Páginas

02 janeiro 2007

Beira Baixa - Notícias de 1950 - 2ºTrimestre

8 de Abril
Serão Cultural
No próximo dia 15, pelas 22 horas, no Salão Nobre do Antigo Liceu de Castelo Branco, (Paço do Bispo), a Comissão da Beira Baixa para as "Obras Sociais dos CTT" realiza um Serão Cultural e Recreativo que promete ser muito interessante.

15 de Abril
Anúncio
Se quer ter boa disposição a qualquer hora do dia ou da noite...
beba só cerveja das marcas Sagres e Pérola.
Agentes em Castelo Branco
António de Jesus Pardal

15 de Abril
Nª Srª de Mércules
Com a tradicional romaria, realizam-se nos próximos dias 23 (Domingo do Bom Pastor) e 24 do corrente, as Festas de Nossa Senhora de Mércules e Santa Eufémia, nos arredores Nª Srª de Mércules da nossa cidade.

6 de Maio
Anúncio
100$00
Guilherme Lívio Sequeira tem em seu poder esta quantia que encontrou na Av. Marechal Carmona.
Se no prazo de 15 dias não aparecer quem a requeira com verdade, a mesma será entregue na Sopa dos Pobres.

6 de Maio
Em 2 de Maio, passou o 2ºaniversário da Sagração do Senhor D. António Ferreira Gomes, como Bispo da nossa Diocese.

13 de Maio
Anúncio
100$00
Em complemento ao anúncio publicado na semana anterior, informa-se que foram entregues ao sr. Capitão Joaquim França, a quem pertenciam.

13 de Maio
A visita do Benfica a Castelo Branco
Deu ensejo a grandes manifestações de simpatia pelo popular Clube e constituiu uma bela jornada desportiva.
Sport Lisboa e Benfica, 4 - Associação Desportiva, 1
O "reporter" Octávio Barata, que assina este artigo, termina dizendo:
Quanto ao trabalho do árbitro sr. Aníbal Feijão, sinceramente não foi agradável de seguir"
As equipas:
Benfica: Bastos (Contreiras); José da Costa e Fernandes; Clemente, Moreira e Cesário; Corona (Lourenço), Arsénio, Júlio (Teixeira), Arsénio(!!?) e Pascoal.
Castelo Branco: Trabuco; Carralo e Caetano; Ventura, Marzia e Craveiro; Martins Gomes, Barata, Vitorino e Lisboa (Carralo II).

13 de Maio
Liceu Nun' Álvares
Récita Académica
Na passada 4ªfeira, os estudantes do Liceu de Castelo branco deram uma récita no Cine TeatroVaz Preto.
Os objectivos principais desta récita -- disse-o o sr.Reitor do Liceu nas palavras de abertura -- foram proporcionar à cidade, a verificação pública do nível cultural e educativo do nosso Liceu e a obtenção de alguns fundos para pôr a funcionar a cantina escolar, tão necessária e útil para uma grande parte dos alunos. E se quanto a este último, o resultado não é animador, apesar da numerosa assistência que enchia por completo a casa de espectáculos...
E o articulista finaliza:
... e esta não podia ser melhor nem mais positiva para firmar o justo crédito do Liceu como meio de cultura e instrução que honra a nossa cidade e constitui orgulho dos albicastrenses. Estão de parabéns Castelo Branco e, muito especialmente, professores e alunos. Daqui felicitamos vivamente o sr. reitor Dr. Joaquim Sérvulo Correia.

20 de Maio
Anúncio
Vale do Romeiro
Vende-se o campo de Jogos e as terras de vinha e olival confinantes. Recebe propostas, para venda em globo ou em parcelas, José Ordaz Pinto Cardoso, Quinta do Vale do Romeiro -- Castelo Branco.

20 de Maio
Foi nomeado Comandante do Terço Independente nº44, da Legião Portuguesa desta cidade, o sr. Capitão Nuno Viriato Tavares de Melo Egídio, Do Batalhão de Caçadores nº6.

20 de Maio
Engº Manuel Valente
Em viagem de recreio partiu para Espanha e França este nosso amigo que se fazia acompanhar por sua Exmª Esposa e por seu irmão sr. Artur Valente. Que façam boa viagem e regressem cheios de saúde...

24 de Maio
Acidente
Desastre de Viação
Quando pelas 3 horas da manhã do dia 17 do corrente, a srª D. Amélia Eugénia Franco da Fonseca Duque Vieira regressava no seu automóvel a Castelo Branco vinda de Portalegre acompanhada de outras pessoas das suas relações, tiveram um grave acidente.
Ao que parece, o automóvel em que viajavam caiu para um aterro, dando em resultado ficarem com ferimentos de certa gravidade alguns dos seus ocupantes e, em especial, a srª Drª D. Júlia Frade, distinta professora do Liceu.

24 de Maio
Nascimento
Com muita felicidade deu à luz, no dia 21 do corrente, uma robusta criança do sexo feminino, a srª D.Maria de Moura Pinheiro Pinto Garcia, esposa do sr. Dr. Luís Pinto Garcia.

3 de Junho
Política
Anúncio de 1ªpágina
Ao povo de Castelo Branco
Sua Exª o Ministro do Interior, Engenheiro Cancela de Abreu chega a esta cidade, hoje, sábado, pelas 20 horas"

10 de Junho
Anúncio
A Minha Loja, na rua da Páqueixada, em Castelo Branco, apresenta uma nova remessa de atoalhados ao preço de Fábrica.
Pano turco branco e cores, eram de 10$00, agora 7$50
Toalhas o que há de melhor, larg. 1,50m 27$60
Panos higiénicos cada. .2$00
e muitos outros artigos em tecidos para vestidos a preços sem competência.

10 de Junho
Falecimento
No dia 4 de Junho, faleceu com 75 anos, o sr.António Monteiro Folgado, comerciante muito antigo nesta praça.

10 de Junho
Festas Populares
Santo António
Terá lugar amanhã pelas 12 horas a festa em louvor do grande taumaturgo português, Santo António de Lisboa que constará de Missa cantada e Sermão por..., distinto orador sagrado, estando a parte coral da missa entregue ao grupo da Exmª Srª D.Maria José Trigueiros.
Pelas 17 horas haverá uma grandiosa e importante procissão com o seguinte itinerário:
rua dos Oleiros, rua Alfredo Keil, rua Mousinho Magro, Largo e rua do Espírito Santo, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, rua Presidente Sidónio Pais, Largo do Comércio, rua das Olarias e Sé

17 de Junho
Acção Social
Visitas generosas
Mais uma vez a Sopa dos Pobres de Castelo Branco teve a agradável visita de duas distintas professoras do nosso Liceu, as sras. Drª D..Maria Alice Barata Salgueiro e Drª D. Maria Clara Gouveia e de numerosas alunas daquele estabelecimento de ensino..
Ao que parece igual visita fizeram ao Hospital da Misericórdia e ao Asilo da Infância Desvalida e não menores ofertas lá deixaram.

Sem comentários: