificou-se, após escrutínio rápido, o seguinte resultado:

Número total de eleitores . . . 202
Número total de Votantes . . . 145 -- 71,78 %
Abstenção . . . . . . . . . . . . . .
57 -- 28,22 %
Número de votos expressos . . 145
Número de votos Sim . . . . . . 115 -- 79,31 %
Número de votos Não . . . . . . . 19 -- 13,10 %
Número de votos em Branco . . . 9 -- 6,21 %
Número de votos Nulos . . . . . .. 2 -- 1,38 %

Quando quisemos fazer a Acta da Sessão, já tinha fechado a Reprografia e não havia os impressos próprios, pelo que a Acta só amanhã será afixada."

Nas próximas eleições de Maio/07, provavelmente não haverá continuidade... Os Professores da Escola parece terem deixado de acreditar no presente. O actual Conselho Executivo sente como ninguém esse "afastamento" do "povo que vota"... Mas o que é certo, é que ninguém quer arriscar o mínimo de nada... E já se fala, à boca fechada, que um grupo recem chegado à nossa Escola irá tomar, de mão beijada, as rédeas do seu comando.Para vergonha de todos nós...

Cipriano Dordio... Mendonça e Costa... Armindo Gonçalves...devem dar voltas na sepultura! Raquel Cardoso...Luis Capela... devem "sorrir" com algum desdém, mas também com alguma pena...

Vamos confiar na "meditação" que os bons Professores/as da nossa Escola terão de fazer ao analizar este problema. Que parece grave!... Devemos ter fé no destino da nossa Escola!... Abaixo, o desinteresse!

Espero que a crise seja superada da melhor forma...

Sem comentários: