De 1950 a 1953, Watson trabalhou no Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge, com o biofísico britânico Francis Crick.
James Watsom - nos anos 50
Em 25 de Abril de 1953 é publicado na revista Nature, em uma página apenas, o trabalho de ambos em que explicam as suas ideias sobre a Estrutura do DNA.
Faltavam uns meses para terminar o meu 7ºAno e recordo vagamente de ter ouvido uma referência a tal feito, pela nossa Professora de Ciências Naturais, Drª Julieta Neves, que tinha tanto de “embirrante” como de excelente e actualizada professora!... Só anos mais tarde me apercebi da importância que tinha a informação que nos transmitiu naquele final de ano… e final de Curso Liceal, no Liceu de Castelo Branco.
Muitos anos mais tarde, todas estas teorias “aterravam” nos programas de Biologia dos Cursos Secundários, do 10ºAno e do 12ºAno e, a partir daí as moléculas de DNA, de RNA e a síntese das moléculas proteicas que delas podiam surgir… foram quase “banalizadas”.
Francis Crick - nos anos 50
.
Francis Crick faleceu em 28 de Julho de 2004, com 88 anos, vítima de cancro, em San Diego, na Califórnia. Tinha 37 anos quando publicaram o trabalho que esteve na base do Nobel. Watson era bem mais novo… tinha apenas 25 anos! Está agora em Lisboa e tem 78 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário