Páginas

19 fevereiro 2012

Uma fotografia...

...que faz história!
Acedi ontem a um novo blog que me foi indicado pelo antigo aluno do ISA (Instituto de Santo António) José Marques Patrocínio que frequentou aquela Instituição albicastrense em 1966/70.
Em boa hora o fiz, pois fui ali encontrar a única fotografia que tenho do "Pai Almeida", o Dr.Eduardo de Almeida Esteves, que considero o melhor professor que tive no Liceu de Nun´Álvares enquanto por ali andei...
Por aquilo que sei, o José Marques Patrocínio trabalha e reside ainda em Castelo Branco. Teve a amabildade de me enviar um mail onde, em certa altura me diz:
"Tenho o prazer de lhe dar conhecimento da criação de um Blogue dedicado ao ISA-Instituto de Santo António.
Agradeco que reencaminhe este email para os seus conhecidos, nomeadamente para ex-alunos do ISA, Dr Mendes Jorge e outros.
Estamos empenhamos na realização nesta primavera de um grande encontro de ex alunos do ISA, pois o último remonta a 1984.
"


O Dr.Almeida Esteves é a figura central.

À sua direita vemos a D.Aida Nunes de Sousa Palmeiro, a esposa D.Fernanda Maria Maia Aguiar Almeida Esteves e o Dr.Francisco Ligório Morcela: à sua esquerda, surge o Dr.Francisco José Palmeiro, director do ISA, seguido de uma figura de óculos escuros, que não identifico, e da filha, DrªMaria Luisa Maia Aguiar Almeida Esteves.

Seria curioso saber a data deste evento e a sua causa. Seria uma reunião dos três dirigentes das escolas então existentes na nossa cidade? O Dr. Almeida Esteves nunca desejou ser Reitor do nosso Liceu, mas "costumava ser Reitor por imposição"... durante o espaço de tempo que decorria entre a saída de um reitor e a nomeação do reitor seguinte. O Dr. Francisco Palmeiro era proprietário do Instituto e seu Director permanente. Será a figura que não identifico o Director da Escola Técnica?

Pode ser que alguem nos ajude com mais alguma informação... Vamos esperar.

O blog a que acedi tem um autor: o Carlos Las Heras (será primo do Carlos Bayan?) e tem o seguinte endereço:

Sem comentários: