Páginas

21 dezembro 2009

Beira Baixa - 1960 - Maio

01 de Maio
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – As grandes famílias, com Jean Gabin e Pierre Brasseur
3ªfeira – Os guerrilheiros, com John Ireland r Dorothy Malone
5ªfeira – O corcunda, com Jean Marais e Sabina Selman
Sábado – O amorzinho da minha vida, com Pedro Infante e Sarita Montiel
Domingo – Deus sabe quanto amei, com Franck Sinatra e Dean Martin
.
08 de Maio
Causou a maior consternação o falecimento da
Sr.ª D. Bárbara Tavares Proença Vaz Preto
.
Causou a maior consternação em toda a província da Beira Baixa, o falecimento ocorrido no passado dia 4, na sua propriedade da Feiteira, da Sr.ª D. Bárbara Tavares Proença Vaz Preto, possuidora de elevados dotes de bondade e em quem os pobres encontravam sempre um amparo em todas as vicissitudes da vida. De um espírito caritativo verdadeiramente admirável, aliado a uma modéstia sem limites, nunca nenhum necessitado se aproximou da Sr.ª D. Bárbara Vaz Preto que não tivesse sentido o calor de uma palavra amiga e de um amparo imediato. Por isso os pobres consideravam-na como a amiga sempre pronta, por isso os pobres não a esqueceram na morte, acompanhando-a com as suas orações e as suas lágrimas à última morada.
De um enorme espírito religioso, todas as obras da Religião e da Igreja podiam contar com a sua ajuda. Assim, entre outras, auxiliou com avultadíssimas quantias a reconstrução da Igreja da Sé e dos Redentoristas em Castelo Branco, tendo mandado construir, a expensas suas, uma Capela dedicada ao culto de Santa Bárbara, que doou ao povo da Lousa. (…)
.
08 de Maio
Pedido de casamento
Pelo Sr. Dr. Sebastião António Morão Correia, actual Reitor do Liceu de Portalegre e sua Esposa Dr.ªD. Maria Florinda Pires Morão Correia, foi pedida em casamento para seu filho, Sr.Sebastião José Pires Morão, oficial de infantaria, a gentil Sr.ª Dr.ª D.Maria Luisa Teixeira Cardoso Justa, distinta professora da Escola Comercial e Industrial desta cidade, filha do nosso prezado amigo Sr. Manuel Cardoso Justa e de sua Esposa Sr.ª D. Amélia Duarte Teixeira Cardoso Justa.
Em seguida ao pedido o noivo partiu para a Índia em serviço militar, pelo que a data do casamento só será afixada após o seu regresso.
Aos noivos e seus Pais, que gozam da maior estima nesta cidade, apresentamos os nossos cumprimentos,
.
08 de Maio
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – Deus sabe quanto amei, com Franck Sinatra e Dean Martin
3ªfeira – Christina, Marianne Koch e Claus Holm
5ªfeira – A rua do pecado, com Françoise Arnould e Massimo Girotti
Sábado – O cantor de St.Louiz, com Nat King Kole e Eartha Kitt
Domingo – Intriga internacional, com Gary Grant e Eve Marie Saint
.
15 de Maio
Com a Morte do Sr. Dr. Alexandre Proença de Almeida Garrett perde

o Distrito de Castelo Branco um dos seus mais destacados valores.
.
Com a sua morte, ocorrida no dia 8, perde a província da Beira Baixa um dos seus maiores valores e a cidade de Castelo Branco um dos seus mais dedicados amigos, sempre pronto a comparticipar em todas as iniciativas que engrandecessem a terra que há muito adoptara como sua, pois não era natural de Castelo Branco, tendo nascido em Coimbra, na freguesia de S. Cristóvão, em 2 de Outubro de 1877. Mas Castelo Branco também já há muito o adoptara como um dos seus filhos já estimados, pois sabia através de inúmeras provas que, no peito do Sr.Dr. Alexandra de Almeida Garrett, latejava o sonho ardente do engrandecimento da sua cidade.
Toda a longa existência do Dr. Alexandre de Almeida Garrett é um perfeito exemplo de coerência política, de integridade de carácter e de espírito cristão. (…)
.
15 de Maio
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – Intriga internacional, com Gary Grant e Eve Marie Saint
3ªfeira – A última violência, com Yvonne SAnson e Lorella di Luca
5ªfeira – Amor e vigarice, com Martine Carol e Vitorio de Sica
Sábado – Os 3 fora da lei, com Neville Brand e Alan Hale

.
15 de Maio
Sessões de música gravada´
.
No Liceu Nun’Álvares da nossa cidade, realizaram-se nos passados dias 3 e 10, respectivamente, mais duas sessões de música gravada as quais tiveram a assistência do Sr. Reitor, Dr. José Catanas Diogo, de alguns professores e de numerosos alunos do 3ºciclo.
Na primeira sessão foram ouvidas as músicas “Aquática” de Hendel e o “Concerto para dois violinos e orquestra”, de Vivaldi.
O Sr. Prof. Nunes Chamusca fez o comentário às obras ouvidas e aos respectivos autores, tecendo no final considerações oportunas sobre a beleza das suas composições. Na 2ªsessão, realizada no dia 10, ouviram-se “Uma sonata para piano” e a “Sinfonia nº4”, de Beethoven. O mesmo comentarista destacou a importância de Beethoven não apenas como clássico mas também como anunciador do Romantismo.

.
22 de Maio
Casamento
Mo passado dia 7, realizou-se em Lisboa, na Igreja da Lapa, o casamento do Sr.Manuel António Barbosa Marçal Grilo, filho do nosso muito estimado amigo e assinante Sr. Possidónio José Marçal Grillo e da Sr.ªD. Maria Rosália Barbosa Marçal Grillo, com a Sr.ª D.Maria Judite de Sá Machado Monteiro, filha do Sr. Manuel José Monteiro e da Sr.ª D.Lucinda de Sá Machado Monteiro, tendo sido padrinhos tanto do noivo como da noiva seus Pais.
Após o acto religioso realizou-se um copo de água a que assistiram numerosos convidados, no Restaurante Montes Claros.
,
22 de Maio
Câmara Municipal
Na reunião da Câmara Municipal do Concelho de Castelo Branco, realizada no dia 18 do corrente, sob a Presidência do Senhor Capitão Manuel Domingues Carreto e com a presença dos Senhores Vice-Presidente, Dr.Francisco José Palmeiro, e vereadores Dr.António Correia, Dr.José Vasco Mendes de Matos, António Ribeiro Russinho, Artur Domingos Ribeiro, Major José António da Conceição e José de Paiva Morão, foram tratados entre outros, os seguintes assuntos:
Mercado de Castelo Branco:
- Tomar conhecimento de que, por portaria de 16 de Abril findo, foi reforçada com 1.067.000§00 a comparticipação concedida, pelo Fundo de Desemprego, para execução de “Construção do Novo Mercado de Castelo Branco”.
.
29 de Maio
No passado dia 21, deu à luz uma robusta criança do sexo masculino, a Sr.ª D. Magda Senna Bello Marçal Grilo, esposa do Sr.José Augusto Barbosa Marçal Grilo.
São avós do recém-nascido o nosso muito querido amigo e administrador do “Beira Baixa”, Sr. Luís Gonzaga da Cunha Pignatelli Senna Bello e a Sr.ª D.Maria Amélia Guedes Emílio Senna Bello; e o nosso muito estimado amigo e assinante Sr. Possidónio José Marçal Grilo e a Sr.ª D. Maria Rosália Barbosa Marçal Grilo.
Às ilustres famílias apresenta “Beira Baixa” as maiores felicitações, com os desejos de eternas felicidades para o recém-nascido.

Sem comentários: