Pierre-August Renoir
1841 – 1919
Retrato de Madame Charpentier
.Mulher do editor parisiense Georges Charpentier (que publicou, entre outros, Victor Hugo, Dumas Pai, Mosset e Balzac), Margarida Lemonnier reunia nos seus salões a “inteligência” francesa da época. Bonita, inteligente, distinta e culta, ninguém desempenharia melhor do que ela o papel de anfitreã daquela admirável sociedade da “Belle Époque”. Com um rosto de traços finos, olhos profundos e boca pequena e firma era a imagem mesma da mulher segura de si e consciente da sua importância social.
Em 1919, uma parte das salas do Louvre foi aberta e, numa delas, colocado o Retrato de Madame Charpentier, que público e crítica foram unânimes em considerar como uma das obras-primas do artista. De tal modo que Renoir, já inválido, pediu que o levassem lá para rever o seu quadro.
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Cfr. Carlo Munari
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Setembro/1973
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