Páginas

07 janeiro 2007

Na Casa de Chá do Bonfim

Apesar da data, o periódico não mentia...
Em 1 de Abril de 1961, o jornal "Setubalense" levava aos leitores a seguinte notícia:

"Parque do Bonfim
Na última sessão camarária foi deliberado, por escrutínio secreto, adjudicar à Srª Wally Wemhoener, a exploração do Restaurante e Casa de Chá do Parque do Bonfim, a inaugurar brevemente."

Casa de Chá e Espelho de Água

.
Lembro vagamente a imagem da alemã que se propôs explorar este agradável espaço no Parque do Bonfim, que acabava de passar por uma bonita remodelação levada a cabo pelo então Presidente da Câmara, Major Magalhães Mexia.

Acompanhei de perto as obras que na altura estavam a decorrer em todo o Parque, já que o atravessava diariamente a caminho do Liceu... que ficava quase ao pé de Palmela, como então as "más línguas" diziam.

O Parque ficou mais bonito depois das obras e a sua iluminação nocturna faria agora inveja a muita "modernice" que por aí vemos.Com muitas copas iluminadas e muitos dos espaços arrelvados cheios de enormes e bonitos "cogumelos" irradiando luz, o parque foi muito procurado à noite, por essa altura.

A Senhora alemã que adjudicou a exploração da Casa de Chá é que não se deu muito bem com o negócio. Na verdade, uns meses mais tarde, em 18 de Setembro do mesmo ano, a gerência da casa foi tomada por um alentejano de Évora, com laços familiares ligados a Setúbal, o sr.Antonino de Carvalho que mais tarde juntou ao seu "empório", o estabelecimento que fundou, junto à Câmara Municipal, e que designou por Arca Doce.

E, no entanto, a alemã parecia ser uma mulher que conhecia bem os "sítios que pisava", uma mulher tipicamente germânica, alta, loira e maciça... que parecia saber bem o que queria.

A Casa de Chá era um sítio agradável e ali nos habituámos a ir conversar e a tomar qualquer coisa ao fim da tarde, após as aulas que terminavam às 16h.

A fotografia que se mostra foi tirada numa tarde amena, já quase no final do ano lectivo, nos princípios de Junho de 1961, no pequeno terraço voltado a norte, à beira do Espelho de Água.
.

Na Casa de Chá do Parque do Bonfim - Junho de 1961

Da esquerda para a direita: o Prof. de Educação Física, Cristóvão Silva, o Dr.Queiroz Rebelo, jjmatos, o Dr.António Maurício e o Prof.Teotónio de Carvalho, da Escola Técnica.

Sem comentários: