Páginas

08 janeiro 2011

Um estudo no Reino Unido...

"Intervenção dos farmacêuticos
proporciona poupanças ao SNS"
.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido pelo The Bow Group Health Policy Committee, o Serviço Nacional de Saúde pode poupar cerca de 1,2 mil milhões de euros se aproveitar melhor as competências dos farmacêuticos, cuja intervenção permite melhorar os resultados em saúde pública, com destaque para as doenças crónicas.
.
.
O estudo revela que a prestação de Serviços Diferenciados pelas farmácias é “subutilizada” e que estes serviços são “inovadores e custo-efectivos para os utentes”, além de serem “altamente acessíveis” devido à facilidade de acesso à rede de farmácias.
Os farmacêuticos são elementos essenciais das comunidades em que estão inseridos e os seus conhecimentos e competências técnicas devem ser plenamente aproveitados com vista a reduzir a despesa do SNS, afirmam os autores do estudo. Este refere, como exemplo, que mais de 965 milhões de euros podem ser poupados se todos os utentes com afecções menores (cerca de 57 milhões por ano) se deslocarem a uma farmácia em vez de consultarem um médico.
As farmácias portuguesas disponibilizam aos utentes vários Serviços Diferenciados, entre eles a Gestão da Terapêutica e os Programas de Gestão da Doença (como a Asma, DPOC, Diabetes, Hipertensão e dislipidémias), que, segundo este estudo, são fundamentais para a qualidade de vida dos utentes.
O mesmo estudo demonstra que, em várias regiões do Reino Unido, foram atingidos excelentes resultados em saúde com a prestação de Serviços Diferenciados pelas farmácias.
.
Newsletter ANF Nº 64 - 07 de Janeiro de 2011

Sem comentários: