Páginas

27 abril 2012

O castelo de Almourol...

...nunca o tinho visto a partir da margem sul do Tejo. Sucedeu agora, há poucos dias, porque o Zé Flórido resolveu parar, na estrada, ali ao pé, quando regressávamos de um outro "evento" de que falarei mais tarde...
O castelo de Almourol

O Castelo de Almourol, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo. Está edificado num afloramento granítico, que forma uma pequena ilha com três centenas de metros de comprimento, no médio curso do Tejo, um pouco abaixo da foz do Zêzere.
Esta ilha já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII. Teria sido ocupada pelos muçulmanos que a terão conquistado aos visigodos.

O castelo constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, que nos conduz aos primórdios do reino de Portugal e da Ordem dos Templários.Com a extinção desta Ordem, o castelo passou a integrar o património da Ordem de Cristo

No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias.

A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171. Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo.


A ideia e a fotogenia do prof.José Flórido ficam aqui muito bem...

... mas todos nós também "ficámos bem no retrato"...

... "por culpa" do Machado Pinto a quem agradecemos o "boneco" anterior.
(não lhes perdoarei, nunca!, foi "terem-me obrigado" de descer aquela enorme escadaria e, principalmente, ter de subi-la depois!!!)

Sem comentários: