Páginas

23 janeiro 2007

O Chico Romãozinho

Há quase 50 anos que mantenho um “cordão umbilical” que me liga semanalmente a Castelo Branco. Dá pelo nome de “Reconquista”… É um semanário de excelente qualidade!
A primeira página do último número, saído no dia 18 de Janeiro, mostra-me em destaque, um Amigo que já não vejo há muito tempo e que deixou há muito de ser o “miúdo” com quem convivi em Alpedrinha, em algumas férias de verão nos anos 50…


Trata-se do Francisco Romãozinho, “um dos três portugueses que ganharam o Rali de Portugal, na sua versão internacional”. que se prepara agora “para receber um dos mais ilustres galardões atribuídos pela Federação de Automobilismo e Karting: o Prémio Carreira".

Filho de um muito considerado médico de Castelo Branco, o Chico Romãozinho era filho único e, aos onze ou doze anos, era um rapaz tímido que o pai desejava mais aberto... Sabendo que um grupo de amigos costumava fazer umas férias de verão em Alpedrinha, acampando na Quinta do Dr.Sá Pereira, junto à Capela do Anjo da Guarda, a meia encosta entre Alpedrinha e a Portela do Homem, o Dr.Romãozinho pediu ao Luís Grilo que levássemos connosco o seu rebento...para ver se ele "arrebitava" um pouco. E o Chico Romãozinho foi connosco! E "arrebitou" como o Pai desejava...
Portou-se bem, foi um bom companheiro e aprendeu umas coisas...

Esta foto, onde o Romãozinho está connosco, foi obtida em Agosto de 1956.

No sentido doa ponteiros do relógio, começando da esquerda, vemos o Joaquim Manuel Lopes, o jjmatos, o Júlio Galvão, o Tó Sá Pereira (que mais tarde foi médico em Setúbal, no Hospital de S.Bernardo e era filho do Dr.Sá Pereira que nos cedia anualmente aquele paraíso), o Francisco Romãozinho, o João Salavisa Vicente, o António Manuel Morais, o Rafael Gamas, o Júlio Geirinhas, o Eduardo Grilo e o irmão Luis Marçal Grilo.
.

Em Setembro de 1958, com o António Carreto Curto e o Pires Antunes,no casamento do meu irmão Olímpio.
.
3 de Setembro de 1958
Da esquerda para a direita:
António Alberto Grilo, Dr.Dias de Carvalho, Luis Marçal Grilo, Albano Pina (?), Eduardo Grilo, jjmatos, os noivos, NN, António Carreto Curto, António Pires Antunes e Francisco Romãozinho.

Entre esta foto, tirada quando tinha 16 anos, e aquela que surge esta semana na primeira página da "Reconquista", passaram por nós, e também pelo Chico, 48 anos...
... e, entretanto, tal como diz a notícia,"este albicastrense, junta à excelência do seu precurso desportivo, uma bem sucedida carreira na área da gestão e administração: foi director da Citroen Portugal, administrador da Siva e presidente da Fiat Portuguesa.

Um abraço amigo para ti, Francisco Romãozinho

do jjmatos

Sem comentários: