Páginas

24 fevereiro 2012

Setubalense - 1964 - Março

2 de Março
José Estrela Leão
Foi agraciado pelo Governo Português, com o Grau de Oficial da Ordem do Infante D.Henrique, o vice-cônsul de Portugal na Dinamarca, que já possuía idêntico grau da Ordem de Instrução Pública.
.
4 de Março Setubalense
Ten. Coronel António de Santana
Encontra-se desde ontem na sua casa em Setúbal, depois de ter regressado, na 2^feira, de Angola com o Batalhão de Tomar que, sob o seu comando, prestou serviço no norte daquela província ultramarina.
.
4 de Março
Clube Naval
A equipa do Naval venceu e convenceu a do Vitória (Vitória, 16 - Naval, 22)
Vitória: F.Albino (Camarada), J.Manuel(2), J.Luís(3), Tavira(4), Teodoro, Justino, Albino(1), Américo(6), Saúde e Armindo.
Naval: Venâncio, José Santos(3), Dias(6), Luis(4), Vasco, Jesus(2), Mário(1), Maldonado(6) e Cajó.
Classificação:
Clube Naval - 7 jogos - 21 pontos
Vitória FC - 6 jogos - 14 pontos
C. Indústria - 7 jogos - 13 pontos
Os "13" - 6 jogos - 10 pontos
,
7 de Março
Coral Luisa Todi
Setúbal cantou no Barreiro
Na passada 4ªfeira, o Coral Luisa Todi actuou no palco do cinema Ginásio da Cuf
...um homem na base do triunfo: Américo Vieira que, apesar de não ter nascido nesta hospitaleira urbe sadina, soube esperar, com a sua fé e o seu entusiasmo juvenil, na obra que honra a cidade e as suas tradições artísticas e lhe confere, no presente, um lugar destacado entre as terras mais cultas do país.
.
7 de Março
Coral Luisa Todi
O Coral Luisa Todi acompanhado pela Orquestra Sinfónica da Fnat, cantou entre outros, o "Coro dos Marinheiros" da ópera “Madame Butterfly”, o "Coro dos Escravos", da ópera "Nabucco", o "Coro dos ciganos" da ópera "O Trovador" e a "Aleluia" de Haendel.
...Setúbal cantou pela boca daquelas raparigas e daqueles rapazes. A cidade foi prestigiada. Parabéns à trilogia Setúbal - Coral - Luisa Todi. (num texto de Carlos Ferreira)
.
7 de Março
Passagem do Quebedo
A Câmara Municipal de Setúbal confiou ao Sr. Eng. Humberto Santana Ferreira da Cunha o encargo de efectuar o estudo da passagem superior do Quebedo e apresentar uma estimativa do custo da referida obra.
.
14 de Março
Dr. Miguel Bastos
O Sr. Dr. Miguel Rodrigues Bastos, conservador do Registo Civil de Estremoz, a exercer em comissão de serviço, o lugar de Governador Civil de Setúbal, foi transferido para o lugar de Conservador do Registo Civil de Cascais, conforme portaria ontem publicada no Diário do Governo.
.
14 de Março
Vitória FC
Fernando Vaz entra ao serviço do Vitória no próximo mês de Abril.
,
16 de Março
Sismo
O tremor de terra de ontem à noite.
Setúbal viveu ontem momentos de receio motivados pelo tremor de terra que se sentiu cerca das 22h e 32 minutos, acompanhado de fortes ruídos subterrâneos.
.
18 de Março
Foi autorizada a exportação de ostras.
Por despacho de 12 deste mês, do Sr. Ministro da Marinha, foi levantada a partir do dia 15, a interdição da apanha de ostras.
.
21 de Março
Voltou a laborar a Fábrica da Socel
.
21 de Março
Teatro
Para comemoração, nesta cidade, do Dia do Teatro Amador, o considerado Grupo "Ribalta" promove hoje no Ateneu Setubalense, um recital em que Romeu Correia lerá um auto de peça de sua autoria
.
25 de Março
Sociedade Capricho Setubalense
Assembleia-Geral: Presidente - Carlos Vieira dos Santos
Direcção: Presidente - João Batista Rendeiro
Conselho Fiscal: Presidente - Alfredo Pedrosa
.
25 de Março
Desastre em que ficou ferido um casal de Setúbal
Cerca das duas horas da madrugada de hoje, ocorreu na estrada do Alentejo, no sítio das Pontes, um acidente em que ficou ferido um casal.
Quando no seu automóvel regressavam de Sevilha, onde haviam ido ao encontro de uma excursão organizada pela Academia Luisa Todi, o comerciante desta cidade, Sr. Laureano Rocha, de 48 anos, e sua esposa Sr.ª D. Laura de Carvalho Rocha, de 45 anos, residentes na rua Januário da Silva, foram surpreendidos pelo choque brutal do seu veículo contra uma árvore, em consequência de um solavanco e simultânea derrapagem
(...) Pouco depois o casal foi socorrido, verificando-se que a Sr.ª D. Laura Rocha apresentava ambas as pernas fracturadas, pelo que houve imediatas diligências com a intervenção do médico Sr. Dr. José Antonio Constantino de Goes e do Sr. Dr. Eduardo Fernandes que participavam na excursão.
O Sr. Laureano Rocha foi conduzido ao Hospital de S.Bernardo onde recolheu a um leito particular, acusando além dos ferimentos no rosto, traumatismo torácico, tendo a sua esposa vindo ao mesmo hospital, na ambulância dos bombeiros municipais. Porém, dada a gravidade do seu estado, também em consequência da forte pancada na cabeça, seguiu depois para o Hospital de S. José, em Lisboa.
.
28 de Março
Câmara Municipal de Setúbal
Comissão de Arte e Arqueologia
Foram nomeados membros desta Comissão, os Srs. Dr. José Marques da Costa, como representante do Ministério da Educação Nacional, Eng. João Botelho Moniz Borba, da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, o Rev.Padre Fernando da Silva Martins, pelo Patriarcado de Lisboa e Manuel Pacheco Wengorovius, em representação da Câmara Municipal,
.
28 de Março
Notícias pessoais
Após melindrosa intervenção cirúrgica a que se submeteu em Lisboa, regressou já a casa o Sr. Joaquim Garcia, sócio gerente da Agência Marítima Novais, Ldª
.
28 de Março
Desastre
O estado do casal vítima de acidente
...a Sr.ª D. Laura Rocha que havia recolhido ao Hospital de S. José, em estado de choque, considerado muito melindroso, apresenta também ligeiras melhoras, tendo ontem transitado para um quarto da Ordem Terceira de S. Francisco, na Capital.
.
28 de Março
Novos Poetas Sadinos
28 de Março
Poesia
Poema", de José Fernandes,

datado de Angola - 26/02/1964 - Muxaluando
.
30 de Março
A inauguração do Hotel Esperança
Foi inaugurado no sábado ( 28/02/1964 ) o Hotel Esperança.
.
30 de Março
Delegação de Saúde
O Sr. Dr. Fernando Sardo tomou hoje posse do cargo de Delegado de Saúde do Distrito de Coimbra, pelo que deixa o mesmo cargo em Setúbal.

Sem comentários: