Páginas

26 abril 2007

Beira Baixa - Notícias de 1952 - Maio

5 de Abril
União Nacional - Comissão Distrital
Ficaram eleitos como efectivos os senhores:
Dr. António Correia
Dr. José Augusto Pinto da Rocha
Dr. José Ranito Baltazar
Dr. Simplício Barreto Magro
Fernando Maia Aguiar (suplente)


5 de Abril
Novo estabelecimento
No dia 1 do corrente abriu em Castelo Branco uma nova casa de rádio denominada Rádio Técnica da Beira, na rua J.A.Morão, nº 86. O seu proprietário é o sr. Américo Nunes dos Reis que está de parabéns. (era o Pai do nosso colega e Amigo Rui de Oliveira Nunes, o “Rónias”)


10 de Maio
Inauguração da Estátua de Nuno Álvares Pereira
No dia 3 do corrente realizou-se no Liceu de Castelo Branco a inauguração da estátua do Santo Condestável, no átrio do Edifício.



Reconhecem-se, à esquerda, o Dr. José Lopes Dias e, à direita, o Capitão Carreto, que era o comandante da P.S.P., o Dr.Augusto Duarte Beirão, Presidente da Câmara, D. António Ferreira Gomes, Bispo de Castelo Branco e Portalegre, o Dr. Joaquim Sérvulo Correia, ex-Reitor do Liceu e o "mentor" da Estátua inaugurada e o Dr. Alberto Trindade. À esquerda, ao fundo e lá no alto, o Luís Nuno Ferraz de Oliveira.
.

A cerimónia revestiu-se da maior solenidade e a ela assistiram, além do Corpo Docente e Alunos do Liceu, as autoridades civis, militares e eclesiásticas.. Proferiram discursos alusivos ao acto e ao alto significado da cerimónia, o Reitor do nosso Liceu sr. Dr. Gomes de Pina, o Dr. Sérvulo Correia, antigo Reitor e autor da iniciativa agora realizada, e sua Exª Revª o Bispo de Portalegre, D. António Ferreira Gomes que, por fim, acolitado pelo Revº Pároco de Castelo Branco, Padre Assunção Jorge, benzeu a Estátua.


O Sr.Videira, contínuo do Liceu, é a figura central desta foto, logo a seguir ao Santo Condestável.
Depois sãos os porta-estandartes: a Susana Vaz Oliveira e o António Morgado
No meio desta pequena "multidão" ainda podemos identificar a Graça Candeias Martinho, a Maria de Jesus, a Maria do Carmo Severino Beirão (meio encoberta atrás do sr.Videira), o Armando Lourenço Rodrigues, o Augusto Gomes e o Manuel Tavares Monteiro.

A Estátua assente num pedestal de granito regional constitui uma obra muito apreciável de escultura e dá uma ideia perfeita da alta figura que representa. Fê-la o distinto escultor Raul Xavier que também estava presente e foi muito felicitado.


10 de Maio
Na noite desse mesmo dia, os alunos do 7ºAno fizeram a sua festa no Salão do Ginásio do Liceu com a representação de uma peça alusiva à figura de Nun' Álvares, de que foi ensaiador o distinto professor do nosso Liceu, sr. Dr. João do Nascimento Mansinho, recitações e bailados, estes ensaiados pela professora srª D. Maria Sofia de Vasconcelos Guimarães ( Riba Tâmega)
O Orfeão do Liceu que foi ensaiado pela srª D. Maria de Lurdes da Conceição Monteiro, professora de Canto Coral da Secção masculina, fez-se ouvir em vários trechos do seu escolhido reportório.


17 de Maio
Com a data de 10 de Maio foi recebida na Presidência da Câmara de Castelo Branco o seguinte e amável ofício:

El Alcaide de Cáceres Procurador en Cortes
Exmº Sr. Presidente de la Câmara Municipal
Castelo Branco

Distinguido Sr. mio y compañero:
Las professoras y Alumnas de la Normal de esta capital que han realizado una excursion a esa bella Ciudad de la que es Vd. jefe Administrativo, vienem encantadas del trato que com exquisita delicadeza les han rendido Autoridades, Corporaciones y vecindario de Castelo Branco, cumpliéndome la obligación de mostrarle mi sincero agradecimiento y expressarle la seguridad de que Cáceres desea se presente la oportunidad de corresponde a tan finas atenciones.
Me es grato afrecerme suyo
S. y Compañero q.e.s.m.
Firmado: Francisco Elviro Meseguer
10 -- Mayo – 1952


17 de Maio
Dr.Jorge Seabra
Recordando o passado "Uma trupe."

24 de Maio
Morre em Lisboa o estudante João Augusto Sarafana Maia Aguiar; tinha apenas 18 anos.

31 de Maio
Orfeão de Leiria
No Cine Teatro Vaz Preto exibiu-se na 2ªfeira passada, em espectáculo de benefício à Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, o Orfeão de Leiria e o seu Grupo dramático.
Fez a apresentação o sr.Dr.Frade Correia e foi madrinha a menina Maria da Piedade Lencastre.
A casa estava cheia e o espectáculo agradou, tendo o Orfeão da distinta direcção do sr.Dr.José Pais de Almeida e Silva correspondido à grande fama de que geralmente goza.

Sem comentários: