Páginas

02 dezembro 2010

Setubalense 1961 - Setembro

2 de Setembro
Novo Reitor do Liceu de Setúbal
Por portaria inserta no "Diário do Governo" de hoje, foi nomeado Reitor do Liceu Nacional de Setúbal o professor do mesmo Liceu, Sr. Dr. Estêvão Ferreira Moreira, cujo acto de posse que lhe será conferido pelo Reitor cessante Sr.Dr. Mendonça e Costa, colocado como professor no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, se efectuará na próxima 3ªfeira, pelas 18h, no próprio edifício liceal.
Nascido em 17 de Fevereiro de 1915, cedo manifestou o dr.Estêvão Moreira tendências para o ensino. Muito novo ainda, leccionou no Liceu Municipal de Portimão de onde passou para o Liceu de Faro. Depois de ter estado um ano no Liceu de Setúbal foi transferido para Viana do Castelo, onde passou à efectividade. Com tal categoria voltou a Setúbal, em cujo liceu se mantem há oito anos com agrado geral dos colegas e discípulos. Efectivamente, o novo Reitor, pela lhaneza do seu trato, comunicabilidade e diversidade de cultura, dotado de conhecimentos psicológicos sobre o adolescente, estava notavelmente indicado para o cargo em que vai ser investido. Arreigado ao meio setubalense, que bem conhece, tal como aos alunos, a cidade deve-lhe já preciosa
colaboração em várias funções sociais. Em representação do Ministério da Educação Nacional é vogal da Comissão Estética e arqueologia (sic) da Comissão Municipal de Turismo em cuja qualidade presidiu durante alguns anos à comissão promotora da Feira de Santiago. Actualmente preside à Comissão de Turismo da Serra da Arrábida, funções que continua a desempenhar por não serem incompatíveis com o novo cargo. Desempenha também o Dr.Estêvão Moreira o cargo de Juíz adjunto do Tribunal de Menores onde o seu parecer, por virtude dos seus dotes de inteligência e profundo contacto com as diversas camadas da juventude, é sempre escutada com muito interesse, sempre que é chamado a intervir.
No Liceu que vai agora orientar é o sr.Dr.Estêvão Moreira bem conhecido e admirado, tendo sido em todos os anos nomeado Director de Ciclo, o que lhe confere uma grande vantagem no desempenho das novas ocupações. É também dirigente da Mocidade Portuguesa, organismo de que já foi Director de Centro. Por todas estas razões que ilustram a vida do homem público e do pedagogo, está de parabéns não só o Liceu como a própria cidade.
(
Sem dúvida que foi um bom Professor de História e Filosofia. Os seus alunos são disso testemunhas. Mas esta loa devia ter sido bem encomendada... É assim que se faz a História!!)
.
2 de Setembro
O Dr.Carlos Xavier do Amaral foi nomeado Presidente da Câmara de Alcácer do Sal.
.

2 de Setembro
Dr.Mendonça e Costa
Do Sr.Dr.José Mendonça e Costa que deixa agora a reitoria do Liceu Nacional de Setúbal recebemos com o pedido de publicação um comunicado no qual dada "a impossibilidade de o fazer pessoal e individualmente a todas as autoridades e aos Bons Setubalenses, de todos se despede e abraça. na certeza que os teve no coração e, na consciência, a convicção de tudo ter feito por bem servir a Cidade, a todos também e principalmente aos seus alunos, não só lhes agradece a sua afectividade como ainda lhes oferece a sua amizade total e desinteressada".
No mesmo comunicado informa a data da posse do novo Reitor.
.
2 de Setembro
Óbito
Apareceu morto nas suas oficinas
Nas suas oficinas de mármore e cantarias, na Av.Portela, apareceu morto o conhecido comerciante e industrial sr.Manuel Mateus Ferreira, de 59 anos. (Era o Ferreira dos Mármores)
.
4 de Setembro
Casamento
Na Igreja de S.Sebastião efectuou-se no último sábado o enlace matrimonial da srªD.Hermínia da Conceição Ramalho Ferreira...com o sr.Baltazar Tiago Leão
.
6 de Setembro
Liceu
Foi muito concorrido o acto de posse do novo Reitor do Liceu Nacional de Setúbal, sr.Dr.Estêvão Ferreira Moreira.
Teve elevada expressão, pela quantidade e qualidade dos assistentes, o acto de posse, ontem efectuado, do novo Reitor do Liceu Nacional de Setúbal, sr.Dr. Estêvão Ferreira Moreira, distinto professor daquele estabelecimento de ensino, onde a sua benéfica acção como mestre e pedagogo tem sido muito apreciada.
Entre a assistência que, por não caber na Reitoria teve de se reunir na Sala dos Professores, vimos o Governador Civil sr.Dr.Miguel Rodrigues Bastos, o Comandante Militar e Director do Externato Frei Agostinho da Cruz, sr.Coronel Augusto de Carvalho; o Juíz da Comarca, sr.Dr.Henrique Rocha Ferreira; o Director do Porto sr.Eng.Humberto Sant'Ana Ferreira da Cunha; o Secretário Geral do Governo Civil, sr.Dr.Mendes Leonardo; Vereadores Municipais, srs. Dr.José Caldeira Areias, Eng.Veríssimo de Mira e Manuel Pacheco; Director da Escola Técnica sr.Dr.Rogério Peres Claro; Inspector Escolar sr.Joaquim Barreto Mendes; Adjunto da Direcção Escolar sr.Mendes Serra; Director da Estação de Fruticultura, sr.Eng.Costa Neves; reverendo Saraiva Monteiro, pelo Clero da Cidade; Corpo Docente e numerosos outros amigos do empossado os quais se torna impossível citar. Muitas outras entidades, em período de férias, em pontos distantes telefonaram ou telegrafaram felicitando o empossado.
O Dr.Mendonça e Costa, reitor cessante, renovou publicamente as suas despedidas e afirmou com emoção a saudade que leva consigo pelo convívio amigo que manteve nos treze anos em que se fixou nesta cidade e parte com a consciência segura de que procurou servir o melhor que soube, o Liceu de que foi Reitor, tendo sido aqui onde viveu mais intensamente a sua profissão, conforme declarou. Referiu-se depois particularmente a cada uma das actividades circum escolares, em que imperou uma administração honesta e proveitosa, tais como na Cantina Escolar, Refeitório, Liga dos Amigos do Liceu, etc. Aludiu ao que foi conseguido no que se refere à extensão do ensino liceal em Setúbal, até ao limite de todo o Curso. Disse ter procurado, como objectivo máximo, que todos os rapazes e raparigas que por ali passaram fossem dignos do Liceu que frequentaram. Fazendo depois a apresentação do novo Reitor, sr.Dr. Estêvão Ferreira Moreira, enalteceu as suas qualidades e afirmou que, se fosse consultado para indigitar o seu sucessor, era precisamente naquele distinto professor que recairia a sua escolha. Assim a sua satisfação é grande por ver colocado à frente do Liceu a pessoa em quem concorrem as necessárias e valiosas condições. Teve também palavras de muito apreço para o Vice Reitor, sr.Dr.Joaquim Arco que em breve, também a seu pedido, será colocado noutro Liceu, em Lisboa.
Procedeu-se então à leitura do Auto de Posse feita pelo Chefe da Secretaria, sr. José Joaquim Neto após o que o sr.dr.Estêvão Moreira proferiu a fórmula de juramento.
Em nome do Corpo Docente do Liceu e na qualidade de Professor mais antigo, o sr.Dr.Joaquim Calado saudou o seu novo Reitor a quem garantiu a máxima colaboração exigida pela lei e manifestou o seu reconhecimento e muita satisfação ao sr.Ministro da Educação pela justa nomeação do sr.Dr.Estêvão Moreira.
.
11 de Setembro
Passagem de nível do Quebedo
Está a ser executado o projecto definitivo da passagem inferior que liga as Avenidad 5 de Outubro e Eng.Duarte Pacheco, sob a linha do Caminho de Ferro em que a ponte é da autoria do distinto técnico da especialidade, sr.Eng.Edgar Cardoso.
.
13 de Setembro
Bancos
Vasco Mascarenhas de Miranda é o Agente do Banco de Portugal em Portalegre.
.
13 de Setembro
Óbitos
Faleceu o Dr.Francisco Guerra
nosso conterrâneo, chefe dos Serviços Comerciais do Instituto de Conservas de Peixe.
Lamentamos a perda de um dos setubalenses mais distintos da sua geração, aquela que deu a Setúbal nomes prestigiosos como os de falecidos Mário Caes Esteves, António Manuel Gamito e Augusto da Costa e dos felizmente ainda vivos Fernando Santos, Afonso de Macedo e Castro, João de Castro Osório e José Osório de Oliveira
Contava 66 anos e nasceu no genuino bairro do Tróino.
.
13 de Setembro
Cultura
Num "Esclarecimento", na página Universo da Tertúlia Cultura, Ciência e Saber, o José Viriato Soromenho diz que:" Não vendemos pedestais" e termina assim a sua coluna: "Por isso, com grande desgosto (daqueles a quem me dirijo) e muito apoiados (da nossa consciência) me compete informar que na nossa Página Universo não se vendem pedestais para exposição de vaidades próprias ou alheias"
(A quem se estaria a referir o José Viriato Soromenho Ramos?! Creio saber quem era o alvo… Por onde andará o José Viriato Soromenho Ramos, desde esta altura?)
.
16 de Setembro
Casamento
Na 5ªConservatória do Registo Civil, em Lisboa, realizou-se esta manhã o casamento da srª D. Virgínia Costa Abóbora com o sr.António Manuel Maldonado Gonelha, funcionário da Companhia Nacional de Eléctricidade.
.
18 de Setembro
Censo
Somos 9 milhões e 130 mil, segundo o 10ºRecenseamento da população, realizado em Dezembro de 1960.
.
18 de Setembro
Desporto
Lomelino Gil venceu a regata de "Sipes".
.
20 de Setembro
Casamento
Na Igreja de S.João de Brito em Lisboa, realizou-se ontem o enlace matrimonial do sr.Américo Pires Coelho, funcionário do BNU... com a srª D.Maria da Conceição de Oliveira Zuzarte, funcionária dos Serviços Municipalizados de Setúbal.
.
23 de Setembro
Parque
O Restaurante do Parque tem nova Gerência
Desde o dia 18 que assumiu a nova gerência do Restaurante do Parque do Bonfim, o sr.Antonino Godinho de Carvalho.
.
25 de Setembro
Câmara Municipal
Urbanização do Bairro da Camarinha
Foi autorizada a aplicação no empreendimento, de uma verba de 700 contos
.
30 de Setembro
Vitória FC
Os sócios do Vitória afirmaram o desejo de pagar ao Clube 2$50 por cada jogo em Setúbal.
.
30 de Setembro
Liceu
Dr.Joaquim Arco
Tendo sido colocado em Lisboa e fixado residência na capital apresentou-nos as suas despedidas o sr.Dr.Joaquim Arco e sua esposa, srªDrª Elisa Arco, antigos professores do Liceu de Setúbal.
Reconhecidamente lhes agradecemos a gentileza porquanto o sr.Dr.Joaquim Arco, que foi durante anos Vice-Reitor do Liceu, vereador, Vice-Presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão Municipal de Turismo, e a srªDrªD.Elisa Arco, constituem um casal que, pelo penhor do seu trato e pelo carinho com que se ligaram às coisas de Setúbal, com pezar vemos afastar-se do nosso convívio.
Do coração lhes desejamos as maiores felicidades.
.
30 de Setembro
Óbitos
George Pereira Frixell
Foi a enterrar na passada quinta feira o Vice Consul da Grã Bertanha e da Dinamarca.
Era pai do sr.Daniel Frixell

Sem comentários: