Páginas

29 janeiro 2007

António Alçada Batista - 29.Jan.1927

António Alçada Batista faz hoje 80 anos.
Parabéns!...

António Alçada Baptista nasceu na Covilhã no dia 29/01/1927.

Frequentou um colégio de jesuítas e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Aqui exerceu advocacia entre 1950 e 1957.

Em 1961 e 1969 foi candidato pela Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional e, de 1971 a 1974, foi assessor para a Cultura do então ministro da Educação Nacional, Prof. Veiga Simão Foi presidente do Instituto Português do Livro tendo presidido antes aos trabalhos da sua criação. Tornou-se conhecido como autor com a publicação do primeiro volume da obra Peregrinação Interior – Reflexões sobre Deus (1971).
Com a eleição de Jorge Sampaio para Presidente da República, foi nomeado seu colaborador. Obras: Documentos Políticos (crónicas e ensaios, 1970), Peregrinação Interior I – Reflexões sobre Deus (1971), O Tempo das Palavras (1973), Conversas com Marcello Caetano (1973), Peregrinação Interior II – O Anjo da Esperança (1982), Os Nós e os Laços (romance, 1985), Catarina ou o Sabor da Maçã (novela, 1988), Tia Suzana, meu Amor (romance, 1989), O Riso de Deus (romance, 1994).

'Eu sou um boémio de espírito. Não sou um escritor'

.
Conheço de há muito este intelectual de esquerda pelas posições políticas assumidas nos finais da década de sessenta quando era muito difícil para toda a gente manter uma postura vertical correcta. Um conhecimento mais próximo surgiu por interposta pessoa, a sua irmã Maria Isabel Alçada Batista, minha colega de turma no Liceu de Castelo Branco e, mais tarde, nos últimos anos do Curso de Ciências Biológicas na Universidade do Porto… a Bita como a tratávamos então. Anos mais tarde, no início da década de 70, a Maria Isabel Alçada Batista foi Professora de Biologia aqui no Liceu de Setúbal durante um ou dois anos.

.
Mas foi em 1980 que tive a oportunidade de contactar um pouco com o Dr.António Alçada Batista numa altura em que a Direcção do Clube Setubalense o convidou a proferir uma Palestra aqui em Setúbal.

Clube Setubalense - 15 de Maio de 1980

.
Coube-me a mim e ao Arquitecto José Luís Nascimento a tarefa de o irmos buscar a Lisboa. Descemos a rua de São Marçal, à Politécnica, ao fundo da qual morava e ali nos recebeu com muita urbanidade. E lembro-me que fizemos uma viagem bem agradável ouvindo dissertar, sobre os mais variados temas, o Conferente dessa noite no Salão Nobre do Clube Setubalense e de uma forma tão simples e agradável que quase nem demos pela viagem.


São dessa noite as fotografias que aqui registamos.

Sem comentários: