Páginas

16 fevereiro 2010

Maria Teixeira

1961/62 - 3ºAno - Turma D - nº30
Maria Martins Alves Teixeira
.
Recebi há uns dias um e-mail vindo de Londres que me enterneceu imenso. Na transcrição que faço, mantenho a grafia original para mostrar como uns largos anos de ausência podem alterar um pouco a maneira de escrever na língua original.
.
Rezava assim o e-mail:
.
"Dear Dr Matos
Espero que nao se importe que o contacte assim, mas por chance encontrei agora as suas paginas na Internet relativas ao Liceu Nacional de Setubal e passei uns momentos imersada na informacao que encontrei la.
Eu fui aluna do Liceu de 1958 ate 1966 e se nao me engano muito a minha passagem pelo Liceu coincide tambem com os anos que la esteve.
O meu nome na altura era Maria Martins Alves Teixeira.
.

A Maria Martins Alves Teixeira em 1962

Em 1966 eu andava no setimo ano mas nao acabei pois casei com um citizao ingles em Julho do mesmo ano e vim para a Londres em Agosto do mesmo ano. Aqui fiz a minha vida.
A visita ao seu website esta noite foi uma agradavel viagem ao passado.
A big thank you!
Maria Speechley"
(06 02 2010 21h 34m)

.Respondi à minha aluna "inglesa" ainda no mesmo dia:

"Olá, Maria Speechley
Olá, “miúda”…
Não sabes a alegria que tive ao receber notícias tuas ao fim de tantos anos.
Já se passaram uns aninhos… e como o tempo passa depressa!
Tenho a tua imagem quando foste minha aluna em 1961/62, numa turma do 3ºAno, com uns 13 ou 14 anos – a turma D, onde tinhas o nº30.
Claro que estamos agora “um pouco” diferentes… e mais velhos…
Como já devias ter visto, tenho publicado ao longo destes últimos anos, as turmas que tive aqui no Liceu de Setúbal. Em 24 de Janeiro de 2008 publiquei a turma em que foste minha aluna. Ali poderás encontrar algumas das tuas colegas cujas fotografias as mostram com aspecto que tinham na altura… tal como a tua ali podemos ver.
Espero que continues a “bisbilhotar” o meu blog e te divirtas ao mesmo tempo que recordas o passado já algo distante…
Um abraço amigo do
antigo professor
jjmatos"
(06 02 2010 23h 47m)

No dia seguinte, a Maria A.T.Speechley comunicava de novo...

"Ola outra vez!
Fiquei tambem satisfeitissima pela sua resposta. Acho sempre tao bom encontrar pessoas do passado que fizeram impacto na minha vida!
Olha o que eu fui descobrir... Tanta coisa interessante para se ler e ver! La descobri o que eu parecia no meu terceiro ano ... Ate parece impossivel que hajam ja quase 50 anos... O corpo concorda com a idade mas a cabeca diz-me que nao envelheci... Hoje sou assim:
A Maria Martins Alves Teixeira Speechley actual

Pois e os anos passaram rapidamente e estando tao distanciada de Portugal, lingua e cultura as memorias ficaram perdidas pelos anos. E dificil agora para mim expressar-me bem em Portugues mas o que quero dizer e que ter achado o seu Blog foi uma descoberta preciosa para mim. Ate o meu marido esta um tanto ou quanto entusiasmado com o meu entusiasmo; os meus filhos (tenho dois o William - 42 e a Ruby - 40) e os netos (outros dois o Charlie 17 e o Edward 6) querem ver.
Hoje estive tambem a falar com uma das minhas irmas que vive em Dubai. Ela tambem se lembra de si mas nao se lembra se foi professor dela. Entao chamava-se Dina Maria Martins Teixeira. Ela diz que o que assinala a passagem dela pelo Liceu de Setubal foi as notas que obteve em Ingles depois de ter vivido um ano comigo aqui: 19-19-20! Tambem me disse para lembrar que nos estamos em contacto com a Irene Rito que era tambem professora de Ingles no Liceu nessa altura. Ela casou com um Polaco e vivem na Alemanha.
.

A DrªMaria Irene Rito, em 20 de Março de 1969 (2ª à esquerda)

Outra possivel antiga aluna sua e a Maria Isabel Costa Pereira da Silva. A Isabel tambem casou com um Ingles depois de acabar a universidade e por coincidencia mora aqui perto de mim - continuamos a ser amigas desde o Liceu.

Bem e melhor ficar por aqui por esta noite. Eu tenho a tendencia para falar muito (deve ser a veia Algarvia) e acabo por aborrecer as pessoas...

Love and Laughter
Maria
(07 02 2010 22h 10m)

É claro que a Maria Teixeira não aborrece ninguém... e muito menos um antigo professor que se deliciou com este contacto ao fim de... 48 anos!!!...
Oh! Maria Speechley, achas que se passou assim tanto tempo?!...
A mim parece-me que foi na... semana passada! Lá estou também a exagerar...
Beijinhos e escreve sempre que queiras.

1 comentário:

Lili disse...

Oh, que agradável surpresa!
Também eu fui aluno do Liceu Nacional de Setúbal entre 1963 e 1970 e tive o privilégio de ser aluna da professora Irene Rito. Posso dizer que foi graças a esta querida senhora que, também hoje, sou professora de Inglês.
Sou do Barreiro e recordo cm grande ternura e saudade os 7 anos em que viajei de combóio para a estação de Setúbal ou do Quebedo, com tantos outros colegas que iam enchendo as carruagens, e acaminhada pelas ruas de Setúbal até chegarmos ao Liceu.
Como gostei de percorrer esta "memory lane"!
Obrigado e felicidades.
Liliete Sousa