Páginas

07 janeiro 2011

Um apontamento de Bárbara Wong...

que merece ser divulgado.
.
Com o título "Boas escolas - O segredo está nos professores"
Bárbara Wong, que tem dedicado boa parte da sua carreira
jornalística a temas sobre Educação, brinda-nos hoje com um
artigo que "dispõe bem" a classe dos Professores.
Vale a pena ler...
Bárbara Wong
Jornalista
.
"Os professores são o segredo para uma educação com mais qualidade", considera Eric Hanushek, especialista em Economia da Educação da Universidade de Standford, nos EUA.
.
(…) se os estudantes tiverem "bons professores", conseguirão, num prazo de três a cinco anos, anular os constrangimentos associados à situação sócio-económica das suas famílias.
.
(…) "os gastos por si só não são a resposta. Existem ganhos potenciais que não vêm de financiar mais as escolas", considera. "A diferença está nos professores", sublinha Hanuchek, reconhecendo que em Portugal existem leis que "tornam difícil substituir os professores que não são eficientes". Por isso, sugere que se paguem indemnizações para que estes saiam do sistema. Por outro lado, os salários dos professores devem basear-se no seu desempenho. Outros factores que contribuem para que o país seja mais competitivo a nível da educação são: a competição entre escolas públicas e privadas e a liberdade de escolha - "os pais não escolhem escolas onde os professores são pouco eficazes", diz ; "mais autonomia para as escolas, associada a mais controlo que pode ser feito através dos resultados dos alunos em exames nacionais".
.
in"Público"
07 01 2011

Sem comentários: