Páginas

29 dezembro 2009

Beira Baixa - 1960 - Junho

05 de Junho
Viagem de núpcias
Em viagem de núpcias, partiram de avião do aeroporto de Lisboa, no passado dia 20 de Maio, o Sr.Júlio Neves Grilo e sua esposa, a Sr.ª D.Maria Benedita Gonçalves Gorjão Maia. Esta viagem, que foi sugerida e organizada pela Agência de Viagens Vicente da nossa cidade, abrangerá diversos países da América e da Europa.
Na gravura vêem-se os felizes noivos no momento da partida, e aos quais desejamos uma óptima viagem.
(Encima esta noticia, uma foto dos noivos subindo para o avião. O noivo leva na mão uma maleta que tem escrito um “Panam” muito bem visível).
.
12 de Junho
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – O céu não está à venda, com Annie Rosar e Kurt Meisel.
3ªfeira – Fidalgos e plebeus, com Vittório de Sica.
Sábado – Capitão Paulo Jones, com Robert Stack e Marisa Pavan
Domingo – Uma certa mulher, com Sophia Loren e Anthony Quinn
.
19 de Junho
Santiago fala-nos do Jogo de Barcelos.
Uma caricatura de Félix Frederico Santiago, treinador - jogador do SBCB, com o traço de José Correia Tavares, ilustra esta entrevista que eu suponho ter sido conduzida pelo próprio J. Correia Tavares.
“— Diga-nos agora, Santiago, como foram recebidos pelas gentes de Barcelos?
--
Muitíssimo bem. Tudo decorreu como nas melhores recepções. Acontece até que a Direcção do Gil Vicente, pelas mãos dos seus jogadores nos ofereceu um curioso “galo” de porcelana, oferta regional para cada um de nós e um “galo” maior para o nosso Clube.
[Conheci pessoalmente o Félix Santiago. Era um Senhor! … Se bem recordo foi um dos jogadores que os argentinos do San Lorenzo de Almagro deixaram em Portugal, uns anos antes, juntamente com o internacional Mário Imbeloni, extraordinário jogador que jogou depois no Sporting de Braga. Em dois jogos disputados em Portugal, em 1947, esta equipa bateu a Selecção Nacional por 10-4 e o Futebol Clube do Porto por 9-4].
.
19 de Junho
Octávio Barata triunfou em Salamanca.
Nos dias 11 e 12 do corrente mês disputou-se em Salamanca, linda cidade universitária de Espanha, o anual Torneio Internacional de Tiro aos Pratos, em Fosso Olímpica.
No referido Torneio participaram atiradores de grande cartel tanto espanhóis como ainda americanos, franceses e portugueses.
.
19 de Junho
Faleceu no passado dia 16, o Sr. Dr. Joaquim Diogo Correia, figura muito estimada em todo o nosso Distrito, pelas suas qualidades de inteligência e carácter. Oficial do Exército na situação de reforma, foi o Dr.Diogo Correia combatente na Grande Guerra
Casado com a Sr.ª D. Ilda Correia Pardal, era pai do Regente Agrícola Sr. Rui Diogo Correia Pardal(…) e da Sr.ª D. Judite Correia Pardal.
.
26 de Junho
Homenagem ao Sr. Dr. António Tavares Carriço,
promovida pelos jogadores do Sport Benfica e Castelo Branco
.
Testemunhando a sua gratidão para com o médico do seu clube, os jogadores do clube desportivo de Castelo Branco homenagearam o Sr. Dr. António Carriço, no decorrer de um jantar servido no Hotel de Turismo de Castelo Branco.
O simpático gesto dos atletas albicastrenses impressionou vivamente o distinto médico albicastrense que desinteressadamente continuará a prestar os seus serviços ao Benfica e Castelo Branco.
.
Engº Maurício Vieira de Brito
Neste número de “Beira Baixa”, em grande parte dedicado à progressiva freguesia de Soalheira, não podíamos deixar de pôr em destaque, alguém que, não sendo soalheirense por nascimento, é-o totalmente pelo coração: o Sr. Eng.º Maurício Vieira de Brito, a quem podemos chamar o “soalheirense nº1”.
Não há nada na freguesia, não há necessidade na povoação, terra de origem de sua mulher, a Sr.ª D.Rita Rolão Preto Santos Marques, que não encontre no Sr. Eng.ª Maurício Vieira de Brito o primeiro impulsionador e o mais dedicado apoio.
.
26 de Junho
José Correia Tavares
Uma página inteira dedicada aos Santos Populares, com Quadras Populares, Desenhos e Caricaturas da autoria do poeta Correia Tavares.
Algumas das quadras tinham sido vencedoras de Jogos Florais, em anos anteriores, nos mais variados jornais de vários terras e concelhos.
.
“A tua saia travada
Quando vou dançar contigo,
Fica sempre “destravada”
Com as coisas que eu te digo…”
(“Beira Baixa” – 1ºPrémio / 1957)
.
“À minha porta nasceu
Um raminho de alecrim
Só tu, meu botão de rosa
Andas tão longe de mim…”
(“Torres Novas” – 1ºPrémio / 1958)
.
”Meias verdes e azuis
Amarelas e encarnadas
Quem vos levantasse as saias
E vos desse três nalgadas…”
(Quadra do Mês – Mundo Ri / 1959)
.
26 de Junho
Conferência de Urbano Tavares Rodrigues
no Salão da Biblioteca Municipal
.
No Salão da Biblioteca Municipal de Castelo Branco e promovida por aquele departamento municipal, pronunciou no passado dia 22 uma brilhante conferência sobre o romance francês contemporâneo, o escritor e jornalista Urbano Tavares Rodrigues.
Entre a numerosa e escolhida assistência que enchia por completo a Salão da Biblioteca Municipal destacava-se o Sr. Presidente do Município, Vereadores e professores do ensino Liceal e Técnico. Presentes também, numerosos estudantes bem como muitas senhoras.
.
26 de Junho
Parque da Cidade
Hoje – Agente Secreto, com Lino Ventura e Charles Vanel
3ªfeira – Terra de ninguém, com Jack Mahoney e Shewn Smith
5ªfeira – Segredos da noite, com Marina Vlady e Robert Hossein
Sábado – Grande parada musical, com Germaine Damar e Walter Giller

Sem comentários: