Páginas

11 dezembro 2010

Kunsthistoriches Museum

Os três filósofos
Giorgio da Castelfranco, dito Giorgione.
1477 - 1510

Os três filósofos
.
"O conceito da harmonia clássica foi realizado pelos venezianos, através da unidade ideal entre a figura humana e o seu ambiente vital, a paisagem, de um modo completamante diferente da severidade estatuária da arte florentina. Na obra de Giorgione são idealizados os três modelos típicos da raça humana, assim como também é idealizada a paisagem. A grandeza do pintor está em ter criado a mais alta unidade, não só a beleza clássica de cada ser, mas também a visão de um mundo purificado. Este conceito não se esgotou no breve ciclo do alto classissismo, terminado com a morte de Rafael, mas continuou ainda, nos anos 70 do século XVI, levando Ticiano a criar obras de espírito clássico. A pintura de Giorgione, quando não denuncia excessivamente a mão do criador, na concentração de ideias pictóricas e de concepções filosóficas, abre a estrada para o futuro. Mesmo que a formulação pictórica não deixe transparecer qualquer tensão, o próprio conceito da imagem é o resultade de uma reflexão espiritual de longuíssimo alcance. Na forma harmoniosa da obra é representado um tema extremamente complexo que, apesar de todas as tentativas de interpretação, permanece envolto no véu do enigma. O quadro Os Três Filósofos, que data de 1507 - 1508, foi visto em 1525 em casa de Tadeu Contarini, por Marcantónio Michiel, o qual o definiu "a tela dos três filósofos no campo" sem esclarecer o significado exacto do tema do quadro. O pintor não tornou fácil ao observador a individualização do complexo conteúdo, que poderia ser a contemplação do nascimento do Redentor pelos Reis Magos.
,
Cfr. Günther Heinz
in."Grandes Museus do Mundo"
Ed.Verbo - Dezembro/1973

Sem comentários: