Páginas

12 dezembro 2009

A Serra da Gardunha...

...a pedido da minha colega Nazaré Oliveira.

Vertente sul da Serra da Gardunha vista das margens
da Barragem de Santa Águeda (Marateca)
.
Sei que não é esta a perspectiva da Gardunha de que a Nazaré sente saudades mas, da aba norte da serra, vista do Fundão, não guardo nenhuma foto. Sinto muito...
.
Nota:
A barragem de Santa Águeda (também conhecida por barragem da Marateca) está localizada no rio Ocreza, um afluente do rio Tejo, e entrou em funcionamento em 1990. O plano de água da albufeira de Santa Águeda ocupa uma área com cerca de 634 ha, possui uma capacidade total de 37200 (x1000 m3) e uma capacidade útil de 34200 (x1000 m3) e o seu uso principal é o abastecimento público. A bacia hidrográfica da albufeira de Santa Águeda abrange globalmente as freguesias de Lardosa, Soalheira, Louriçal do Campo e Póvoa de Rio de Moinhos e, parcialmente, as freguesias de Ninho do Açor, Sobral do Campo e São Vicente da Beira.
.
Outra nota:
Quando foi anunciada a construção desta Barragem, o tri-semanário Setubalense, "em letras garrafais" anunciava, na 1ªPagina, "que se ia construir a Barragem da Marateca"... como se esta obra dissesse respeito "à ribeira da Marateca"... ali ao pé de Águas de Moura!...
Ainda hoje a "igorância" impera... basta fazer uma consulta na Wikkipédia e ver a "confusão" que por ali reina...
.
Prometo à Nazaré Oliveira uma perspectiva da Serra da Gardunha vista do lado da Covilhã. Num futuro tão próximo quanto desejo, teremos aqui uma foto da vertente norte da Serra de Alpedrinha... Que me desculpem as gentes da Cova da Beira mas foi assim que me habituei a chamar à Serra da Gardunha... Não é por mal!
.
Prepara-te Rui Versos... Um dia destes passo pela Capinha e vais ter de ser meu cicerone, até Alcongosta! Está prometido?...
.
Em devido tempo...(12.12.2009 - 9h26m)
O Rui Versos foi rápido na resposta...
"Meu caro João,
Eu não acredito no anúncio que fizeste hoje no teu blog.
E´ mesmo verdade?
Cá te espero, com todo o prazer, a fazer-me companhia.
Um grande abraço um Santo Natal e que o próximo ano
nos traga coisas melhores que este.
Rui
.
Obrigado Rui... Não esperava de ti outra coisa.

Sem comentários: