Páginas

15 dezembro 2009

Beira Baixa - 1960 - Abril

03 de Abril
Um Posto Modelar dos Serviços Médico-Sociais
vai ser construído em Castelo Branco.
A convite do Sr.Dr. António Carriço, Médico-Delegado dos Serviços Médico-Sociais – Federação de Previdência, em Castelo Branco, realizou-se no passado dia 31 na Delegação em Castelo Branco dos referidos serviços, um encontro com os representantes da Imprensa Diária, ao qual assistiram os srs. Dr.José Feio, Delegado dos Serviços Médico Sociais na Zona Centro, e Amável Leitão, Inspector Administrativo dos mesmos serviços, e que teve como fim comunicar à Imprensa a próxima construção de um Posto Clínico dos Serviços Médico Sociais e que será erguido no Bairro da Horta d’Alva.
Para o projecto do referido posto médico, que é da autoria dos srs. Arquitecto Terra da Mota e EngºMarques Maia, será aberto concurso no início do próximo mês e devendo ser inaugurado ainda este ano.
.
10 de Abril
De luto
D. Miquelina de Paiva Morão
No passado dia 8, faleceu em Castelo Branco a Sr.ª D. Miquelina de Paiva Morão, de 75 anos, viúva do Sr. José Morão; mãe do Sr. José de Paiva Morão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Vereador da Câmara Municipal e Delegado do Automóvel Clube de Portugal na nossa cidade, casado com a Sr.ª D. Gina Namorado Carvalho de Paiva Morão e avô da Sr.ª D. Maria Josefina Carvalho Paiva Morão Neto de Almeida, do Sr. Tenente José Eduardo Carvalho de Paiva Morão, da Sr.ª D. Maria de Lourdes Carvalho Paiva Morão Ribeiro, da Sr.ª D. Maria de Fátima Carvalho Paiva Morão, António José Carvalho Paiva Morão e Jorge Manuel Carvalho Paiva Morão.
À família enlutada apresente “Beira Baixa” sentidas condolências,
.
10 de Abril
Capitão Manuel D. Carreto
Por motivo da passagem do primeiro aniversário da posse do Sr. Capitão Manuel Domingues Carreto, com Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, a Vereação ofereceu-lhe, no passado dia 6, um almoço no Hotel de Turismo da nossa cidade.
Desde as primeiras horas da manhã do referido dia, afluíram aos Paços do Concelho numerosas individualidades de todas as categorias sociais, bem como as Juntas de freguesia do concelho que lhe apresentaram cumprimentos.
.
10 de Abril
Posse da Directora da Secção
Feminina do Liceu de C.Branco
.
Pelo Sr. Dr. José Catanas Diogo, Reitor do Liceu, foi dada posse à Senhora Dr.ª D. Cacilda Rosa Namorado de Carvalho, do cargo de Directora da Secção Feminina, lugar para que foi nomeada por portaria recente, tendo assistido ao acto os professores do Liceu.
Lido o auto de posse, o Senhor Reitor dirigiu algumas palavras de apreço às qualidades e obras já realizadas pela Senhora Dr.ª D. Cacilda Namorado, professora efectiva com largo tempo de serviço. Frisou que era a primeira directora da secção feminina, a funcionar há alguns anos já, e formulou votos para qur fosse a primeira Reitora de um liceu feminino que se torna necessário na nossa cidade.
(…)
O alargamento do Liceu foi uma necessidade, mas o aumento considerável de frequência (1929/30, 405 alunos e 87 alunas e em 1959/60, 628 alunos e 631 alunas) justifica plenamente a construção de um liceu feminino.
A Sr.ª Dr.ª D. Cacilda Namorado de Carvalho agradeceu a distinção que lhe foi concedida pelo Sr. Reitor.
.
17 de Abril
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje – Uma solteira em Paris, com Tony Curtis e Janet Leigh
3ªfeira – Eddie o sedutor, com Eddie Constantine e Maria Sebaldt
5ªfeira – Desfolhando a margarida, com Brigitte Bardot
Sábado – Os amantes do deserto, com Cármen Sevilla e Ricardo Montalban
Domingo – A rapariga daquela noite, com Robert Taylor e Cyd Charisse
.
24 de Abril
Conferência do Dr. António Robalo Cordeiro
na Misericórdia de Castelo Branco
.
Integrada na série de conferências promovidas pela Provedoria e pela Direcção Clínica do Hospital da Misericórdia, foi convidado a proferir uma lição, em 7 de Maio próximo, o Sr. Dr. António José de Amorim Robalo Cordeiro, 1ºassistente de Clínica Médica na Universidade de Coimbra.
Versará o tema “Crítica prática do valor actual do Laboratório em hepatologia”, despertando o maior interesse no meio médico hospitalar e regional, até porque o conferente é natural desta cidade, onde conta muitas simpatias.
Em Castelo Branco fez o curso dos liceus, com 18 valores nos 1º e 2º ciclos e 19 no terceiro. Fez o curso de Medicina em Coimbra; preparatórios com 17 valores e Licenciatura em Medicina e Cirurgia com 18; doutoramento na Faculdade de Medicina com 19 valores, apresentando uma Tese sobre “Alectasia pulmonar” e duas proposições, sendo arguentes os Profs. Arsénio Cordeiro (Lisboa), Cerqueira Gomes (Porto), Luís Raposo e Vaz Serra (Coimbra).
Antes do Doutoramento, trabalhou especialmente com o Prof.João Porto (como Médico Interno dos Hospitais da Universidade e, então, organizando o Laboratório de Hemodinâmica) e com o prof.Vaz Serra (como 2º Assistente de Patologia Médica); e depois do Doutoramento, foi contratado como 1ºAssistente de Patologia Médica (Prof. Vaz Serra).
.
24 de Abril
Pedido de casamento
Para o Sr.Dr.Vicente José Sanches Vaz Pardal foi pedida em casamento, na passada segunda feira, por seus pais Sr.Dr. Ulisses Vaz Pardal, nosso muito estimado amigo, e Snrª D. Maria Amália Pestana Sanches Vaz Pardal, a Sr.ª D. Maria do Rosário Pestana Casquilho Ribeiro, gentilíssima filha do Sr. Dr.Joaquim Rovisco Ribeiro e de sua Esposa Sr.ª D. Maria Luisa Pestana Casquilho Ribeiro, de Alpalhão.
Embora não esteja ainda marcada a data, o casamento realizar-se-á ainda no ano corrente.
.
24 de Abril
Espectáculos no Cine Teatro Avenida
Hoje - A rapariga daquela noite, com Robert Taylor e Cyd Charisse
3ªfeira – Porque vens tão tarde, com Michel Morgan e Henry Vidal
5ªfeira – Amazonas, com Don Taylor e Giana Segale
Sábado – Abril em Portugal, com Zully Moreno e Alberto Closas

Sem comentários: