Páginas

30 novembro 2009

Beira Baixa - 1960 - Março

06 de Março
Centro Artístico Albicastrense
O Centro Artístico Albicastrense comemorou, no passado dia 23, o 52ºaniversário da sua fundação, pelo que se realizou, na sede da referida colectividade, uma sessão solene, seguida de baile, até de madrugada.
Presidiu à sessão o Sr. Dr. Alberto Trindade, Presidente da Junta Distrital de Castelo Branco, em representação do Sr. Governador Civil, ladeado à direita pelos Srs. Artur Domingos Ribeiro, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal; Capitão Francisco da Silva Fragoso, Comandante Distrital da PSP e José Castanheira, presidente da Assembleia-Geral do Centro Artístico Albicastrense e, à esquerda, pelos Srs. Dr. Catana Diogo, Reitor do Liceu Nacional de Castelo Branco, Dr. João Pinto da Rocha, Director da Escola Comercial e Industrial e Dr. António Correia.
Usou da palavra o Sr. António dos Reis Gomes Prata, presidente da Direcção.
.
06 de Março
Dr. José Joaquim Crisóstomo
Faleceu subitamente no passado dia 25, pelas 19 horas, na sua casa de residência de Zebreira, o Sr. Dr. José Joaquim Crisóstomo, médico Municipal em exercício do 2º Partido do Concelho de Idanha-a-Nova, que contava 68 anos de idade.
Era um católico praticante e um exemplar chefe de família tendo durante a sua vida profissional granjeado inúmeras simpatias.
.
06 de Março
Tiro aos pombos
Retumbantes triunfos dos atiradores albicastrenses Octávio Barata e Joaquim Trigueiros de Aragão, no Grande Torneio da Covilhã.
.
Por iniciativa do Clube de Montanhismo da Covilhã disputou-se no passado dia 28, o Grande Torneio de Carnaval de 1960, no qual participou uma equipa albicastrense constituída pelos atiradores Joaquim Trigueiros de Aragão, Elíseo José de Sousa, Octávio Barata e Dr. Morgado Duarte.
O torneio decorreu com invulgar brilhantismo e, no decorrer das provas os atiradores albicastrenses em dia de grande “chance” obtiveram magníficas classificações.
Octávio Barata e Trigueiros de Aragão em toada certa e firme açambarcaram os primeiros lugares das provas disputadas num total de seis com três triunfos para cada.
Os resultados das provas disputadas foram os seguintes:
.
“Poule Atiradores da Guarda”
Octávio Barata, com 5/5
2º António Plácido, da Covilhã, com 4/5
.
“Poule Clube de Montanhismo”
Octávio Barata, com 8/8
.
“Poule Atiradores da Covilhã”
Joaquim Trigueiros de Aragão, com 9/9.
Octávio Barata, com 8/9
Dr. Morgado Duarte, com 7/9
.
“Poule Carnaval 1960”
Joaquim Trigueiros de Aragão, com 7/7.
2º Joaquim Pissarra, da Guarda, com 6/7.
3º António Paulos, da Covilhã, com 5/6.
.
“Poule de Honra”
Octávio Barata, com 10/10
Joaquim Trigueiros de Aragão, com 9/10
Elíseo José de Sousa, com 8/10
.
“Poule à Valenciana”
Joaquim Trigueiros de Aragão, com 5/5
.
Das taças em disputa a equipa albicastrense conquistou nove troféus.
.
06 de Março
Pedido de Casamento
Pelo Sr. Possidónio José Marçal Grilo e sua Esposa D.Maria Rosália Barbosa Marçal Grilo foi pedida em Encarnação (Mafra), para seu filho Sr. Manuel António Barbosa Marçal Grilo, funcionário do Bando Espírito Santo em Lisboa, a mão da Sr.ª D. Maria Judite Sá Machado Monteiro, filha do Sr. Manuel José Monteiro e da Sr.ª D. Lucinda Machado Monteiro.
O enlace deve realizar-se ainda esta ano.
.
13 de Março
Donativos em dinheiro
Ao Jardim Escola “João de Deus” foram oferecidos os seguintes donativos em dinheiro:
Pelos senhores
Manuel de Sousa, José Martins Rosa, José Marques Pereira, Dr. Luís Pinto Garcia, Joaquim de Carvalho, D. Guilhermina Camejo Proença, D. Maria da Piedade Lopes Ferreira, Manuel Fernandes Barrocal, João Soares Maganinho, Álvaro Alves de Castro, Dr.ª D. Maria Adelaide Bispo da Silva Caio, D. Maria de Lurdes Lopes Ferreira Romãozinho, Dr.ª D. Maria Augusta Frade Russo, Ricardo M
achado Gouveia Júnior, José Fradique de Sousa, António Rego Nogueira, D. Lourdes Ramos Flores Ferreira, Comandante da GN Republicana, João de Andrade, João Gil dos Santos, José Pires de Moura, Dr. Sebastião Morão Correia, Dr. Alexandre Morgado Duarte, D. Maria Guedes Boavida Rey, D. Maria Amélia Morais Martins, D. Maria da Conceição Dias Ferreira e António de Jesus, o donativo de 20$00.
Das Sras. D. Leonor Tavares de Sousa Cravo, D. Luz Pereira Chito e D. Manuela Ripado Tavares, o donativo de 25$00
Do Sr. José Dias Gardete Correia, o donativo de 27$00
Dos Srs. Joaquim Mendes, D. Alice Diogo Vicente e Manuel Luís Barata, o donativo de 30$00
Da Sr.ª D. Maria José F. Nunes Goulão Pinto, 40$00
Dos Srs. Abílio Neves Tavares, D. Adozinda Seabra Ferreira da Silva, Francisco de Sousa Lé, Dr. João Catanas Diogo, Drs. João e José Sena Esteves de Oliveira, D.Maria Fevereiro Guedes da Silva, D. Maria de Lencastre de Almeida Garrett, António Venâncio Leão, o donativo de 50$00.
Dos Srs. D. Manuela Bárbara Vaz Pretto, D. Maria Prata Abrunhosa, Manuel Giraldes Vaz Pretto, Dr. Adriano Godinho de Carvalho Guerreiro, D. Maria Burgos Montoya, o donativo de 100$00.
Da Sr.ª D. Maria do Céu Barreiros Mendes Guerra, 250§00
Da Junta de Freguesia, 300$00
Da Comissão Municipal de Assistência, 2.800$00,
Da Sr.ª D. Alice Moreira Gardete e por um anónimo, o donativo de 50$00.
.
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – Duas mulheres, dois destinos, com Kirk Douglas, Laureen Bacall e Doris Day
3ªfeira – O Homem impermeável, com Fernandel e Bernard Blier
5ªfeira – Em guarda contra a injustiça, com Van Johnson e Vera Milles
Sábado – Drogas que matam, com Peter Greaves e Mala Powers
Domingo – A Lei, com Gina Lollobrigida e Yves Montand.
.
20 de Março
Uma carta
… Snr. Director
Não estranhe V. o pedido que venho apresentar-lhe de escusa do cargo da Chefe da Redacção de “Beira Baixa”, que há mais de três anos vinha exercendo sabe Deus com que sacrifícios da minha saúde e tranquilidade pessoal. Que o diga o meu distinto médico assistente, Sr. Dr. João Romãozinho.
O fundamento do meu pedido de demissão está em razões que não convem referir publicamente, tão facilmente as adivinha qualquer, mesmo os que se atrevem a fazer juízos precipitados com desconhecimento de todos os elementos que os poderiam esclarecer, e ainda os que, por lealdade, deveriam tomar posições ou confessar as próprias culpas no momento oportuno.
Dizer nomes não merece a pena.
Desculpe, Sr. Director, a minha inabalável atitude, aliás imposta pelas circunstâncias, depois do meu primeiro artigo “A Câmara Municipal contra a Câmara Municipal”, cuja publicação foi rodeada de condições já suficientemente conhecidas do público.
Aceite V. simultaneamente os meus melhores cumprimentos e agradecimentos pelas provas de toda a confiança que se dignou dar-me.
Amº mtº attº e obgdo
Albertino Vaz Álvares de Carvalho
.
20 de Março
Dr. Vítor Pires Marques
Amanhã pelas 15 horas, O Governador Civil do nosso Distrito, Sr. Dr. José de Carvalho, conferirá posse do cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal do concelho da Covilhã, ao Sr. Dr. Vítor Castelo Branco Pires Marques. Conservador do Registo Predial daquele concelho.
.
20 de Março
Antigos Alunos do Liceu Nun’Álvares
Vai para um ano que um grupo de antigos alunos do nosso Liceu, residentes em Lisboa, se reuniram num jantar de confraternização naquela cidade.
Foi uma jornada de saudade que calou profundamente nos corações de quantos a ela se associaram e assim novo jantar se prepara para o próximo dia 2 de Abril.
A comissão organizadora desde já agradece a adesão de todos que, tendo frequentado, o nosso Liceu de 1920 a 1945, queiram compartilhar deste “Jantar de Saudade
Poderão fazer-se acompanhar dos respectivos cônjuges.
Tomam nota das inscrições os antigos alunos:
José David Refoios Camejo – telef. 63 20 21
Dr. António Monteiro Santiago – telef. 38 15 51
Dr. João Francisco de Andrade Proença Ribeiro – telef. 4 91 26
.
20 de Março
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – A Lei, com Gina Lollobrigida e Marcelo Mastroianno
3ªfeira – Da ambição ao crime, com Barbara Stanwick
5ªfeira – Arco do Triunfo, com Ingrid Bergmann e Charles Boyer
Sábado – A febre do ouro, com Davis Wayne
Domingo – Um rei e 4 Rainhas, com Clark Gable e Eleanor Parker
.
27 de Março
O concerto de Piano por
Nina Marques Pereira
constituiu um êxito invulgar.
.
Com o Salão da Biblioteca do Liceu Nun’Álvares completamente cheio, notando-se entre a assistência um numeroso público juvenil, que procura estar sempre presente em todas as manifestações artísticas da nossa cidade, realizou-se no passado dia 23 o anunciado concerto de piano por Nina Marques Pereira, um dos mais destacados valores musicais portugueses e que em concertos realizados não apenas em Portugal mas também nas capitais francesa e inglesa conseguiu êxitos invulgares(…)
Discípula do grande mestre Alfred Corlot e detentora do Prémio Oficial do Conservatório bem como dos prémios Beethoven e Viana da Mota, é Nina Marques Pereira uma pianista de invulgar virtuosidade, que consegue transmitir ao público, mesmo o menos culto na arte musical, a grandiosidade, a nobreza de estilo, a ternura, a graciosidade das obras dos grandes mestres da música, como Bach, Beethoven, Chopin, Alftar, Granados, Franz Liszt.
Está pois de parabéns a Delegação da Pró-Arte de Castelo Branco, por mais este grande êxito a somar aos numerosos êxitos da sua sempre brilhante actividade,
.
27 de Março
Casamento elegante
Em Lisboa, no passado dia 10 do corrente, realizou-se na Igreja de S.João de Brito, o casamento do nosso patrício Sr. Tenente de Infantaria Joaquim Chito Rodrigues, distinto oficial do nosso Exército, filho do nosso assinante Sr. António Rodrigues e de sua Esposa Sr.ª D. Maria de Jesus Lemos Chito Rodrigues, com a interessante menina D. Virgínia Rosa Pereira de Castro, filha do Sr. Dr. Abel Maria de Castro, já falecido, e da Sr.ª D. Maria Alice do Carmo Pereira de Castro.
(…) Finda a cerimónia religiosa foi servido aos convidados, entre os quais se encontravam muitos camaradas do noivo, um abundante “copo de água” servido pela Confeitaria Inglesa, no Restaurante - Clube de Ténis, na Serra de Monsanto.
Os noivos que vão fixar residência em Mafra, em cuja Escola Prática de Infantaria o noivo presta serviço, saíram em viagem para o Norte.
“Beira Baixa” deseja aos noivos as maiores felicidades.

Sem comentários: