Páginas

21 fevereiro 2012

Beira Baixa - Maio - 1964

03 de Maio
Missa de Acção de Graças pelo Sr. Presidente do Concelho
Promovida pela Comissão Concelhia da União Nacional, realizou-se na última 2ªfeira, na Sé Concatedral, uma missa de acção de graças por mais um aniversário da entrada para o Governo, do Sr. Presidente do Concelho, Dr. Oliveira Salazar.
Ao acto assistiram as entidades mais representativas da cidade e grande número de fiéis. .
10 de Maio
Em Lisboa
Os antigos estudantes do Liceu de Castelo Branco confraternizaram pela 20ª vez.
No Hotel Mundial, 205 dos antigos alunos do Liceu de Castelo Branco, recordaram com saudade uma época bem distante da sua juventude que os anos não fazem esquecer.
Aos brindes (…) falaram entre outros, os Srs. Capitão Baptista da Silva, eng. Manuel Valente, o inspector escolar Edmundo Andrade Pires, dr.Alves da Cruz, Dr. António Martins da Cruz e Vicente da Costa Rodrigues.
A representar os actuais alunos do nosso Liceu e a viver essa bela reunião, à qual se associou como velho aluno, seu pai, falou o estudante Sr. António Alberto Trindade.
.
10 de Maio
O 59º Concerto Pró Arte
O duo Katharina Heine – Antonino Davide, realizou no dia 4 de Maio, no Ginásio do Liceu, um concerto que correspondeu inteiramente ao interesse criado pelo público.
Além disso possibilitou a estudantes e a pessoas de menos recursos o contacto com obras de Bach, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Viana da Mota. E Bela Bartok, uma acção muito semelhante ao que a Fundação Calouste Gulbenkian vem realizando em Lisboa.
.
10 de Maio
Casamento
Na Igreja Matriz de Fátima, realizou-se no passado dia 26 de Abril, o casamento da Sr.ª D. Maria Cidália Vila Nova Costa, filha do Sr. Octávio Azinheiro Costa e da Sr.ª D. Maria Eduarda Vila Nova Costa, com o Sr. Jorge dos Santos Silva, filho do Sr. António dos Santos Silva e da Sr.ª D. Maria Evangelina Cordeiro Silva.
.
10 de Maio
Casamento
No Santuário de Fátima realizou-se o casamento da Sr.ª D. Maria José Afonso Gomes Carvalhão, filha do Sr. Júlio Gonçalves Carvalhão e da Sr.ª D. Maria da Graça Afonso Gonçalves Carvalhão, com o Sr. Dr. Leão José Joaquim Álvares, licenciado em Ciências Económicas e Financeiras.
.
10 de Maio
Padre José Ribeiro da Cruz
Tem experimentado reconfortantes melhoras, o Sr. Padre José Ribeiro da Cruz que ultimamente tem estado impedido de exercer o seu munus espiritual, por renitente doença o ter impedido de dar o seu desvelado contributo espiritual.
.
17 de Maio
Elísio José de Sousa
Vítima de um acidente, encontra-se retido em casa, o Sr. Elíseo José de Sousa, industrial nesta cidade.
.
17 de Maio
José Lopes Penha
Encontra-se doente desde há alguns dias, o Sr. José Lopes Penha, adjunto da Conservatória do Registo Civil.
Fazemos votos do mais breve e completo restabelecimento
.
17 de Maio
A Semana do Ultramar, no Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Integrada na Semana do Ultramar, realizou-se no Ginásio do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, realizou-se uma sessão que foi presidida pela Directora deste estabelecimento de ensino, Dr.ªMaria Adelaide da Silva Caio
A ladeá-la, alunas do Colégio naturais da metrópole e do ultramar e ainda os Srs. João Carlos Bispo da Silva Caio, geólogo em Moçambique, e o estudante liceal António Alberto Monteiro Trindade.
Usou da palavra 0 Dr. João Carlos Caio que nos deu uma extraordinária lição sobre a nossa província de Moçambique.
(…)
O estudante António Alberto Monteiro Trindade que é aluno brilhante do nosso Liceu e doa Cursos de Estudos Ultramarinos da Mocidade Portuguesa, foi brilhantíssimo também, no seu testemunho sobre os problemas do Ultramar.
.
24 de Maio
Reconquista
Entrou no 20º ano de publicação nosso estimado colega local “Reconquista”.
Ao seu ilustre Director, Sr. Cónego Anacleto Martins e ao seu redactor principal Sr. Padre Alfredo Magalhães apresentamos as nossas efusivas saudações com votos de felicidades e longa vida.
.
24 de Maio
Circo Texas
Estreou-se ontem, no bairro da Horta d’Alva, a Companhia de Circo Texas, da qual faz parte o conhecido palhaço Kinito.
.
31 de Maio
Louvado o Comandante do Centro de Estudos Ultramarinos.
Pelo Delegado Distrital da Mocidade Portuguesa, da Divisão de Castelo Branco, foi louvado o A.C.C. António Alberto Monteiro Trindade, Comandante do Centro de Estudos Ultramarinos da Ala de Castelo Branco, pela competência e dedicação que tem revelado no exercício das suas funções.
.
31 de Maio
Castelo Branco vai ter um festival popular e um Concurso de Marchas populares.

Sem comentários: